Digamos que você notou que sua empresa não estava conquistando tantos clientes novos quanto esperava e deseja que isso mude. Bem, acredite ou não, uma das maneiras mais sustentáveis ​​de melhorar seu custo de aquisição de clientes é por meio dos clientes recorrentes. 

A realidade é que os clientes que você já tem são os mais lucrativos e vale a pena seu tempo e esforço para mantê-los por perto! Obviamente, a aquisição é importante porque você não pode ter um comprador recorrente se ele nunca fizer essa primeira compra. 

No entanto, o problema é que muitos dedicam suas forças, energia e investimento na captação de novos clientes, deixando os clientes recorrentes em segundo plano. E aí está um grande erro.

É sobre esse tema que abordamos no artigo abaixo. Vamos lá!

Como ter clientes recorrentes?

Existem várias maneiras de fazer para que sua empresa possa adquirir mais clientes fiéis. Você pode incentivar seus clientes a comprar mais durante a primeira compra. Lembre-se de que existe uma estreita relação entre o valor que o cliente gasta na primeira compra e a possibilidade de repetir o negócio. 

Eles que estão gastando mais durante a primeira compra provavelmente se tornarão seus clientes habituais, em oposição aos que estão gastando menos. Por isso, criar promoções destinadas a novos compradores seria uma maneira perfeita de transformar as pessoas ocasionais em sua loja em clientes recorrentes.

Depois de incentivá-los a fazer uma grande compra inicial, você pode continuar empurrando para uma segunda compra. Há grandes chances de que seus compradores de primeira vez façam uma segunda compra. 

Ao incentivar os clientes a fazer uma segunda compra, há uma chance maior de eles se tornarem seus seguidores de longa data. Quando chegar a hora de seu cliente comprar de você pela quarta vez, haverá mais chances de ele retornar novamente.

Aloque 25% de seu orçamento de marketing para clientes recorrentes. Isso pode fornecer a você uma chance maior de ter compras constantes. Se você deseja aumentar o número de clientes que retornam, você deve fornecer a eles uma atenção extraordinária. 

Por exemplo, você pode oferecer a eles frete grátis, brindes, eventos exclusivos, classificações VIP, além de diversos tipos de incentivos. Essas coisas podem fazer seus clientes se sentirem especiais e dar a eles mais motivos pelos quais eles deveriam fazer outra compra.

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Por que eles são importantes?

Como empresário, a importância de repetir os negócios não é algo que você deva ignorar. Mas, o que é realmente repetir o negócio e por que isso é importante para a sua empresa? Os clientes que gostam e apreciam seus produtos ou serviços provavelmente voltarão a procurá-lo no futuro. Além disso, esses clientes provavelmente promoverão sua empresa por meio do boca a boca.

Negócios recorrentes ocorrem quando você tem clientes satisfeitos que sempre voltam à sua empresa para comprar seus produtos ou serviços. Embora a aquisição de novos clientes seja necessária para que sua empresa cresça e prospere, é a importância de repetir os negócios que o diferencia dos concorrentes.

Para a maioria das empresas de sucesso, eles consideram a repetição dos negócios como sua força vital. Gerentes e outros executivos que dirigem empresas de sucesso sabem da necessidade de manter os clientes felizes, leais e satisfeitos para que eles voltem sempre. Eles entendem que uma empresa que não tem clientes recorrentes provavelmente terá dificuldades, independentemente do setor escolhido.

Se você tiver um fluxo infinito de novos clientes, provavelmente sua empresa continuará a se desenvolver e prosperar. Mas lembre-se de que é muito mais barato fazer com que os clientes voltem sempre, em vez de adquirir novos. De acordo com alguns estudos, atrair novos clientes custará seis vezes mais do que ter uma base estável de clientes recorrentes.

Quais são os benefícios de ter clientes recorrentes?

As pequenas empresas geralmente dependem de clientes fiéis. Na maioria das vezes, os profissionais de marketing se concentram mais em adquirir novos clientes, enquanto ignoram a importância dos clientes recorrentes. 

Grandes empresas de sucesso, dependem principalmente de seus clientes habituais para aumentar suas receitas. Com base em vários estudos, ter clientes fiéis tem mais vantagens financeiras do que atrair novos clientes constantemente. Aqui estão alguns dos benefícios de clientes recorrentes e como eles podem ajudar a aumentar sua lucratividade.

Clientes que retornam são menos caros

Vale a pena procurar novos clientes, no entanto, isso envolverá muito trabalho e custos. Pensando bem, quando você está tentando atrair novos clientes, precisa dedicar mais tempo e esforço para convencê-los de que sua empresa é confiável. Isso significa que você precisa fazer muitos telefonemas, e-mails e visitas. 

Então, quando esses novos clientes decidirem fazer uma compra, você já gastou uma parte de seus lucros. No entanto, quando se trata de clientes recorrentes, será totalmente diferente. Clientes repetidos envolvem apenas custos menores. Como eles já compraram de sua empresa, provavelmente comprarão os produtos que você vende.

É mais fácil vender para clientes existentes

Vender para novos clientes exigirá que você gaste mais dinheiro, o que pode reduzir sua receita. Por outro lado, vender para clientes existentes é menos caro e muito mais fácil do que vender para novos clientes. 

O fator mais essencial aqui é a confiança. Como você já vendeu alguns produtos para eles no passado, você estabeleceu uma relação de confiança. Provavelmente, eles comprarão de você repetidamente, uma vez que você correspondeu às expectativas em relação aos produtos, método de pagamento, frete e atendimento ao cliente que oferece.

Clientes recorrentes continuarão comprando

Clientes recorrentes são aqueles que fizeram mais de uma compra. Esses clientes habituais provavelmente comprarão de você repetidas vezes. Há uma chance de 27% de seus clientes comprarem de você novamente após fazerem a primeira compra, se você souber como buscá-los. Quanto mais esses clientes visitarem sua loja, maiores serão as chances de serem leais a você.

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Invista nos clientes recorrentes

Como você acompanhou no artigo, ter clientes recorrentes em seu negócio pode ser uma grande sacada para seu sucesso. Além disso, a partir do momento que se cria essa relação de confiança com sua marca, eles se  tornam porta-vozes do seu negócio e o indicarão para amigos e conhecidos.

Dessa forma, jamais subestime seus clientes e crie ferramentas para se manter conectado a eles, mandar novas promoções e fazer com que se lembre do seu negócio. Dessa forma, serão ainda maiores as chances deles voltaram a fazer negócio com você.

Esperamos que tenham gostado do artigo sobre clientes recorrentes. E caso queira seguir recebendo dicas e muita informação sobre contabilidade, empreendedorismo e marketing, nos siga no Instagram e Facebook!