No Brasil não tem um Vale do Silício, que é um berço natural para empresas inovadoras. Nesse sentido, abrir startups no Rio de Janeiro pode ser uma grande oportunidade.
Mas antes de abrir seu negócio, alguns fatores precisam ser considerados. Afinal de contas, mais do que uma boa ideia na cabeça, é preciso saber se há ambiente favorável para que ela prospere.
E nesse sentido, o Rio de Janeiro apresenta-se como uma excelente oportunidade para tornar seu sonho real. Quer saber porquê? Confira o artigo a seguir!
Motivos para abrir uma startup no Rio de Janeiro
Você deve estar curioso sobre os motivos para abrir startups no Rio de Janeiro, não é? O primeiro ponto é que a capital carioca se destaca por ser uma das mais importantes cidades do Brasil.
E esse fato já coloca sua startup em evidência. Além disso, há todo um ambiente favorável para que ela se desenvolva.
A região também coleciona inúmeros casos de sucesso. É o que comprova a pesquisa RioTech Report, publicada na revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.
A reportagem mostra que a pesquisa mapeou 32 setores de startups para entender o ecossistema de escala, inovação e tecnologia no Rio de Janeiro.
Além disso, a cidade conta com a StartupRio, que é o programa de capacitação e aceleração de empreendedores digitais da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Tenha uma contabilidade consultiva
Mais que uma boa ideia, é preciso ter uma boa gestão fiscal e tributária para quem deseja abrir startups no Rio de Janeiro. E nesse aspecto, esqueça aquele modelo antigo de contabilidade tradicional.
Uma realidade de mercado é a chamada contabilidade 4.0, que usa modelos inovadores, inteligência artificial e todo o potencial da digitalização dos processos para tornar tudo mais rápido, prático, transparente e seguro.
Dessa forma, o contador passa a atuar como um consultor do negócio, auxiliando o empreendedor a observar tendências de mercado, compreender a movimentação financeira do negócio, e aproveitar as melhores oportunidades.
Claro que o aspecto fiscal e tributário também continua sendo feito, mas por meio da contabilidade digital. Nesse momento, tudo pode ser consultado 24 horas por dia, 7 dias por semana, com apenas alguns cliques no celular ou no computador.
Consultoria Financeira para Startup
Outro ponto importante para quem pensa em abrir startups no Rio de Janeiro é não deixar de lado o aspecto financeiro. Porém, sabemos que essa é uma área bastante técnica e que requer conhecimento extra para compreender fluxo de caixa, balanço, controle de entradas e saídas, conciliação bancária, entre outros.
Uma opção, em geral mais cara, é contratar uma pessoa exclusivamente para cuidar dessa área dentro da startup. Mas a isso some um alto salário para um profissional capacitado, encargos, adicionais, custos trabalhistas, entre outros.
Outra opção, mais econômica e mais vantajosa, é a terceirização dos serviços financeiros. E novamente, há contabilidades especialistas na área da consultoria financeira, que lhe auxiliarão em todo o processo e permitindo que você tenha a máxima otimização de todos os recursos do seu negócio.
Onde abrir uma startup no Rio de Janeiro?
Como você já viu, abrir startups no Rio de Janeiro é uma excelente opção, e com uma contabilidade consultiva e uma consultoria financeira, não tem como dar errado.
Porém, outro aspecto importante é escolher a melhor região. E para isso, de acordo com o Sebrae, você deve observar pontos como:
- Mão-de-obra
- Fornecedores
- Clientes
- Custos
- Subsídios e incentivos fiscais
Nesse aspecto, o Rio de Janeiro apresenta-se como uma excelente escolha. Afinal de contas, somente na cidade do Rio há 6,748 milhões de pessoas. Uma população incrível e sedenta por novidades e inovações.
Por isso, se deseja abrir startups no Rio de Janeiro, saiba que está no caminho certo. E caso precise de ajuda contábil e financeira, a ContabilizaRIO é sua parceira ideal.
Entre em contato agora mesmo e veja como podemos tornar sua ideia em realidade!