Hoje é praticamente impossível encontrar alguém que não consuma produtos digitais: são formatos que vão desde música e vídeos até e-books, webinars e cursos online.
Muitos empreendedores constroem negócios inteiros em torno desses bens intangíveis, devido à sua popularidade e facilidade de distribuição, lançando linhas de produtos digitais para complementar os itens físicos ou serviços que oferecem.
O que torna os produtos digitais especialmente atraentes é que eles podem ser criados uma vez e vendidos repetidamente para diferentes clientes sem ter que reabastecer o estoque. Por isso, acabam se tornando ideais para produtores, blogueiros, educadores e freelancers que procuram maneiras de ganhar dinheiro online que exigem menos esforço para manter.
No artigo abaixo, apresentamos os 7 produtos digitais mais vendidos para você se inspirar e também criar o seu. Boa leitura!
O que são produtos digitais?
Um produto digital é um ativo intangível ou mídia que pode ser vendida e distribuída repetidamente sem a necessidade de reabastecer o estoque.
Esses produtos geralmente vêm na forma de arquivos digitais para download ou streaming, como áudios, PDFs, vídeos, plugins e modelos.
Também conhecidos como infoprodutos, eles permitem que as pessoas possam ter uma fonte de renda passiva, já que criam algo — um curso, um ebook, ou videoaulas — uma única vez e vendem isso no chamado “ciclo perpétuo”.
7 produtos digitais mais vendidos
1. Produtos educacionais
Os cursos online são mais adequados para conteúdo aprofundado. Eles exigem algum esforço inicial, desde a criação de uma apresentação até a gravação de um vídeo passo a passo. Ao criar cursos, comece com os resultados do aluno: o que você deseja que o aluno saiba ou seja capaz de fazer no final do seu curso?
Você pode incluir questionários, verificações de conhecimento e atividades interativas em seus materiais para ajudar a separar o conteúdo de aprendizagem e tornar seu curso online mais envolvente.
Se houver uma abundância de postagens de blog ou tutoriais no YouTube sobre o que você gostaria de ensinar, você pode competir entregando conteúdo que promete não apenas educação, mas transformação. Em outras palavras, mostre que você não está vendendo o produto, e sim o potencial do próprio cliente para realizar determinadas ações com sucesso após fazer o curso.
Você pode alavancar uma reputação existente como um especialista para chamar a atenção para seus produtos ou, se estiver começando do zero, pode criar e distribuir conteúdo gratuito para gerar interesse e leads em torno dos seus produtos digitais pagos.
Leia também::: Contabilidade para Infoprodutor: entenda como escolher?
2. Música ou arte
Se você é músico ou artista, é provável que já tenha explorado maneiras de monetizar seus talentos ou o público que está construindo. Embora camisetas ou estampas sejam sempre uma opção, também existem muitas possibilidades em downloads digitais.
Um músico pode vender toques com suas melhores músicas junto com seus produtos. Ou um cartunista pode transformar sua arte em impressos, papéis de parede de telefone ou produtos impressos sob demanda.
Da mesma forma, um cineasta pode vender seus filmes online. Como você não precisa manter nenhum estoque, é possível experimentar diferentes formatos para ver o que seu público deseja sem muito risco.
3. Serviços
Os serviços tendem a combinar bem com os produtos digitais, sobretudo porque são essencialmente o seu oposto: com os serviços, o “estoque” é limitado ao número de horas de trabalho que você pode acomodar.
Além disso, os clientes costumam receber produtos digitais como parte de sua “compra” com muitos serviços. Um designer entregará logotipos, já um personal trainer pode fornecer um plano de treino. Inclinando-se a isso, você pode posicionar certos serviços como pacotes contendo produtos digitais valiosos.
Por exemplo, você pode oferecer uma consultoria mediante o pagamento de uma taxa, juntamente com um relatório personalizado ou planilha do Excel e, em seguida, vender outros serviços ou produtos a seus clientes. Você também pode oferecer um produto para download gratuito para gerar leads para sua lista de marketing por e-mail, uma tática que muitas empresas online utilizam hoje.
4. Design
Se você é um designer, seu conjunto de habilidades está em constante demanda e as pessoas agarrarão qualquer coisa que você tiver a oferecer.
O design tornou-se uma indústria altamente digitalizada, ao mesmo tempo em que é demandado e depende do conhecimento e do uso de ferramentas caras e de bom gosto. Isso cria o conjunto de habilidades perfeito para vender online.
Venda design de logotipo para combinar o uso de sua criatividade com o ganho de dinheiro. Existem muitos negócios online e físicos que exigem uma forte identidade visual, o que significa que a demanda por logotipos é cada vez maior.
Leia também::: Estratégias para lançamento de produto: Tenha uma campanha de sucesso
5. Fotografia
Blogueiros, designers gráficos e proprietários de sites precisam muito de fotografia digital de alta qualidade para ilustrar seus conteúdos.
Por isso, você pode vender suas mais belas fotos profissionais em sites especializados e que reúnem compradores do mundo todo, como banco de imagens. É uma ótima forma de ganhar dinheiro com produtos digitais.
6. Software
Cada vez mais as pessoas precisam de software exclusivo para seus negócios. E vender essas soluções é uma ótima forma de ganhar dinheiro pela internet.
É importante lembrar que o software pode ser qualquer solução ou serviço movido por código. Contanto que você encontre o talento certo para codificar seu produto, as possibilidades de desenvolver produtos como software de desktop, aplicativos baseados na web, aplicativos móveis e modelos são infinitas.
7. E-books
O surgimento de dispositivos como E-readers e smartphones disparou a demanda por e-books. Os leitores não precisam mais carregar cópias físicas volumosas de seus livros favoritos e podem optar por abrir uma versão eletrônica diretamente de seu dispositivo.
A crescente adoção de ebooks também apresenta uma oportunidade única para autores estabelecidos e emergentes. Não importa se você está produzindo relatórios de pesquisa, guias ou livros. Os avanços no comércio eletrônico permitem que os autores publiquem seus trabalhos por conta própria, sem a necessidade de parceria com uma editora.
Inclusive, você pode publicar seus ebooks na Amazon e vender diretamente na sua gigantesca plataforma de e-commerce.
Leia também::: O que é um afiliado digital? Tudo que você precisa saber
Qual produto digital é certo para você?
Quer você se veja criando vídeos ou escrevendo ebooks, os avanços da tecnologia nos últimos anos tornaram a venda de produtos digitais mais acessível do que nunca.
Por isso, descubra qual o seu talento e comece a explorar cada vez mais esse grandioso mercado de produtos digitais. E caso queira saber mais como vender produtos digitais na Hotmart, confira nosso artigo sobre o tema!