Uma dúvida bastante comum é: quem tem MEI, precisa ter conta jurídica, ou pode continuar usando a sua como pessoa física? 

Essa dúvida surge principalmente pelo fato de que, como MEI, o empreendedor passa a ter seu próprio CNPJ, que é uma espécie de CPF das empresas. Logo, a dúvida que surge é se realmente a empresa precisa ter sua própria conta, ou se o empreendedor pode continuar usando a conta que já possuía.

Afinal, a grande maioria dos MEIs atuam sozinhos, sem funcionários. Logo, ficam na dúvida se realmente precisam abrir uma nova conta bancária. Ainda mais, considerando todo o aspecto burocrático envolvido.

Foi por isso que preparamos este artigo. Nele você encontrará a resposta se quem tem MEI precisa ter conta jurídica. Vamos conferir?

O que é conta pessoa jurídica?

Primeiramente, é preciso deixar claro o que é uma conta pessoa jurídica, ou simplesmente Conta PJ. 

Basicamente, uma conta PJ é uma conta bancária feita para empresas. Ou seja, ela tem alguns diferenciais se comparada à conta para pessoa física. Entre elas, podemos destacar a possibilidade de emitir boletos de cobrança.

Outro diferencial é a possibilidade de emitir extratos no modelo OFX, que são usados pelas contabilidades para importar os dados para seu sistema de forma mais fácil e prática. 

Ou seja, uma conta PJ é bastante semelhante à conta Pessoa Física, com algumas pequenas particularidades. Porém, a mais importante que precisa ser destacada é que a conta PJ é aberta em nome da empresa, com o CNPJ vinculado a ela.

Leia também::: MEI precisa emitir nota fiscal? Saiba como funciona

MEI precisa ter conta jurídica? 

E agora a grande dúvida: quem tem MEI precisa ter conta jurídica? A resposta simples é não. O microempreendedor individual não é obrigado a abrir uma conta PJ, e pode fazer todas as movimentações via sua conta Pessoa Física.

Mas ela pode ser fundamental para uma melhor gestão financeira do negócio. Afinal, por meio dela é possível separar os gastos da empresa dos gastos pessoais, evitando um dos maiores erros do empreendedor: pagar contas pessoais com dinheiro da empresa, ou pagar contas da empresa, com o dinheiro pessoal.

Ao abrir uma conta PJ exclusiva para movimentação dos valores da empresa, fica mais fácil ter um controle financeiro, saber exatamente quanto a empresa está faturando, e quais são seus gastos mensais.

Ou seja, apesar de não ser necessário, é altamente recomendável que o empreendedor abra uma conta PJ. E como mencionamos, por meio dela ele poderá emitir boletos de cobrança para seus clientes.

Outro ponto importante que precisa ficar claro é que algumas empresas exigem dos seus prestadores de serviço uma conta PJ para pagamento. E se for o seu caso, é fundamental que você tenha tal conta, sob pena de perder clientes caso não a tenha.

Leia também::: Como declarar imposto de renda MEI?

Dicas de gestão financeira para MEI

Como fica claro, apesar de não ser obrigatório, é altamente recomendado que o MEI tenha uma conta PJ, para melhor gestão financeira do seu negócio. Mas há outras dicas que ele pode seguir:

1. Tenha um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é o ponto de partida de qualquer negócio. É nele que estará a previsão de faturamento, expectativa de gastos fixos, necessidades de contratação, e outros fatores.

Ter isso tudo documentado facilita a gestão do negócio, permite visualizar mais facilmente quais suas metas financeiras, e corrigir mais rapidamente qualquer hora para evitar a falência do negócio.

2. Não misture as contas

Já mencionamos anteriormente, mas é sempre bom reforçar: jamais misture suas contas pessoais com as contas da empresa, e vice e versa. Isso ajuda a saber exatamente quanto seu negócio está faturando.

3. Registre todas as operações

Uma gestão financeira eficiente passa pelo controle financeiro. Por isso, registre cada entrada e saída de recursos da empresa — o que é facilitado se tudo passar pela sua conta PJ.

Deixe tudo anotado e com o máximo de informação possível. A organização do fluxo de caixa fará com que você tenha um maior controle financeiro da empresa.

4. Mantenha os pagamentos em dia

Como pessoa física, você sabe que se atrasar algum pagamento, terá juros e multas a pagar. O mesmo acontece como pessoa jurídica, e faz disso um hábito que pode comprometer o orçamento do seu negócio.

Por isso, procure manter em dia todos os pagamentos, principalmente se você tiver um funcionário registrado. Isso evita dores de cabeça e torna seu negócio mais próspero.

5. Estude, estude e estude

Por fim, dedique também um tempo para estudar, conhecer mais sobre o mercado, sobre empreendedorismo e gestão. Inclusive aqui no blog da ContabilizaRIO compartilhamos muito conteúdo que pode ser útil para todo empreendedor. Tire uns minutos do seu dia e procure manter-se sempre atualizado.

Leia também::: O infoprodutor pode ser MEI?

Tenha um MEI de sucesso

Esperamos que tenha compreendido que quem tem MEI precisa ter conta jurídica. Afinal, ao longo do artigo mostramos que, apesar de não obrigatório, ela pode ser essencial para os negócios e para a gestão financeira do empreendimento.

E a boa notícia é que hoje está muito prático abrir uma conta PJ. Com o crescimento das chamadas fintechs, ou bancos digitais, você pode abrir sua conta Pessoa Jurídica diretamente pelo celular, sem precisar ir a um banco.

Por fim, esperamos ter respondido à pergunta se quem tem MEI precisa ter conta jurídica e, para ampliar seu conhecimento, confira também o artigo “Quanto custa transformar MEI em Microempresa no Rio de Janeiro”.