Prestar um bom atendimento ao paciente é a chave para qualquer clínica médica que almeja o sucesso

Mas em tempos de Covid-19, isso se torna particularmente desafiador, já que as pessoas estão mais vulneráveis e ansiosas com a situação.

Você pode observar isso a partir dos dados de uma pesquisa realizada pelo Departamento de Neuropsiquiatria da Universidade Federal de Santa Maria. 

Segundo o estudo, 65% dos entrevistados afirmam estar tendo danos consideráveis na saúde mental desde que a pandemia começou.

Por isso, para prestar um bom atendimento aos pacientes nesse momento, é preciso ter dois pontos em mente: 

  • manter a qualidade do atendimento 
  • adaptar-se ao cenário atual

Quer saber como fazer isso? Pois confira as dicas a seguir!

5 dicas de como melhorar o atendimento aos pacientes na pandemia

Sua clínica pode tomar algumas medidas para oferecer uma melhor experiência aos pacientes nesse período delicado. 

1- Siga as recomendações sanitárias básicas 

A OMS recomenda que os profissionais de saúde tomem algumas medidas de proteção para atender o paciente como:

  • Utilizar máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis durante todo o atendimento aos pacientes, independente se o profissional de saúde apresenta sintomas de Covid-19 ou não
  • Remover a máscara pelo elástico para não entrar em contato com a parte da frente e descartá-la quando estiver úmida
  • Higienizar com frequência as mãos, de preferência com água e sabão ou uma solução a base de álcool 70%
  • Manter distância de pelo menos um metro dos pacientes que evidenciam ter sintomas respiratórios
  • Evitar o contato físico com o paciente sempre quando possível
  • Limpar o local de atendimento e outros ambientes da clínica, como banheiros, corredores e salas de espera. (!) Lembrar também das cadeiras, mesas, macas e telefones.

Uma dica é colocar na recepção um tubo de álcool em gel 70% para o uso dos pacientes e cartazes a fim de conscientizá-los sobre as medidas de proteção.

Também é recomendado fixar um aviso nas cadeiras para garantir a distância física e pedir que os pacientes evitem trazer acompanhantes no dia da consulta.

2-Ofereça prontuário eletrônico

Melhorar o atendimento ao paciente nesse momento requer adaptação. E quer melhor alternativa do que fazer da tecnologia uma aliada? 

A dica é ter um prontuário eletrônico com todas as informações do paciente. Essa organização garantirá que o atendimento seja ágil e eficiente, de modo a reduzir o tempo de espera dos demais pacientes.

3- Considere a teleconsulta

A teleconsulta tem sido adotada por muitos profissionais da área da saúde para evitar deslocamentos nesse momento. 

Essa modalidade não estava regulamentada antes e foi então autorizada pelo Conselho Federal de Medicina como medida de emergência enquanto durar a crise sanitária.

Como o próprio nome já indica, a teleconsulta é uma consulta médica realizada à distância a partir da tecnologia. 

Dessa forma, médico e paciente se encontram no ambiente virtual através de plataformas de videoconferência/videochamadas ou aplicativos de comunicação

Em março de 2020, o CFM autorizou três modalidades de teleconsulta durante esse período:

  • Teleorientação – Orienta pacientes em isolamento
  • Telemonitoramento – Possibilita a supervisão e monitoramento de pacientes que investigam problemas de saúde ou estejam em tratamento de alguma doença
  • Teleinterconsulta – Possibilita a troca de informações e opiniões entre médicos a fim de ajudar nos diagnósticos

Veja este artigo para entender mais sobre as teleconsultas e ferramentas: Teleconsulta médica: Como funciona e quais os benefícios para a sua clínica

4- Tenha canais de comunicação eficazes

É comum que no menor sintoma, as pessoas corram para o consultório ou fiquem muito preocupadas e tenham a rotina impactada.

Para lidar com esse problema, é fundamental que as clínicas disponibilizem canais de comunicação eficazes para esclarecer as dúvidas dos pacientes e garantir o bem estar de todos.

Então a dica é escolher boas ferramentas. Questione: quais canais posso utilizar para conversar com meu paciente agora? Uma boa alternativa é permitir que os pacientes mandem dúvidas por meio de redes sociais como o Facebook e o Instagram.  

Utilizar um celular corporativo e baixar o WhatsApp também tem se mostrado bastante efetivo, na medida em que o aplicativo tem alta taxa de adesão. 

O importante é garantir que o paciente seja respondido com rapidez e excelência. Então nada de demorar dois, três dias, hein?

5- Reduza o tempo de espera

Uma das principais reclamações dos pacientes é o longo tempo de espera para as consultas. Agora, reduzir o tempo de espera é fundamental para evitar aglomerações na clínica médica.

Algumas estratégias podem ser adotadas para atribuir agilidade ao atendimento:

  • Estabeleça um tempo médio de atendimento para cada tipo de consulta ou procedimento
  • Conte com uma agenda organizada (prefira uma digital)
  • Comunique o paciente o tempo médio de espera antes da consulta
  • Tenha uma recepção organizada a fim de garantir que os documentos e dados do paciente sejam encontrados rapidamente
  • Em caso de alta demanda, tenha um profissional específico para atender o telefone
  • Faça uso de softwares de gestão com a possibilidade de agendamento online

Melhorar o atendimento ao paciente pode requerer bastante esforço dos profissionais da sua clínica, mas com certeza valerá a pena no final!

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