Os cuidados home care, ou atendimento médico domiciliar, é o modelo de assistência dado ao paciente em sua própria casa. Essa é uma tendência que vem crescendo cada vez mais, e surge como uma nova oportunidade para quem atua na área. Porém, em meio à pandemia, cuidados extras precisam ser tomados.

O atendimento médico domiciliar surgiu inicialmente como uma alternativa de assistência principalmente às pessoas idosas, com mobilidade reduzida, ou acamadas. Como necessitavam de um cuidado médico mais frequente, inverteu-se o papel: ao invés da pessoa ir até a clínica ou hospital para ser atendido, os profissionais da área da saúde é que vão até a casa do paciente.

Quer saber mais sobre como é esse atendimento, que cuidados extras precisam ser observados nesse período? Confira nosso artigo!

O que é o atendimento médico domiciliar?

Também conhecido como cuidados home care, o atendimento médico domiciliar tem como objetivo prestar atendimentos na área da saúde a pacientes em suas próprias casas. E quando falamos em atendimento na área da saúde, é devido ao fato de envolver uma equipe multidisciplinar.

Ela é formada por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, entre outros profissionais, que podem variar de acordo com o tipo de atendimento necessário, seja para tratamento de uma doença ou mesmo para a administração de medicamentos.

O atendimento médico domiciliar pode ser dividido em duas formas. No primeiro caso, o atendimento é para cuidados ambulatoriais, como administração de medicamentos injetáveis ou orais, para a troca de curativos, ou mesmo para uma consulta médica. 

No segundo caso, em geral mais complexo, é feita a internação do paciente em sua própria casa. Mas para isso, toda uma adaptação precisa ser feita, garantindo o melhor atendimento e conforto possível à pessoa enferma.

A internação domiciliar ocorre nos casos em que o tratamento é de longo período e, como forma de garantir que fiquem o mais próximo de seus familiares, ela fica em sua própria casa. Lá, recebe todos os cuidados necessários e é assistida por uma equipe multidisciplinar.

Quais as vantagens do atendimento home care?

Entre a vantagens do atendimento home care está o fato dele ficar próximo daqueles que ama. Assim, recebe mais carinho e atenção, além de receber a visita médica em sua própria casa, evitando ter de se deslocar até a clínica médica ou hospital. 

No caso de atendimentos ambulatoriais, o atendimento médico domiciliar também favorece a qualidade de vida do paciente, que recebe a visita do profissional da saúde em sua própria casa. Em situações em que a pessoa já apresenta uma saúde debilitada, o atendimento médico domiciliar é uma vantagem extra, já que evita que fique exposta a eventuais contaminações que teria ao se deslocar até um hospital. 

Que cuidados precisam ser tomados em meio a pandemia?

Vivemos um momento diferente. A pandemia do coronavírus mudou nossas vidas e vem criando o que muitos chamam de “novo normal”. O uso de máscaras, a higienização frequente das mãos e o distanciamento social estão entre as principais recomendações para evitar o contato com o Covid-19.

E quando se fala em atendimento médico domiciliar, os cuidados precisam ser redobrados. Como de modo geral esse atendimento é feito em pessoas enfermas e, em geral, já com a saúde debilitada, o contágio pelo Covid-19 pode representar complicações até mesmo fatais.

Por isso, cabe ao profissional da saúde seguir um rígido protocolo de higienização antes de realizar o atendimento ao paciente em casa. O uso de roupas descartáveis, luvas, óculos, máscara e face shield são itens básicos no momento do atendimento. Ele tem a função de proteger tanto o paciente quanto o profissional de saúde.

Além disso, o atendimento médico domiciliar em tempos de pandemia é vantajoso para o paciente, que passa a fazer um deslocamento menor e fica menos propenso de ser exposto ao vírus.

Se diferencie no mercado

Como você viu, o atendimento médico domiciliar é uma alternativa interessante para quem deseja se destacar em meio à concorrência. O atendimento home care já é uma modalidade bastante comum em países como os Estados Unidos, e que vem crescendo no Brasil.

Desta forma, clínicas e demais profissionais da área da saúde que passam a investir nesse nicho de mercado pode colher grandes oportunidades. E se gostou de nosso artigo sobre como realizar atendimento médico domiciliar, confira também o material que temos em nosso blog sobre empreendedorismo na área médica. Temos certeza que você vai amar!