Existem diversas formas de reduzir custos nas clínicas médicas, ter melhor controle de suas finanças e economizar. Isso envolve desde o uso adequado dos recursos, a organização estratégica de sua equipe, e a terceirização de áreas como a gestão financeira.
Saber reduzir os custos operacionais de uma clínica é mais do que uma forma de aumentar a lucratividade, pode ser também uma forma de gerar um grande diferencial competitivo. Afinal, quanto mais exatas as despesas, maior o investimento em melhorias, além de possibilitar a implementação de uma estratégia de precificação mais agressiva.
Um gestor experiente está sempre buscando formas de reduzir esses custos sem comprometer o desempenho da empresa, mas nem sempre isso é uma tarefa fácil. Para te ajudar nesse sentido, neste artigo apresentaremos dicas práticas e eficientes de como reduzir os custos da sua clínica médica. Confira!
Mapeie os processos da clínica
O mapeamento de processos proporciona uma visão mais ampla e clara de todos os gastos da clínica, permitindo ao gestor identificar ações que trazem pouco ou nenhum resultado prático para o negócio e, portanto, podem ser cortadas.
Tenha um plano de ação
Depois de mapear todos os processos da sua clínica médica, você terá tudo o que precisa para o próximo passo: o desenvolvimento de um plano para redução de custos operacionais.
Esse tipo de planejamento consiste basicamente em identificar, levantar e analisar todos os custos operacionais, a fim de desenvolver estratégias capazes de reduzi-los. É um processo que deve ser continuamente monitorado e ajustado conforme necessário.
Tenha um plano para prevenção de perdas
Podemos entender como perdas, qualquer evento que gere impactos negativos na rentabilidade de um negócio. Ou seja, existem diversos tipos de perdas que podem afetar sua clínica.
Alguns exemplos são:
- Atraso no recebimento de insumos e/ou mercadorias
- Furto interno ou externo e furto de carga
- Propriedade perdida, danificada ou desatualizada
- Desperdício de recursos como água, energia, material de escritório, etc
- Repetição de trabalho por erros ou falta de padronização nos processos
Um plano de ação para prevenção de perdas visa identificar esses pontos e desenvolver estratégias capazes de reduzir ou mesmo eliminar tais perdas. Portanto é uma estratégia muito eficiente para reduzir os custos da sua clínica médica.
Analise os procedimentos que você realiza
Fazer exames laboratoriais ou radiológicos repetidos, duplicados ou diários pode ser muito caro. Para reduzir esses custos, considere solicitar pedidos de vários dias em uma sessão.
Além disso, tente realizar testes ou procedimentos durante uma internação hospitalar e não em um ambiente ambulatorial. Isso pode aumentar os custos relacionados aos cuidados hospitalares (materiais, quarto, equipe de apoio, etc.)
Para encontrar oportunidades de economia, você precisa de um sistema de rastreamento eficaz. Certifique-se de que os médicos ou gestores possam ver todas as informações, por exemplo, através de um quadro de dados atualizado em tempo real, e onde possam ter as informações do material que está disponível no laboratório.
Invista na terceirização financeira
Existem várias maneiras de reduzir os custos operacionais de uma clínica. Estes são apenas alguns exemplos que você, como gestor, pode aplicar ao seu negócio. Outra solução extremamente eficiente é fazer a terceirização financeira do seu negócio.
Ao fazer esta terceirização, sua clínica passa a contar com uma equipe altamente qualificada cuidando de todos os aspectos financeiros do seu negócio. Ao mesmo tempo, você não precisa contratar alguém internamente para cuidar das finanças.
Além disso, muitas coisas tomam o seu tempo e a gestão financeira não pode ser uma delas. Ao terceirizar o seu financeiro com a ContabilizaRio, você poderá focar nas atividades estratégicas e respirar com mais tranquilidade, porque nossos experts em finanças estarão cuidando de todas as suas rotinas para você.
Para saber mais sobre a terceirização da gestão financeira pode lhe ajudar a reduzir custos da sua clínica médica, clique aqui e converse com nossos consultores!