Todos os dias, milhões de brasileiros estão adotando a tecnologia, transformando a jornada do paciente em velocidade recorde. O Google recebe mais de 63.000 pesquisas por segundo em um determinado dia e, se você não sabia, saúde é o terceiro tópico mais pesquisado.

Como sua clínica pode capitalizar essa realidade atual para impulsionar mais consultas de pacientes, tanto online quanto offline? As melhores estratégias de marketing começam e terminam com a forma como o paciente encontra seu consultório e o processo no qual ele embarca após a primeira consulta.

Compreender quais os passos da jornada do paciente é vital nos dias atuais e permite atingir novos públicos constantemente. E para você entender melhor sobre isso tudo, confira o artigo que preparamos especialmente para você!

Passo 1: Conscientização do paciente

Um paciente potencial, ao perceber que pode ter um problema de saúde, a primeira decisão que toma nos dias atuais é fazer uma pesquisa no Google. Chamado de fase de conscientização, ele buscará mais informações sobre sua eventual doença, qual o médico ideal, e qual a forma de tratamento.

Nesta fase inicial da jornada do paciente, ele tem um problema e procura respostas, seja para ele mesmo ou para algum ente querido. E você está mostrando essa solução? 

Os pacientes em potencial podem tomar conhecimento de sua clínica de uma infinidade de maneiras, incluindo:

  • Ver um anúncio sobre seu consultório
  • Encontrar você nas redes sociais
  • Receber uma recomendação de outro médico, amigo ou familiar
  • Visualizando seu site como um resultado de pesquisa no Google

Todos esses caminhos apresentam oportunidades significativas para que sua prática alcance pacientes em potencial, tanto online quanto offline. Além disso, estudos do setor indicam que as decisões de saúde são guiadas pela qualidade percebida das informações. 

Passo 2: Envolvimento do paciente

Depois de tomar conhecimento de sua clínica, um paciente em potencial agirá para saber mais sobre você. É neste momento que ele poderá marcar uma consulta de avaliação, para entender melhor como pode ser o tratamento para sua doença.

Nesse ponto, ter a estratégia certa de marketing digital, mídia social e site quando os pacientes entram no estágio de engajamento é fundamental para trazê-los para a fase de consulta. 

No que diz respeito à imagem online da sua clínica, o ditado é verdadeiro: você nunca tem uma segunda chance de causar uma primeira impressão. Por isso, quando os visitantes chegam ao seu site, você tem apenas alguns minutos (se tiver sorte) para causar uma impressão duradoura e ganhar sua confiança. 

Nesse ponto, seu site precisa ter um design atraente, ter um conteúdo matador e ser fácil de navegar. Também é fundamental para a conscientização e o envolvimento do paciente ter certeza de que suas páginas estão bem adaptadas para otimização de mecanismo de pesquisa (SEO), para que você possa atrair pacientes que procuram seus serviços para seu site.

Passo 3: marcando a consulta

Ao perceber que você é a solução ideal para seu problema, o paciente irá marcar a consulta. E nesse momento, ele espera que você seja:

  • Pontual
  • Dê atenção a ele
  • Resolva seu problema
  • Demonstre empatia por seu problema

Ou seja, além de ser um bom médico, é importante que sua clínica transmita essa sensação de organização e qualidade ao paciente. Desta forma, ele terá uma boa impressão do seu atendimento e certamente ficará satisfeito com o que ouviu, iniciando seu tratamento.

Passo 4: siga os acompanhando

Seja respeitoso e tolerante ao ouvir as preocupações e mitos dos pacientes sobre sua doença. Seus pacientes só se sentirão conectados a você se você ouvir suas preocupações. Durante uma consulta, pergunte sobre seu estilo de vida, hábitos, padrões de sono, etc. 

Às vezes, os pacientes não percebem o que pode estar afetando sua saúde e como consertar. À medida que você os guia pelos pontos difíceis, eles se tornam mais confiantes e encorajados.

Passo 5: construir relacionamentos pessoais

Você deve tentar desenvolver e manter relacionamentos positivos com seus pacientes. Gestos simples, como garantir que sua equipe seja cortês e que os pacientes recebam água quando chegam ao seu consultório, contribuem muito para a construção de um vínculo vitalício. 

Você deve treinar seus funcionários para orientar cada paciente durante sua consulta com instruções úteis, preparando-os para um teste de laboratório ou outro exame complementar. Ao criar esse relacionamento, o paciente sente-se mais seguro em relação à sua clínica, e passa a indicá-la também para amigos e conhecidos.

Passo 6: fidelização com sua clínica

Após os pacientes saírem do consultório, envie um e-mail, um WhatsApp, ou ligue para eles para garantir que estão seguindo todas as instruções. É uma boa ideia mostrar que você está interessado no bem-estar e na recuperação deles. Você também pode considerar manter os pacientes atualizados sobre o progresso do tratamento.

Além disso, os pacientes são partes interessadas importantes e podem fornecer informações valiosas para melhorar a qualidade do seu serviço. Portanto, crie um espaço para feedback e procure corrigir eventuais erros.

Mapeie a jornada do paciente

Como você acompanhou, a jornada do paciente é complexa, e compreendê-la é parte importante no processo de crescimento da sua clínica. A partir do momento que você passa a usá-la no seu dia a dia, tudo fica mais fácil e ao final é possível observar um aumento de pacientes em sua clínica. 

E se gostou do artigo sobre jornada do paciente, leia também o material que preparamos sobre empreendedorismo na saúde. Apresentamos dicas ótimas para sua clínica crescer ainda mais! Boa leitura!