As metas fazem parte de todos os aspectos dos negócios e vida, e fornecem um senso de direção, motivação, um foco claro e esclarecem a importância. Nesse sentido, os objetivos SMART são uma forma de atingir suas metas de forma mais rápida e prática.

Muitas pessoas passam a vida mudando de um trabalho para outro, ou correndo, tentando fazer mais e, na verdade, realizando muito pouco. Definir metas SMART significa que você pode esclarecer suas ideias, concentrar seus esforços, usar seu tempo e recursos de forma produtiva e aumentar suas chances de alcançar o que deseja na vida.

Neste artigo, exploraremos o que são as metas SMART e veremos como você pode usá-las para atingir seus objetivos.

O que são objetivos SMART?

Os objetivos SMART são uma ideia relativamente nova. Em 1981, George T. Doran, consultor e ex-diretor de planejamento corporativo da Washington Water Power Company, publicou um artigo intitulado “Há uma maneira SMART de escrever metas e objetivos de gerenciamento”. 

No documento, ele apresenta as metas SMART como uma ferramenta para criar critérios para ajudar a melhorar as chances de sucesso na realização de uma meta. De lá para cá, suas metas foram utilizadas por diversas pessoas e empresas que passaram a atingir seus objetivos de forma muito mais prática e rápida.

E é importante frisar que SMART é o anacrônico para cinco palavras?

  • S – Specific (seja específico)
  • M – Measurable (defina objetivos mensuráveis)
  • A – Attainable (defina objetivos atingíveis)
  • R – Realistic (seja realista)
  • T – Time-bound (defina um prazo)

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Como aplicar cada um deles

Para entender e saber como aplicar cada um deles, você deve seguir a seguinte ordem:

S – Specific (seja específico)

Ao definir uma meta, seja específico sobre o que você deseja realizar. Pense nisso como a declaração de missão do seu objetivo. Esta não é uma lista detalhada de como você vai atingir uma meta, mas deve incluir uma resposta às perguntas mais populares:

Quem: Considere quem precisa estar envolvido para atingir a meta (isso é especialmente importante quando você está trabalhando em um projeto de grupo).

O que: Pense exatamente no que você está tentando realizar e não tenha medo de ser muito detalhado.

Quando: Você será mais específico sobre essa questão na seção “limite de tempo” de definição de metas SMART, mas deve pelo menos definir um período de tempo.

Onde: Essa pergunta nem sempre se aplica, especialmente se você estiver definindo objetivos pessoais, mas se houver um local ou evento relevante, identifique-o aqui.

Qual: Determine quaisquer obstáculos ou requisitos relacionados. Essa pergunta pode ser benéfica para decidir se seu objetivo é realista. Por exemplo, se o objetivo é abrir uma padaria, mas você nunca cozinhou nada antes, isso pode ser um problema. Como resultado, você pode refinar as especificações da meta para ser “Aprenda a assar para abrir uma padaria”.

Por que: Qual é o motivo do objetivo? Quando se trata de usar esse método para funcionários, a resposta provavelmente será no sentido de avanço da empresa ou desenvolvimento de carreira.

M – Measurable (defina objetivos mensuráveis)

Quais métricas você vai usar para determinar se você cumpre a meta? Isso torna uma meta mais tangível porque fornece uma maneira de medir o progresso. 

Se for um projeto que levará alguns meses para ser concluído, defina alguns marcos considerando as tarefas específicas a serem realizadas.

A – Attainable (defina objetivos atingíveis)

Este enfoca a importância de uma meta para você e o que você pode fazer para torná-la alcançável e pode exigir o desenvolvimento de novas habilidades e a mudança de atitudes. 

O objetivo é inspirar motivação, não desanimo. Pense em como cumprir a meta e se você tem as ferramentas / habilidades necessárias. 

Se você atualmente não possui essas ferramentas / habilidades, considere o que seria necessário para obtê-las.

R – Realistic (seja realista)

Relevância refere-se ao foco em algo que faça sentido para os objetivos de negócios mais amplos. 

Por exemplo, se a meta é lançar um novo produto, deve ser algo que esteja alinhado com os objetivos gerais de negócios. 

Sua equipe pode ser capaz de lançar um novo produto de consumo, mas se sua empresa for uma B2B que não está se expandindo no mercado consumidor, então o objetivo não seria relevante.

T – Time-bound (defina um prazo)

Qualquer um pode definir metas, mas se faltar um momento realista, é provável que você não tenha sucesso. 

Fornecer uma data-alvo para os resultados é fundamental. Faça perguntas específicas sobre o prazo final da meta e o que pode ser realizado dentro desse período. 

Se a meta levará três meses para ser concluída, é útil definir o que deve ser alcançado no meio do processo. Fornecer restrições de tempo também cria um senso de urgência.

Exemplos de objetivos SMART

Use os seguintes exemplos de objetivos SMART para se inspirar no estabelecimento de metas para sua carreira, habilidades pessoais e saúde.

Exemplo um: Carreira

Conquiste cinco novos clientes que gastem pelo menos R$ 2.000,00 por mês nos próximos seis meses. Para atingir esse número, reúna-se com 20 novos clientes em potencial por mês e envie 15 novas propostas por mês.

  • Específico: indica claramente quantos clientes precisam ser conquistados e quanto precisam gastar.
  • Mensurável: a meta é estabelecer o trabalho braçal necessário para chegar lá — gerando leads ao se reunir com 20 novos clientes em potencial por mês.
  • Atingível: Digamos que a empresa já esteja conquistando de dois a três clientes por mês. Isso torna a meta dentro do alcance.
  • Realista: por todas as razões acima, essa meta está bem dentro do reino das possibilidades.
  • Tempo: está claramente definido o que precisa ser feito a cada mês e por quanto tempo essa meta deve ser alcançada.

Exemplo dois: Saúde

Perca um quilo por semana nas próximas oito semanas. Faça isso caminhando 30 minutos por dia, cinco dias por semana, e limitando as calorias a 1.200 por dia.

  • Específico: há metas semanais e diárias aqui, tornando essa meta SMART muito específica.
  • Mensurável: existem três números nesta meta que são mensuráveis.
  • Atingível: Em vez de apontar para um “peso ideal” geral, definir incrementos para manter sua meta atingível é definitivamente SMART.
  • Realista: é importante pensar a longo prazo quando se trata de perda de peso duradoura. 
  • Tempo: pondere-se a cada semana para ver se atingiu sua meta.

Como é possível ver nesses dois exemplos, os objetivos SMART podem ser aplicados praticamente em tudo na sua vida, seja no trabalho, seja na sua carreira, seja na sua saúde.

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Aplique objetivos SMART na sua vida

No mundo de hoje, o tempo está se esgotando para todos em qualquer coisa que façam. Torna-se ainda mais imperativo ter clareza de ideias, esforços corretamente focados e utilização produtiva dos recursos e do tempo disponíveis. Isso ajuda a alcançar o que queremos na vida e aumenta nossas chances de sucesso. 

Os modelos de metas inteligentes disponíveis hoje em dia têm ajudado muitas pessoas, que passaram grande parte da vida mudando de um emprego para outro ou tentando se apressar em coisas para fazer mais. Eles ajudaram a conseguir muito mais na vida e contribuíram para reduzir preocupações e tensões.

Portanto, ao aplicar os objetivos SMART, suas metas se tornam mais claras, mensuráveis, tangíveis, realistas e com prazo a serem cumpridas. Esperamos que tenham gostado do artigo e, para mais dicas e muita informação, siga a Contabiliza Rio nas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram!