Você sabe quais os tipos de fraudes mais comuns nas empresas, e como se proteger? Infelizmente, esse tipo de problema é mais comum do que se imagina.

Segundo pesquisa realizada em países latino-americanos pela empresa de pesquisa e consultoria norte-americana Kroll, mais de 70% das empresas já passaram por algum episódio de fraude nos últimos anos, um número assustador, certo?

Como você pode imaginar, existe uma enorme variedade de tipos de fraudes que são realizadas tanto por organizações criminosas, consumidores e, acredite ou não, em maior medida pelos próprios funcionários da empresa.

Por isso, preparamos o artigo abaixo, no qual explicamos quais os tipos mais comuns, e como proteger seu negócio. Siga a leitura e tire suas dúvidas!

Tipos de fraude nas empresas

A fraude comercial inclui uma ampla variedade de atos ilegais, enganos, irregularidades, dados ocultos ou informações falsas.

São ações onde a confiança de pessoas ou organizações é violada para tirar vantagem, obter dinheiro, serviços ou bens, tudo por meios desonestos. Entre os tipos de fraudes mais frequentes estão estes:

1. Fraude de despesa exagerada ou fictícia

É uma fraude em que funcionários ou gerentes apresentam relatórios falsos ou contas inflacionadas para solicitar o reembolso de despesas inexistentes com viagens, combustível e outras.

2. Peculato

É o roubo de dinheiro ou bens pertencentes a uma empresa. Pode incluir gestão de inventário irregular, remoção de equipamentos e suprimentos, mudança de registros, etc.

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3. Conflito de interesses

Quando um executivo, gerente ou funcionário oculta informações importantes para interesses pessoais ou financeiros, também é um tipo de fraude.

4. Fraude nas demonstrações financeiras

Ocorre quando gerentes ou funcionários confiáveis ​​fornecem informações deturpadas sobre as demonstrações financeiras de uma empresa.

Pode ser devido a superestimação de receitas ou ativos, subestimação de despesas e passivos, pagamento de comissões, vendas ocultas, entre outros.

5. Corrupção e suborno

O ganho pessoal com táticas fraudulentas e a aceitação ou solicitação de favores de funcionários e gerentes importantes é outro tipo de golpe contra empresas e organizações.

Prevenção e detecção de fraudes internas

As principais medidas para prevenir a fraude dentro das empresas podem ser resumidas da seguinte forma:

  • Verificações regulares de antecedentes da equipe
  • Criação e acompanhamento de um código de ética interno
  • Habilitar um canal de reclamações
  • Cuidado com o ambiente de trabalho e apoio ao desenvolvimento de carreira dos funcionários
  • Realização de auditorias internas
  • Monitoramento de atividades e análise de operações suspeitas
  • Rotação de pessoal
  • Implementação de segurança corporativa
  • Gerenciamento de risco de fraude

Além disso, é muito importante trabalhar o cuidado com a cultura corporativa e investir no pessoal interno, pois acredita-se que a ganância está por trás de grande parte dos casos de fraude interna. 

No entanto, a vingança, a insatisfação e o medo de ser exposto à negligência profissional são algumas das causas mais importantes desse comportamento criminoso.

Tudo isso poderia ser evitado com políticas que preconizam a transparência e o apoio aos colaboradores nos momentos de dificuldade.

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Proteja sua empresa

Concluindo, prevenir os tipos de fraude hoje requer a adoção de soluções tecnológicas verdadeiramente eficientes para as empresas. 

Essas tecnologias são essenciais para processar quantidades de dados, identificar erros antecipadamente e evitar perdas financeiras.

Por fim, esperamos que o artigo com os tipos de fraudes mais comuns possa ser útil para sua empresa e, para ampliar ainda mais seu conhecimento, confira nosso artigo “Phishing: o que é + 5 dicas para proteger a sua empresa”.