Ter um organograma de TI em uma empresa é muito útil. Ajuda a visualizar de forma clara e rápida a estrutura interna, as funções e as diferentes equipes de trabalho
Não importa se sua empresa é grande ou pequena, ter um organograma de TI será uma boa solução para se organizar.
Afinal, a organização é fundamental para atingir os objetivos — e cumpri-los da melhor maneira possível. Este é mais um passo na concepção da estratégia geral de negócios.
Quer saber mais sobre organogramas, seus benefícios e como desenhá-los? Continue lendo o artigo que preparamos abaixo.
O que é e para que serve um organograma?
O organograma é um esquema organizacional que representa graficamente a estrutura interna de uma empresa.
É especialmente útil para o departamento de Recursos Humanos, pois permite visualizar rapidamente a hierarquia da empresa por equipe, com base em quem se reporta a cada pessoa, ou quem é responsável por cada equipe ou funcionário.
No caso do departamento de TI, o organograma visa identificar quem são os trabalhadores do setor, suas funções, e como estão distribuídos hierarquicamente. Isso facilita no processo de solução para qualquer problema que possa ocorrer na área tecnológica.
Além de tudo isso, ter um organograma de TI tem outros benefícios:
Objetivos claros
Ajuda a definir melhor os objetivos gerais e específicos e a monitorar como eles estão sendo executados (porque o fio das ações pode ser seguido).
Transparência
Para os trabalhadores, o caminho para a promoção dentro da empresa é mais claro (e uma possível promoção nada mais é do que um desafio, algo que pode motivar o trabalhador a querer subir no organograma, e não uma ideia abstrata).
Facilita a distribuição de tarefas
Ele ilustra a cadeia de comando e como os relacionamentos dentro do departamento deve ser definidos. Além disso, uma das maiores vantagens é poder dividir e distribuir as diferentes tarefas entre os diferentes funcionários, desde os maiores e mais gerais até os menores e mais específicos, transformando-os em objetivos acionáveis que ajudarão no crescimento e nos lucros de toda a empresa.
Melhoria da estrutura do negócio
Permite detectar falhas na estrutura com a qual a empresa está organizada e, com a sua melhoria, otimizar funções. Por exemplo, você pode ter uma função duplicada e não saber disso porque não pode ter uma visão clara de quem faz o quê.
Melhorar a comunicação
É uma ferramenta que pode utilizar para fazer ajustes que facilitem a comunicação entre colaboradores e equipes e melhorem os sistemas de trabalho.
Maior organização
Facilita a melhoria da distribuição de autoridade. Um funcionário pode ter muitos filtros de aprovação para realizar uma tarefa simples ou pode haver problemas de comunicação de um líder. O organograma também ajuda a detectar quais funções estão funcionando e quais precisam ser alteradas.
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Dicas para criar um bom organograma de TI da empresa
Em primeiro lugar, será fundamental decidir como vai fazer fisicamente o organograma da sua empresa, com software, uma ferramenta online ou um template.
Então, você terá que decidir o desenho disso e a situação de cada um dos trabalhadores que vão estar nele. Como cada organograma é diferente, primeiro você terá que decidir o que deseja refletir nele.
Aqui está uma lista de considerações que você deve colocar em prática para criar o organograma da sua empresa.
Segmente os departamentos
Para visualizar a empresa de TI em equipes de trabalho, é preciso dividi-la em departamentos de acordo com as funções que cada equipe é responsável por desempenhar.
Análise os trabalhos para descobrir qual grupo de trabalhadores fará o quê. Determine também quais funções serão executadas de forma independente e quais conjuntamente.
Para ter uma ideia melhor dos papéis e implicações de cada trabalhador em cada projeto, atribua responsabilidades e tarefas. Dessa forma, você poderá ver quais precisam ser estendidos para cima ou para baixo no organograma (ou seja, para subordinados e/ou superiores).
Se você souber quais tarefas cada pessoa atribui, será mais fácil detectar sobreposições ou projetos sem equipamentos suficientes, além de ajudá-lo a ter clareza sobre as responsabilidades de cada um, o que nos leva ao próximo ponto.
Planeje a cadeia de comando
Saber qual será sua hierarquia de trabalho é uma das primeiras coisas que você precisa determinar ao criar um organograma. Já que, na realidade, é o que mais se refletirá.
Com isso queremos dizer as obrigações específicas de cada trabalhador. Quantos níveis de comando existem e quantas pessoas precisam passar por quais tarefas. Também quem toma as decisões e se encarrega de gerenciar outros trabalhadores e coordenar mais de um.
Não importa se não há muitos níveis de controle em sua empresa, esta organização sempre ajudará o fluxo de comunicação e a gestão. Certifique-se de que a posição de superiores e subordinados esteja bem definida. Também é importante que o todo faça sentido para o funcionamento da atividade empresarial.
Para isso você terá que ir de cima para baixo, começando pelo CEO e continuando com o Diretor Executivo e os chefes dos departamentos.
Decide a dependência (ou independência) dos funcionários
Ou seja, o controle que os trabalhadores com o mais alto nível de comando têm sobre os funcionários que os dirigem e quantos são. Referimos-nos também à liberdade que o superior deixa aos seus subordinados.
Um organograma permitirá que os funcionários responsáveis identifiquem as tarefas em andamento e possam tomar decisões. Conseguir atingir os objetivos que a empresa estabeleceu dependerá da magnitude e alcance das estratégias que forem realizadas.
Eles podem ser definidos com tudo isso em mente, se você quiser que os KPIs sejam realistas).
Torne o organograma de TI ilustrativo e intuitivo
É verdade que os organogramas devem ser adaptados às condições e ao contexto de cada empresa. Mas isso não significa que tem que deixar de ser claro e intuitivo.
Pense nisso como uma ferramenta para facilitar os processos e melhorar a comunicação. Todos precisam ter clareza sobre o que está ilustrado em seu organograma.
É imperativo que todos os trabalhadores estejam representados. Assim, os novos funcionários saberão com quem vão trabalhar, quais responsabilidades dependem deles e quais serão suas chances de promoção dentro da empresa.
Finalmente, o tipo de organograma e design que você escolher para ele terá que ser consistente com o tipo de empresa que você possui e as equipes que foram formadas nela.
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Crie um organograma de TI na sua empresa
Como vimos até aqui, um organograma de TI é mais que uma mera representação gráfica das funções de cada um. Ele tem um papel estratégico para distribuição das tarefas e crescimento da empresa.
Por isso, considere urgentemente criar um organograma para sua empresa de TI. Dessa forma conseguirá ter maior noção do trabalho da sua equipe e o que fazer para ter melhores resultados.
Por fim, esperamos que tenha compreendido como fazer um organograma de TI. E para aprofundar seu conhecimento, leia também nosso artigo “5 despesas que sua empresa de TI pode reduzir”.