Prestar um bom atendimento ao paciente é a chave para qualquer clínica médica que almeja o sucesso.
Mas em tempos de Covid-19, isso se torna particularmente desafiador, já que as pessoas estão mais vulneráveis e ansiosas com a situação.
Você pode observar isso a partir dos dados de uma pesquisa realizada pelo Departamento de Neuropsiquiatria da Universidade Federal de Santa Maria.
Segundo o estudo, 65% dos entrevistados afirmam estar tendo danos consideráveis na saúde mental desde que a pandemia começou.
Por isso, para prestar um bom atendimento aos pacientes nesse momento, é preciso ter dois pontos em mente:
- manter a qualidade do atendimento
- adaptar-se ao cenário atual
Quer saber como fazer isso? Pois confira as dicas a seguir!
5 dicas de como melhorar o atendimento aos pacientes na pandemia
Sua clínica pode tomar algumas medidas para oferecer uma melhor experiência aos pacientes nesse período delicado.
1- Siga as recomendações sanitárias básicas
A OMS recomenda que os profissionais de saúde tomem algumas medidas de proteção para atender o paciente como:
- Utilizar máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis durante todo o atendimento aos pacientes, independente se o profissional de saúde apresenta sintomas de Covid-19 ou não
- Remover a máscara pelo elástico para não entrar em contato com a parte da frente e descartá-la quando estiver úmida
- Higienizar com frequência as mãos, de preferência com água e sabão ou uma solução a base de álcool 70%
- Manter distância de pelo menos um metro dos pacientes que evidenciam ter sintomas respiratórios
- Evitar o contato físico com o paciente sempre quando possível
- Limpar o local de atendimento e outros ambientes da clínica, como banheiros, corredores e salas de espera. (!) Lembrar também das cadeiras, mesas, macas e telefones.
Uma dica é colocar na recepção um tubo de álcool em gel 70% para o uso dos pacientes e cartazes a fim de conscientizá-los sobre as medidas de proteção.
Também é recomendado fixar um aviso nas cadeiras para garantir a distância física e pedir que os pacientes evitem trazer acompanhantes no dia da consulta.
2-Ofereça prontuário eletrônico
Melhorar o atendimento ao paciente nesse momento requer adaptação. E quer melhor alternativa do que fazer da tecnologia uma aliada?
A dica é ter um prontuário eletrônico com todas as informações do paciente. Essa organização garantirá que o atendimento seja ágil e eficiente, de modo a reduzir o tempo de espera dos demais pacientes.
3- Considere a teleconsulta
A teleconsulta tem sido adotada por muitos profissionais da área da saúde para evitar deslocamentos nesse momento.
Essa modalidade não estava regulamentada antes e foi então autorizada pelo Conselho Federal de Medicina como medida de emergência enquanto durar a crise sanitária.
Como o próprio nome já indica, a teleconsulta é uma consulta médica realizada à distância a partir da tecnologia.
Dessa forma, médico e paciente se encontram no ambiente virtual através de plataformas de videoconferência/videochamadas ou aplicativos de comunicação
Em março de 2020, o CFM autorizou três modalidades de teleconsulta durante esse período:
- Teleorientação – Orienta pacientes em isolamento
- Telemonitoramento – Possibilita a supervisão e monitoramento de pacientes que investigam problemas de saúde ou estejam em tratamento de alguma doença
- Teleinterconsulta – Possibilita a troca de informações e opiniões entre médicos a fim de ajudar nos diagnósticos
Veja este artigo para entender mais sobre as teleconsultas e ferramentas: Teleconsulta médica: Como funciona e quais os benefícios para a sua clínica
4- Tenha canais de comunicação eficazes
É comum que no menor sintoma, as pessoas corram para o consultório ou fiquem muito preocupadas e tenham a rotina impactada.
Para lidar com esse problema, é fundamental que as clínicas disponibilizem canais de comunicação eficazes para esclarecer as dúvidas dos pacientes e garantir o bem estar de todos.
Então a dica é escolher boas ferramentas. Questione: quais canais posso utilizar para conversar com meu paciente agora? Uma boa alternativa é permitir que os pacientes mandem dúvidas por meio de redes sociais como o Facebook e o Instagram.
Utilizar um celular corporativo e baixar o WhatsApp também tem se mostrado bastante efetivo, na medida em que o aplicativo tem alta taxa de adesão.
O importante é garantir que o paciente seja respondido com rapidez e excelência. Então nada de demorar dois, três dias, hein?
5- Reduza o tempo de espera
Uma das principais reclamações dos pacientes é o longo tempo de espera para as consultas. Agora, reduzir o tempo de espera é fundamental para evitar aglomerações na clínica médica.
Algumas estratégias podem ser adotadas para atribuir agilidade ao atendimento:
- Estabeleça um tempo médio de atendimento para cada tipo de consulta ou procedimento
- Conte com uma agenda organizada (prefira uma digital)
- Comunique o paciente o tempo médio de espera antes da consulta
- Tenha uma recepção organizada a fim de garantir que os documentos e dados do paciente sejam encontrados rapidamente
- Em caso de alta demanda, tenha um profissional específico para atender o telefone
- Faça uso de softwares de gestão com a possibilidade de agendamento online
Melhorar o atendimento ao paciente pode requerer bastante esforço dos profissionais da sua clínica, mas com certeza valerá a pena no final!
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