Vender eBooks é um dos principais objetivos de quem se aventura a produzir infoprodutos para atrair novos leads e alavancar a autoridade da empresa ou marca pessoal no mercado.

Mas assim como qualquer outro produto, é necessário traçar algumas estratégias para conseguir fazer o ebook chegar até seu público-alvo e despertar o interesse dele pela compra.

Para te ajudar nesse desafio, preparamos um passo a passo de como vender eBooks na internet e ganhar dinheiro. Acompanhe a leitura e bora fazer acontecer!

Afinal, o que é um e-book?

Um ebook é um livro em formato digital que pode ser consumido de diversas maneiras, desde por tablet, kindle e celular até por notebook e desktop. Ele se destaca por sua variedade de formatos, ser compacto e facilmente acessível, diferente dos livros físicos que tendem a ocupar bastante espaço.

Os e-books cresceram muito nos últimos anos, sobretudo por oferecer praticidade e demandar pequeno investimento por parte dos criadores e dos consumidores. Veja bem: se antigamente um autor tinha que investir pesado na publicação de um livro, tendo que cobrir o alto custo da impressão, hoje ele pode simplesmente publicá-lo no formato eletrônico e divulgá-lo na internet. 

Do mesmo modo, quem compra investe um valor muito menor do que se comprasse o mesmo livro na versão física, sem falar na questão de fretes, que encarece ainda mais a transação.

Por isso, podemos dizer que entre as principais vantagens do e-book estão:

  • Facilidade de publicação;
  • Interatividade com o dispositivo (se adapta à múltiplas telas, leitor pode marcar páginas, pesquisar partes específicas do texto, mudar tamanho de fonte e até cor de fundo, etc);
  • Baixo valor investido (não há custo de impressão!)
  • Bom preço para quem compra (geralmente, mais barato que os livros impressos);
  • Não requer muito espaço do dispositivo e pode ser levado para diversos locais; 

Já deu para ver que você pode apostar muito nesse formato, não é mesmo? No próximo tópico, explicamos se é possível ganhar dinheiro na venda de Ebooks. 

Posso ganhar dinheiro vendendo Ebooks?

Sem sombra de dúvidas, é possível ganhar dinheiro vendendo ebooks. Esse mercado oferece diversas possibilidades e está em franca ascensão.

Um exemplo é a pesquisa da Nielsen em parceria com a Câmara Brasileira do Livro e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros. Esse estudo registrou um crescimento de 115% na venda de livros digitais em três anos, de 2016 a 2019. Nesse número, encontram-se os e-books (que somam 99% do faturamento e 96% das unidades comercializadas), audiolivros e outras plataformas de distribuição digital. 

Apenas para você ter uma ideia, a receita desse tipo de conteúdo digital foi de R$103 milhões apenas em 2019, com a venda de 4,7 milhões de unidades.

Mas é preciso sempre lembrar que somente será possível ter sucesso na venda de e-books partindo de um planejamento adequado e da produção de um infoproduto de qualidade, divulgado de forma assertiva e cujo tema interesse o leitor.

Passo a passo: como colocar um ebook à venda?  

Não existe uma fórmula mágica de como vender Ebooks ou como colocar um ebook à venda na internet, mas podemos dizer que tem alguns passos que podem fazer com que você tenha mais sucesso no ramo.

Como vimos, os Ebooks são materiais reconhecidos por serem completos e gerarem valor ao leitor, logo podem ser utilizados como uma maneira de atribuir credibilidade e mostrar quem é a sua empresa para seu público. 

Essa estratégia se chama Marketing de conteúdo e pode potencializar muito a venda de outros produtos do seu portfólio. Por exemplo, se você quer vender um software, é possível escrever um e-book interessante sobre a importância de utilizá-lo e alguns diferenciais, assim, ao final da leitura, o consumidor pode querer fechar com seu negócio um pacote.

A seguir, listamos um passo a passo de como colocar um Ebook à venda na internet do jeito certo.

1- Escolha um nicho de mercado

O primeiro passo na criação do seu livro digital é escolher seu público-alvo, isto é, para qual nicho de mercado você vai querer vender. Um e-book oferece mil possibilidades de assuntos, por isso é muito importante delimitar um nicho específico para direcionar a linguagem, aprofundar o assunto e, de quebra, potencializar a venda. 

É indicado delimitar um tema geral e ir afunilando as ideias até chegar em um assunto mais específico da área abordada. Mas mais importante: lembre-se que o objetivo do e-book deve ser oferecer algo que o leitor realmente queira consumidor, ou seja, você precisa oferecer conteúdo de valor a ele. 

2- Crie um e-book de qualidade

Muitas pessoas acabam fazendo ebook só para “encher linguiça” e dizer que estão apostando nas estratégias que estão em alta. Mas não é por aí. Você realmente precisa pensar na qualidade do Ebook para conseguir conquistar seu público, afinal, é isso que vai impulsionar as vendas.

Para isso, questione-se:

  • Até que ponto esse tema que quero abordar vai ajudar o meu leitor? Ele auxilia em alguma demanda específica, existe um interesse a respeito?
  • O Ebook oferece linguagem clara, comunica facilmente as ideias e é interessante visualmente?

É preciso ter em mente que para ter sucesso na comercialização de um Ebook, você precisa trazer um conteúdo completo, com leitura agradável/sintonizada ao público e, claro, que não deixe a desejar no aspecto visual. Uma dica é aproveitar o formato para trabalhar com vídeos, áudios e outros recursos multimídia.

3- Estabeleça um bom preço de ebook

Após o desenvolvimento, é hora de estabelecer um preço para seu eBook. Nesse estágio, é importante fazer um bom benchmarking da concorrência, isto é, comparar quanto os concorrentes estão cobrando pelos infoprodutos comercializados, assim você evita cobrar um valor muito acima ou abaixo do mercado. 

Também vale enfatizar que o valor do Ebook vai depender muito do tema abordado, o tamanho, a quantidade de interessados e, claro, a relevância e os diferenciais. Atente-se a essas variáveis e não esqueça jamais dos custos envolvidos na produção do Ebook, bem como quanto você deseja ganhar mensalmente. Desse modo, consegue equilibrar todos esses fatores e ganhar dinheiro como infoprodutor.

4- Registre seu infoproduto para evitar plágios

Dado que seu Ebook será vendido, faça o registro na Biblioteca Nacional. Essa simples ação permite que você consiga o ISBS – um sistema de identificação com dados da autoria -, garantindo segurança quanto aos direitos autorais e evitando plágios.

Para fazer isso, é muito simples, basta acessar o site da Biblioteca Nacional e se informar sobre o processo. 

Mas sabia que além dessa alternativa, existem outras maneiras de manter os direitos autorais em segurança na produção e comercialização de eBooks? Entre algumas estão:

  • Adicionar seu nome na obra para comprovar a autoria;
  • Colocar senhas de proteção em seus arquivos para impossibilitar o acesso do documento para usuários não autorizados;
  • Utilize as aplicações DRM (Digital Rights Management) para restringir a quantidade de acessos dos leitores ao livro digital;

O importante é garantir que seu trabalho não seja apropriado e que você seja reconhecido por todo seu esforço na criação do Ebook. 

5- Aposte em estratégias de venda e divulgação

Você vai precisar traçar estratégias de divulgação se quiser vender o Ebook. Isso vale tanto se o seu objetivo é comercializar o e-book em si ou vender um produto ou serviço do seu catálogo abordando o tema no livro.

Entre algumas estratégias de divulgação e marketing que você pode apostar estão:

  • Criar um post no blog com formulários do lado para baixar o e-book em troca do e-mail do lead;
  • Um banner no seu site que leva para uma landing page;
  • Anúncios no Facebook e Instagram;
  • Posts nas redes sociais sobre o Ebook;

Enfim, existem várias formas de divulgar o ebook, desde de forma orgânica até apostando em links patrocinados e landing pages. O importante é adotar uma estratégia de venda e divulgação consistente para conseguir ganhar dinheiro com o infoproduto.

6- Acompanhe os resultados e otimize

Por fim, você precisa saber que não vale seguir todos esses processos e não acompanhar a performance do conteúdo. Monitorar os resultados é essencial para entender o que otimizar na produção e divulgação do seu e-book. 

É apenas com esse “feedback” que será possível identificar algum erro e evitar que ocorra novamente. Afinal, ninguém merece gastar energia e dinheiro na criação do infoproduto e errar em coisas que poderiam ter sido facilmente evitadas em um segundo momento, não é mesmo? Então, parta para testes e análise de métricas!

Onde colocar um ebook à venda? Conheça algumas plataformas!

Depois que o conteúdo estiver finalizado, é momento de escolher uma plataforma para a distribuição do Ebook. É aqui que muitas pessoas têm dúvidas do tipo “como colocar um ebook à venda?”, “como ter certeza de que ele não está sendo copiado por outros usuários?”, “como consigo garantir segurança para receber os pagamentos?”. 

São todas questões muito relevantes e precisam ser resolvidas antes de estabelecer qual plataforma será utilizada. Podemos dizer que a plataforma escolhida deve estar consolidada e ser conhecida no mercado, já que ela irá gerenciar o dinheiro recebido com as vendas do produto digital. 

Além desse fator, a plataforma precisa ter todos os recursos e infraestrutura necessária para você não se preocupar com os detalhes do processo de vendas. Isto é, seu foco deve estar totalmente voltado à criação do produto em si.

Entre as plataformas mais utilizadas para a venda de infoprodutos estão:

  • Hotmart: a Hotmart é reconhecida como uma plataforma confiável e segura para a distribuição de e-books e outros infoprodutos. Nela, você consegue cadastrar seu Ebook e não precisa ficar se preocupando com nada além de produzi-los.

 

  • Eduzz: presente no mercado desde 2015, a Eduzz é uma plataforma que gerencia a venda de infoprodutos, priorizando produtos de qualidade e por taxas menores. Ela possui uma interface minimalista e navegação rápida. E seu cliente ainda pode comprar o ebook com apenas um clique!

 

  • Monetizze: a Monetizze é uma plataforma consolidada no mercado de infoprodutos brasileiro. Ela dá suporte para a venda de Ebooks e até mesmo produtos físicos, oferecendo recursos para a gestão de vendas, com painéis com relatórios e análises. Você pode aperfeiçoar seu negócio, recuperar vendas e potencializar conversões facilmente.

 

  • Braip: a Braip é uma plataforma que iniciou as atividades comercializando apenas produtos físicos e agora também abrange a venda de infoprodutos. A plataforma tem como diferencial uma navegação intuitiva, relatórios detalhados e interface limpa, com um sistema de frete configurável. 

Todas as plataformas acima mencionadas trabalham com programa de afiliados, isto é, pessoas que divulgam eBook com o objetivo de obter comissão. 

Vender ebooks sem dúvidas é uma ótima estratégia para alavancar sua visibilidade no mercado sem precisar investir uma fortuna.

Esperamos que você tenha compreendido como vender eBooks na internet e ganhar dinheiro com este artigo. O importante é produzir um material de qualidade e pensar em metodologias para fazer com que seu público-alvo tenha acesso a ele.

Ah, e se você quer investir nessa carreira, vale garantir uma contabilidade especializada para infoprodutor, que conheça suas necessidades e possa ajudar em todas elas.

Quer continuar se aprofundando sobre plataformas de divulgação? Confira também nosso post Como ganhar dinheiro com a Hotmart como Produtor?