A contabilidade para advogados é de fundamental importância. Afinal, todo o controle financeiro e tributário do escritório também precisa de uma atenção de um especialista, para evitar problemas futuros.

Mas apesar disso, há advogados que ainda acham desnecessário ter um contador ao seu lado. Isso é fruto principalmente da falta de conhecimento de como funciona de fato a contabilidade, e quais todos os benefícios que ela pode proporcionar.

Por isso, preparamos o artigo abaixo no qual explicamos como funciona a contabilidade para advogados, além de 5 benefícios extras. Quer conferir? É só seguir a leitura!

Advogado pode abrir empresa?

Essa é, na verdade, a maior dúvida dos profissionais do Direito que desejam contar com seu próprio escritório. 

E sim, ele pode se tornar um empresário! Mas o que precisa ficar claro é que apesar de ter um CNPJ e desta forma, ser “dono de uma empresa”, o advogado não será necessariamente um empresário.

Isso se deve ao fato de que pessoas que exercem funções como advogados, cuja profissão é considerada como intelectual e de natureza científica, literária ou artística, não é empresarial.

Ou seja, o empresário é quem atua com alguma atividade econômica organizada de produção ou circulação de bens ou de serviço. Desta forma, os advogados terão empresas de Sociedade Simples, e não Empresariais.

E vale lembrar ainda que apesar de não ser um empresário, a formalização é muito mais interessante para o advogado do que atuar como profissional autônomo. Afinal, ele terá menos custos tributários atuando como Pessoa Jurídica.

Leia também::: Gestão Financeira para advogados: guia completo

Contabilidade para advogados

É aqui que entramos no ponto mais importante da contabilidade para advogados: a tributação. Ao se formalizar como Pessoa Jurídica, é preciso estar atento à segregação de receitas de honorários e valores creditados a clientes. 

Isso requer atenção especial, afinal, qualquer erro pode gerar transtorno aos profissionais, custos elevados e até multas. Ou seja, na questão tributária, um negócio pode acabar pagando impostos maiores do que deveria se tal separação não for feita com cuidado e atenção.

A falta de escrituração correta das movimentações pode ocasionar isso, o que pode desorganizar de vez todo o processo. Além disso, pode gerar equívocos e fazer o advogado ser autuado por órgãos de fiscalização.

Por fim, existem os impostos, custos fixos e variáveis e ainda os possíveis montantes liberados de ações mais antigas. Tudo precisa ser devidamente alinhado, classificado, lançado e analisado nas demonstrações contábeis.

Principais benefícios

Além dos já elencados acima, prometemos que apresentaríamos mais 5 benefícios da contabilidade para advogados. Eles são:

1. Controle financeiro

A contabilidade para advogados proporciona um melhor controle financeiro, principalmente por conta da devida separação entre os recebimentos que cabem ao seu cliente.

Por meio de um contador, é possível ter uma melhor operacionalização desses valores, sem que eles impliquem em cobranças desnecessárias de serem apuradas quando se trata de tributos.

2. Planejamento tributário

Outro benefício é o planejamento tributário, que o contador analisará qual é o mais interessante e apresenta maiores vantagens ao advogado

3. Economia com tributos

Outro aspecto fundamental diz respeito às economias que podem ser tomadas a partir do momento em que se faz o devido repasse das obrigações ao seu contador.

Dessa forma, é possível adequar o escritório ao seu melhor regime tributário, fazendo com que, além da correta apuração dos impostos se tenha o pagamento adequado deles, o que quer dizer que nem mais e nem menos será pago.

4. Cumprimento das obrigações legais

Cumprir, devidamente, com todas as obrigações legais de um escritório advocatício é outro dos pontos fundamentais quando se trata da contratação de contabilidade para advogados.

Seja em relação ao correto pagamento dos seus colaboradores, seja na correta apuração dos tributos e das obrigações fiscais, isso se torna possível, de forma bastante simples.

5. Aumento de produtividade

Como benefício final, há o aumento da produtividade. Afinal, o advogado não precisará perder tempo com aspectos ligados à contabilidade, podendo se dedicar apenas aos seus casos advocatícios.

Leia também::: Sociedade de advogados: como funciona e como constituir?

Contabilidade para advogados no Rio de Janeiro: conheça a ContabilizaRIO!

Como viu, a contabilidade para advogados não é um luxo, mas sim uma necessidade para todo profissional que não quer ter problemas com seus tributos. 

Além disso, o contador pode ajudar o advogado a ter uma melhor percepção de suas finanças e aproveitar oportunidades de mercado que possam surgir.

Aqui na ContabilizaRIO somos especialistas no atendimento de advogados, contando com uma equipe altamente qualificada e pronta para entregar a melhor solução.

Portanto, esperamos que tenham compreendido como funciona a contabilidade para advogados e seus benefícios e, para saber mais como a ContabilizaRIO pode lhe ajudar, confira aqui!