Como atrair pacientes para o meu consultório médico? Na internet existe uma enxurrada de estratégias, ideias e dicas para alcançar esse objetivo, mas diferenciar o que funciona e o que não funciona é um verdadeiro desafio.

Entendemos que o seu tempo mais valioso é com o paciente. Porém, mesmo não precisando se especializar em marketing de saúde, é preciso saber os fundamentos para seguir uma estratégia digital, que é o veículo para atrair mais pacientes.

Foi por isso que preparamos o artigo abaixo, para que você possa seguir nossas dicas e com isso conseguir atrair pacientes para seu consultório. Siga a leitura e confira os passos a seguir.

Crie uma estratégia de marketing médico

Primeiramente, é importante esclarecer que para atrair pacientes para sua clínica ou consultório é preciso ter um plano de marketing médico de longo prazo.

Se você focar apenas em atrair mais pacientes sem um plano de ação sustentado e avaliado com base em resultados, pode resultar em um retumbante fracasso econômico.

Abaixo, vamos explicar que estratégias você deve seguir para ter seu planejamento e colocá-lo em execução.

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1. Construa e fortaleça sua marca pessoal

Você deve ter claro que como profissional você constitui sua marca pessoal. A imagem que projeta junto da comunidade será posicionada, de acordo com a qualidade dos serviços que presta e as estratégias de Marketing Médico que aplica para dar visibilidade ao seu consultório.

Sua marca pessoal não deve ser apenas sinônimo de excelência profissional, manifestada na forma de conhecimento, eficácia diagnóstica, resolutividade terapêutica, encaminhamento oportuno e acompanhamento diligente, mas também incorporar indicadores da qualidade geral do atendimento da própria clínica.

Este ponto leva-nos à utilização de ferramentas digitais, para atrair pacientes à sua clínica, não só no seu meio local, mas pode expandi-lo ao contexto nacional e até internacional, dependendo dos serviços que presta.

2. Crie e atualize uma página web para sua clínica

Para além da utilidade de referências pessoais positivas para atrair pacientes ao seu consultório, deve ter o seu site, onde promove e divulga ativamente os seus serviços, mantendo a continuidade ao longo do tempo.

Quer seja um especialista ou um clínico geral, esta ferramenta inestimável irá permitir-lhe ser conhecido localmente, nacionalmente e até internacionalmente.

Para que seu site transmita seriedade, confiança e profissionalismo, ele deve atender a alguns requisitos básicos que caracterizam uma presença digital otimizada.

Para aproveitar essa ferramenta de marketing para atrair pacientes para sua clínica, é muito útil criar conteúdos na área da saúde que orientem e foquem nas demandas do seu potencial público-alvo, como:

  • Escreva conselhos práticos e simples sobre patologias comuns.
  • Tenha uma seção de perguntas e respostas atualizada que esteja visível para os visitantes.
  • Forneça orientações claras sobre como reconhecer e reagir a algumas situações de emergência.
  • Informe sobre os serviços que oferece, explicando de forma simples para que servem, principalmente no caso daqueles que não são tão conhecidos do grande público.

A isto convém acrescentar dados significativos da sua formação acadêmica, como a universidade onde se formou, pós-graduações e especialidades, assim como eventuais reconhecimentos recebidos e projetos relevantes em que tenha participado como profissional de saúde.

3. Use palavras-chave e SEO

Para que seu site seja encontrado, é fundamental também ter uma excelente estratégia de SEO. Isso permitirá que, quando alguém fizer uma pesquisa no Google, encontre seu site nas primeiras posições.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) e é o conjunto de técnicas usadas, geralmente divididas entre tecnologia, conteúdo e autoridade, para alcançar bom posicionamento de páginas de um site no Google e em outros buscadores, gerando tráfego orgânico.

Para isso, é necessário escolher as palavras-chave corretas, que serão os termos digitados no Google e que levarão até o seu site. Nesse sentido, dê preferência pela sua área de atuação, localização, entre outros fatores que considera importante no seu consultório.

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4. Otimizar o uso de redes sociais e tecnologia em geral

Outra forma de atrair pacientes para sua clínica, sempre dentro das estratégias de Marketing Médico, é  criar um bom vídeo de no máximo 5 minutos de duração, onde você conte algo sobre sua especialidade médica e porque sua clínica é diferente. Este vídeo bem editado deve ser carregado no seu site e no YouTube.

No caso de suas redes sociais, como Instagram e Facebook, por exemplo , aqui vão algumas dicas para aproveitá-las e atrair pacientes para sua clínica:

  • Crie um calendário para gerar conteúdo para suas redes sociais diariamente. Quanto mais frequente forem suas postagens, maior alcance elas terão junto ao seu público.
  • Publique com uma periodicidade estabelecida, ou contrate alguém especializado para gerenciar suas redes sociais.
  • Defina um orçamento mensal para publicidade digital.
  • Analise as estatísticas de suas redes sociais uma vez por mês, para aplicar melhorias estratégicas.

Além disso, embora existam tarefas manuais insubstituíveis no atendimento clínico, como atendimento telefônico personalizado e acolhimento de pacientes, existem alguns processos automatizados que você pode implementar, como envio de informações relevantes por e-mail para seus pacientes, lembretes de consultas e retiradas de exames, por exemplo.

5. Avalie e melhore o atendimento ao paciente

Uma forma de saber o nível de satisfação dos pacientes de sua clínica é avaliar a qualidade do atendimento. Para isso, prepare uma breve pesquisa que permita uma resposta muito rápida e fácil por parte do paciente.

Este documento pode incluir dez perguntas-chave sobre atendimento e infraestrutura, para que eles respondam anonimamente e entreguem antes de deixarem a clínica.

Com base em suas respostas, analise a possibilidade de modificar essas observações sensatas e viáveis, que muitas vezes podem exigir mais engenhosidade e trabalho do que custo econômico.

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Hora de atrair mais pacientes para o consultório!

Então agora resta-lhe colocar em prática os conselhos prestados neste post. Dessa forma será possível atrair pacientes para seu consultório e com isso ver seu faturamento se multiplicar.

Lembre-se de que você está inserido em um mercado muito competitivo, no qual é fundamental aplicar estratégias eficazes de Marketing de Saúde, atrair pacientes para sua clínica, retê-los e aproveitar a decolagem de sua empresa de saúde.

Por fim, esperamos que as nossas dicas lhe ajudem a atrair pacientes e, para aprofundar mais seu conhecimento, confira também nosso artigo “Marketing para médicos: estratégias de SEO e Inbound!”.