Até que ponto a sua ideia é viável? Se você vive fazendo essa pergunta em relação às suas ideias empreendedoras, saiba que existe uma forma de descobrir isso. O plano de negócios no Canvas é a ferramenta certa.

O Business Model Canvas ajuda a realizar o famoso brainstorming, entendendo diversas características para criar um negócio ou, mesmo, desenvolver um que já existe. É planejamento estratégico, é organização, é visual. 

Para te ajudar, trouxemos um tutorial de como montar um plano de negócios no Canvas. Acompanhe a leitura!

Afinal, o que é Business Model Canvas – Plano de negócios no Canvas?

Criado pelo teórico suíço Alex Osterwalder em sua tese intitulada “Inovação de Modelo de Negócios”, o Business Model Canvas ou Plano de negócios no Canvas é uma ferramenta de planejamento estratégico utilizada para entender a viabilidade de uma ideia de negócio.

O grande diferencial da ferramenta é o fato de se tratar de um mapa visual, por onde é possível visualizar em uma única página todos os blocos importantes para desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

Assim, o plano de negócios do Canvas se organiza em nove blocos, são eles:

  • Proposta de valor;
  • Segmento de clientes;
  • Canais;
  • Relacionamento com clientes;
  • Atividade-chave;
  • Recursos principais;
  • Parcerias principais;
  • Fontes de receita;
  • Estrutura de custos;

Fazer um plano de negócios no Canvas permite que seja possível a conceitualização do negócio, isto é, compreender como você irá trabalhar e gerar valor ao público, sobretudo porque define seus principais processos e estabelece uma visualização geral da ideia no mercado.

Como montar um plano de negócios no Canvas: passo a passo

Agora que você já sabe o que é plano de negócios no Canvas, que tal aprender como montar o seu próprio Business Model Canvas? Confira o passo a passo que preparamos abaixo, em que explicamos o que deve ser colocado em cada bloco do plano.

1- Proposta de valor

Nesse primeiro bloco, você deve definir qual é a proposta de valor do seu negócio, isto é, quais benefícios deseja entregar para os clientes. Lembre-se que a proposta de valor é o que levará as pessoas criarem interesse em adquirir o produto ou serviço. E mais: você precisa resumi-la em uma só frase, de modo que caiba no bloco do Canvas.

2- Segmento de clientes

Escolha quais serão os segmentos atendidos. Pense em qual é o perfil de cliente, onde eles estão, como se agrupam e se existe alguma necessidade comum entre seu público. Aqui, vale pensar, ainda, em nichos de mercado que você almeja atender.

3- Canais

Estabeleça quais serão os canais por onde sua empresa chegará ao cliente, como irá divulgar os produtos e serviços e de que maneira irá se relacionar com o consumidor para impactá-lo. O foco desse bloco é, basicamente, definir canais de comunicação, distribuição e vendas.

4- Relacionamento com clientes

Defina como sua empresa vai atrair e manter um bom relacionamento com os clientes, inserindo nesta etapa as estratégias que serão um diferencial para que você se sobressaia aos concorrentes.

5- Atividades-chave

No quinto bloco, é preciso definir quais são as atividades essenciais para entregar a proposta de valor. São essas atividades que farão com que a empresa funcione de forma sustentável e eficiente.

Leia também::: 5 ferramentas que podem ajudar na gestão da sua empresa

6- Recursos principais

Identifique quais são os recursos necessários para desenvolver sua proposta de valor e colocar a ideia para funcionar. Pense tanto em ativos físicos, como equipamentos e veículos, quanto nos ativos intelectuais, como equipe de trabalho e patentes.

7- Parcerias principais

Estabeleça quais serão os fornecedores e parceiros importantes para sustentar sua empresa e realizar as atividades-chave. Reflita sobre quais empresas poderão contribuir para que você consiga entregar valor.

8- Fontes de receita

Defina formas de obter receita a partir da proposta de valor e identifique quanto os clientes pagarão pelos produtos e serviços. Lembre-se que o valor pago deve estar em consonância com o mercado, a concorrência e com as suas estratégias.

9- Estrutura de custos

Por fim, este último bloco deve contemplar tudo o que será gasto para iniciar as operações do seu negócio e sustentar a proposta de valor. Aqui, é importante considerar custos com canais, recursos, atividades e parcerias.

Esse é o passo a passo de como preencher o plano de negócios no Canvas. Como podemos ver, é extremamente fácil montar o seu Business Model Canvas, mas mesmo assim você precisa ter cuidado para garantir que tudo esteja claro e visualizável, sem enrolações que só atrapalham. 

Tenha em mente que o objetivo é bater o olho e já compreender como colocar a ideia em funcionamento.

Conheça a solução de Abertura de Empresa da Contabiliza Rio

Você está em fase de criação do plano de negócios no Canvas e ainda quer abrir a sua empresa, mas não sabe direito por onde começar? A boa notícia é que você pode contar com a melhor contabilidade digital e consultiva do Rio de Janeiro e do Brasil, a Contabiliza Rio. 

Somos experts em abertura de empresa e já abrimos mais de 500 negócios em todo o país. Nosso lema é livrar o cliente das burocracias, cuidando de todos os procedimentos de regularização. É isso mesmo, vamos realizar atividades como:

  • Consulta prévia de local;
  • Pedido de viabilidade na Junta Comercial;
  • Solicitação e emissão do CNPJ;
  • Elaboração e registro do Contrato Social;
  • Emissão e liberação do alvará de funcionamento;
  • Obtenção das licenças municipais e estaduais;
  • Enquadramento no melhor regime tributário para redução de impostos;

E ainda podemos auxiliar na criação do seu plano de negócios para que você entre no mercado com uma visão clara e estratégica do que irá realizar. 

Abrir empresa no Rio de Janeiro não precisa ser estressante, basta contratar nossa solução de abertura. Não perca tempo nem dinheiro, entre em contato e fale com o consultor. Está na hora de tirar a ideia do papel e realizar seu sonho empreendedor!