Uma das profissões mais requisitadas desde há muito tem sido a advocacia, que tem crescido significativamente nos últimos anos. Por isso, abrir seu próprio escritório de advocacia ainda pode ser uma excelente escolha.
Embora se acredite ser uma profissão de massa, a verdade é que ainda existem bons espaços para os melhores profissionais que ao se lançarem no mercado podem oferecer este importante serviço.
Para lhe ajudar neste processo, preparamos abaixo um artigo com dicas para abrir um escritório de advocacia de sucesso, e como um brinde extra no final. Portanto, siga a leitura e tire suas dúvidas agora mesmo!
1. Faça um planejamento
Ninguém sai para uma viagem sem saber seu destino, itinerário, pontos a visitar e conhecer, etc. E quando alguém abre seu negócio, ter um planejamento estratégico tem a mesma função.
Ele será seu guia que lhe ajudará a saber que caminho tomar em sua jornada como empreendedor. E o mesmo vale para advogados que desejam saber como montar seu próprio escritório e atingir o sucesso.
Por isso, este deve ser seu primeiro passo na busca por uma advocacia de sucesso, lembrando que seu planejamento estratégico deve permitir ajustes de rota, conforme você perceba que elas são necessárias.
Leia também::: Advogado pode ser empresário ou não? Saiba tudo sobre o assunto
2. Defina se terá sócios ou não
Uma das primeiras ações que devemos tomar é decidir se iniciamos nosso escritório de advocacia sozinho ou em parceria.
Para isso devemos levar em consideração vários fatores que têm a ver com a melhoria das condições para se lançar no mercado, como: habilidades jurídicas, nível de financiamento (porque é mais barato quando as despesas são compartilhadas), capacidade de trabalhar em equipe, entre outros.
Quando você está começando, o mais aconselhável é começar na sociedade, porque exercer a profissão, pagar contas, manter preocupações e outros, é um fardo demais para uma pessoa.
Embora se você considerar que tem força mental e motivação necessária para fazê-lo, monte seu escritório de advocacia sozinho.
3. Analise o mercado
Fazer uma pesquisa de mercado permitirá que você faça coisas como identificar seus concorrentes, onde eles estão, conhecer seu modelo de atuação, estabelecer preços competitivos para seus serviços, criar estratégias de vendas, atrair clientes conhecendo suas principais necessidades e criando ofertas com base nelas, entre outros.
Estes são fatores-chave que determinam o crescimento e progresso de um negócio, por isso será necessário que um dos passos mais importantes que você dê seja este.
4. Invista em marketing
Para se destacar frente aos novos clientes que você deseja conquistar, é importante também ter um planejamento de marketing. Mas quando se fala em advocacia, é fundamental estar atento ao que pode e o que não pode, de acordo com o Código de Ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
De acordo com o artigo 28, Capítulo IV, “é permitido o marketing jurídico, desde que exercido de forma compatível com os preceitos éticos e respeitadas as limitações impostas pelo Estatuto da Advocacia, Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina”.
Ela não pode ser agressiva e não implicar no oferecimento de serviços ou que representem forma de captação de clientela. Em contrapartida, o marketing de conteúdo está autorizado, permitindo que os advogados possam produzir conteúdos para blogs em seus sites, mostrando soluções.
Leia também::: 5 dicas de marketing digital para advogados
5. Monte uma equipe altamente qualificada
Ao abrir um escritório de advocacia, saiba que, além de você enquanto advogado, você precisará de uma equipe para lhe ajudar no dia a dia. Vimos no início sobre a escolha de sócios, mas também precisará de uma pessoa para atuar na recepção e agenda.
Ela precisa ser pró-ativa, ter responsabilidades e conhecimentos dentro da área administrativa para lhe ajudar na gestão do escritório. Algumas áreas, como a gestão financeira, poderão ser terceirizadas, garantindo mais profissionalismo à área ao contar com uma equipe especializada ao seu lado.
6. Abra seu escritório com uma contabilidade especializada
Por fim, como dica final, quando se fala em abrir um escritório de advocacia de sucesso é fundamental que ele já nasça da forma correta e seguindo todos os trâmites burocráticos necessários.
Nesse sentido, contar com uma contabilidade que seja especializada na abertura de escritórios de advocacia pode fazer toda a diferença. Ela poderá lhe ajudar na escolha do regime tributário, no tipo de empresa, e cuidar dos detalhes burocráticos e de documentação que envolvem o processo.
Leia também::: Gestão Financeira para advogados: guia completo
Venha para a ContabilizaRIO
Como viu, abrir um escritório de advocacia de sucesso não é tão difícil, mas é preciso estar atento aos detalhes e ter ao seu lado uma equipe altamente qualificada desde os primeiros momentos.
Aqui na ContabilizaRIO somos especialistas na abertura de escritórios de advocacia, com um grande leque de clientes já atendidos e que hoje são destaques em suas áreas. E você também pode fazer parte dessa nossa estatística positiva!
Venha para a ContabilizaRIO e veja como podemos lhe ajudar a tornar o sonho de ter seu próprio escritório de advocacia uma realidade. E para saber mais sobre o tema, clique e acesse nosso guia completo “Como abrir um escritório de advocacia”.