Na hora de abrir seu negócio, é comum os empreendedores ficarem em dúvida sobre o que é razão social. Alguns o confundem com o nome da empresa, mas estão errados.
Basicamente, a razão social é o nome jurídico da empresa, que constará em contratos e outros documentos oficiais do negócio. Por isso é comum que muitos achem que é o mesmo que o nome fantasia.
Para explicar de forma detalhada o que é razão social, como escolher, e também já explicar o que é o nome fantasia, preparamos o artigo abaixo. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
O que é razão social?
A razão social é o nome de registro de uma empresa. É o que vai no contrato social e junto aos órgãos governamentais, cartório, e que também constará em escrituras, notas fiscais, documentos legais, entre outros.
É basicamente o “nome de batismo” da empresa, e que é criado junto com o CNPJ no momento da formalização do negócio. É por isso que também é chamada de Denominação Social.
Além disso, a razão social deve ser única, não sendo possível existir outra empresa com o mesmo nome. Por isso, no momento do registro junto ao cartório ou junta comercial, é preciso pesquisar antes se não há outra empresa com a mesma razão social. Se isso ocorrer, não é possível fazer o registro.
Convém explicar também que o nome fantasia se equivaleria ao “apelido” da empresa, que é como ela realmente seria conhecida pelo público.
Leia também::: Como abrir uma empresa no Rio de Janeiro?
Para que serve a razão social?
Olhando a forma como foi escrito acima, muitos podem achar que a razão social seria desnecessária, bastando adotar o nome fantasia, não é mesmo?
Mas o fato é que a razão social é extremamente importante, já que se trata do nome de identificação do seu negócio e, como mencionamos, constará em todos os documentos oficiais da empresa.
Dessa forma, nesses casos é importante ter cuidado ao escolher a razão social da sua empresa, principalmente porque este nome estará em tantos documentos oficiais.
Como escolher a razão social da sua empresa?
Na hora de escolher a razão social da empresa, é fundamental estar atento a alguns detalhes, que no futuro tornarão algumas coisas mais fáceis. Entre elas:
- A razão social deve estar ligada ao ramo de atividade exercida pela empresa
- Deve ser única
- Importante não ser parecido com a razão social de outras empresas
- Que não seja muito longo
- Que seja de fácil assimilação e compreensão
- Na dúvida, iniciais do dono ou sócio podem ser usadas
- Pode usar termos ligados à área de atuação, como Comércio, Tecnologia, Marketing, entre outros
- A razão social pode depois dar origem ao nome fantasia
Na hora da escolha da razão social, você também pode pedir a orientação do contador que está lhe auxiliando na abertura da empresa. Ele saberá dizer qual pode ser usado, com base em sua experiência profissional.
Além disso, é fundamental fazer algumas pesquisas, para verificar se o nome escolhido já não é usado por outras empresas. Essas pesquisas podem ser feitas na própria internet.
Por isso, é bom já ter mais de uma ideia de razão social, para que caso a primeira já esteja em uso, você possa escolher o segundo da lista, e assim sucessivamente.
Leia também::: Precificação de serviços: como fazer e 4 dicas para ter sucesso
Faça a abertura de empresa com uma contabilidade especializada
Como foi possível acompanhar até aqui, a razão social é um item obrigatório no momento da abertura da empresa, e por isso deve ser escolhido com bastante cuidado e atenção.
Além disso, como já mencionamos, será o “nome de batismo” da sua empresa, por mais que posteriormente ela venha a ser conhecida por seu nome fantasia, que é o “apelido” dentro do meio empresarial.
Uma forma de não errar na hora de escolher e registrar a razão social é contar com uma contabilidade que seja especialista na abertura de empresas. Eles saberão lhe orientar da melhor forma, o ajudando a escolher a melhor razão social para o seu negócio.
Aqui na ContabilizaRIO somos especialistas na abertura de empresas, auxiliando o empreendedor em todo o processo, inclusive na escolha da sua razão social. Por isso, se deseja abrir seu negócio com segurança e confiabilidade, conte com a gente.
E fechando um contrato anual com a ContabilizaRIO, o serviço de abertura da sua empresa é gratuito, bastando você pagar as duas taxas de registro.
Esperamos que tenha compreendido o que é razão social e, para saber como a ContabilizaRIO pode lhe ajudar na abertura da sua empresa, clique aqui e já converse com nossa equipe!