A precificação de serviços que você desenvolve é vital para o seu negócio, mas nem sempre é fácil fazer isso.
Você acha que poderia melhorar sua remuneração como empreendedor? Você sente que seu negócio não é tão lucrativo quanto deveria ou que você não cobra o que é justo?
Como precificar seus serviços, defini-los ou aumentá-los corretamente para você e seus clientes é necessário. E para explicar como fazer isso, preparamos o artigo que compartilhamos abaixo.
Siga a leitura e tire suas dúvidas na hora da precificação de serviços da sua empresa!
A importância de precificar serviços de forma eficiente
Analisar seus concorrentes e ver quais preços eles oferecem por serviços semelhantes cria uma visão irreal do seu negócio.
O preço de sua concorrência é irrelevante se você oferece valor agregado superior ao de seus rivais, o que permite aumentar e tornar o preço mais flexível para seus clientes.
Além de ter clareza sobre seu valor agregado, ao pensar em como precificar corretamente seu serviço, lembre-se também de que é importante que você seja capaz de transmitir seus benefícios a curto e longo prazo.
Pense que se você colocar um preço muito baixo será muito difícil para você ganhar a vida. E se você colocar muito alto sem oferecer valor agregado e benefícios, você afastará clientes em potencial.
Se você não souber precificar seu serviço corretamente, poderá limitar o crescimento e a lucratividade do seu negócio.
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Fatores a considerar na precificação de serviços
Calcular o preço de venda correto de um serviço é complicado porque estamos falando de algo intangível. Ao decidir sobre a estratégia de preços para seu catálogo de serviços, primeiro pergunte a si mesmo as respostas a estas perguntas:
- Quais objetivos você quer alcançar?
- Qual é a sua experiência e seu conhecimento no que você oferece?
- Quais clientes você está segmentando?
Entenda os custos e seu impacto nos preços de cada um dos serviços que você oferece. Isso o ajudará a maximizar seu lucro e remover serviços não lucrativos do seu catálogo.
Analisar o preço oferecido por seus concorrentes o ajudará a escolher onde deseja se posicionar em relação a eles.
Você pode até apostar em oferecer várias opções a preços diferentes. O objetivo é cobrir diferentes níveis de preços para diferentes tipos de clientes, abrangendo diferentes participações de mercado e mostrando tudo o que você pode fazer.
Por fim, não se esqueça da qualidade dos seus serviços. Você sempre tem que oferecer uma experiência excepcional que agregue valor à sua oferta.
Um cliente feliz e satisfeito ficará com você por mais tempo. A qualidade também é demonstrada ao destacar como seus serviços vão beneficiar seus clientes, como eles vão resolver seus problemas.
E aqui entra em jogo a criação de uma relação de confiança: se um cliente vê que você sabe como pode ajudá-lo, você será sua principal prioridade.
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Como fazer precificação de serviços?
A concorrência, a margem de lucro e o público-alvo são questões cruciais na precificação de serviços. Para ajudá-lo a decifrá-los, basta seguir estas chaves:
1. Tenha um estudo de mercado
Elaborar um estudo de mercado atualizado e verídico que lhe permite estabelecer sem dúvida quem são os seus potenciais clientes.
Como vimos em outras ocasiões, é importante ter um bom plano de negócios para ajudá-lo a testar a viabilidade de um novo serviço.
Na verdade, escrever um plano de negócios deve ser sempre um dos primeiros passos na criação de uma nova empresa.
Uma análise prévia permite definir o volume que você pode atingir e estabelecer uma meta, sem margem de erro, um posicionamento natural entre seu público, bem como um preço para aquele segmento.
2 Tenha uma estratégia de precificação
Estabeleça uma estratégia de preços específica de acordo com seu público-alvo. Conhecer suas necessidades e gostos, bem como seu poder de compra, ajudará você a adaptar sua estratégia de precificação de serviços.
Além disso, será possível determinar quais e que tipo de ações estará disposto a fazer para conquistar mais clientes.
3. Tenha um ponto de equilíbrio
Defina o ponto de equilíbrio do seu negócio. Esta fórmula é obtida após colocar na mesma escala a receita e os custos totais do serviço.
Se conhece os seus custos fixos, os preços unitários que aplica aos seus serviços e as despesas variáveis, pode estabelecer o valor que lhe permite registar os lucros uma vez cobertos os custos variáveis e, assim, definir o preço de venda.
4. Calcule um preço de referência
Até que ponto você estaria disposto, como consumidor, a assumir o preço que definiu para o serviço que oferece?
Trata-se de responder a uma questão muito subjetiva, pelo que é fundamental perceber que é necessário estabelecer uma relação de valor com os clientes e que, para isso, é fundamental ligar o preço à qualidade.
Como o cliente sempre tem que assumir um custo, ele deve estar convencido de que o preço do serviço que vai adquirir é justo.
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Agora é com você!
Você está pronto para a precificação de serviços no seu negócio? Como viu, a análise é uma parte fundamental do processo, ao mesmo tempo que conhecer seus números é o básico.
Melhor ainda se sua contabilidade puder ser digital, permitindo que você acesse dados, planilhas e relatórios da sua empresa de forma rápida, prática e com apenas alguns cliques.
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