O Mínimo Produto Viável, ou MVP, é a melhor ferramenta para testar uma ideia de negócio. Ela permite acelerar etapas e conhecer a reação do mercado a um produto ainda em construção.
Muitas ideias de negócios não decolam e encontram espaço no mercado. Na verdade, cerca de 85% dos 30.000 lançamentos de novos produtos falham, de acordo com a Harvard Business Review.
Para minimizar o risco de lançar um novo produto ou serviço e investir de forma mais inteligente e segura, você pode criar um Mínimo Produto Viável, ou MVP.
Para saber como fazer isso, alguns exemplos e como usar o MVP em seu negócio, siga a leitura do artigo abaixo!
O que é um MVP?
Um MVP é uma versão básica e lançável do produto que suporta recursos mínimos, mas obrigatórios (que definem sua proposta de valor).
Um MVP é criado com a intenção de permitir um tempo de lançamento mais rápido, atrair os primeiros adeptos e alcançar o ajuste do produto ao mercado desde o início.
Uma vez que o MVP é lançado, o feedback inicial é aguardado. Com base nesse feedback, a empresa reiterou a correção dos bugs e a introdução de novos recursos que os primeiros usuários sugerem.
A abordagem MVP permite:
- Fazer uma entrada antecipada no mercado que leva a uma vantagem competitiva
- Habilitar testes iniciais da ideia com usuários reais para verificar se o produto é capaz de resolver seus problemas com eficiência
- Trabalhar de forma eficaz para desenvolver um produto completo que integre feedback e sugestões do usuário
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Para que ele serve?
No livro “The Lean Startup” de Eric Fries, o autor expressa que o objetivo de um mínimo produto viável é aprender e validar uma ideia (hipótese) com o mínimo de recursos possível (tempo e dinheiro).
Isso significa que antes de criar seu logotipo, um modelo de negócio, estratégias de marketing complicadas, ou trabalhar em outras distrações, é melhor criar um produto mínimo viável e testá-lo no mercado.
Depois de construir seu produto mínimo viável, você pode medir os resultados do experimento e aprender com ele. Finalmente, o ciclo recomeça, ajustando sua ideia ou hipótese para se adequar ao seu produto mínimo viável e testando-o novamente.
O ciclo produto mínimo viável é:
- Construir: Você cria um produto mínimo viável com as características essenciais que você precisa testar no mercado.
- Medir: Você estabelece algumas métricas que o ajudarão a concluir o resultado do experimento (exemplos: número de registros, número de visitas, número de pré-vendas, número de downloads, etc).
- Aprender: Você apresenta seu mínimo produto viável ao público e anota as lições aprendidas. Com base nesse aprendizado, você volta à etapa 1, modifica (ou “pivô”) seu mínimo produto viável e inicia o processo novamente.
Você realizará esse processo várias vezes, sempre tentando diminuir o tempo de aprendizado em cada ciclo. Seu objetivo é aprender o máximo possível no menor tempo possível e com pouco investimento.
Exemplos reais de mínimo produtos viáveis.
Abaixo, vamos compartilhar alguns exemplos de MVP criados e que se tornam sucesso de mercado.
Uber
Em 2009, o fundador Garrett Camp criou um protótipo simples para Ubercap.com e testou o conceito em Nova York.
Os usuários tinham que enviar um e-mail para os fundadores para acessar o serviço. O mínimo produto viável que eles criaram permitia que as pessoas digitassem seu endereço e o Uberpop notificava o motorista mais próximo.
Dropbox
Drew Hudson sabia que o armazenamento de arquivos era um problema. Os pendrives eram facilmente perdidos e tinham limitações de espaço.
Antes de criar uma solução completa, Drew gravou um vídeo simples para mostrar como o Dropbox salva e sincroniza arquivos em vários dispositivos.
Seu vídeo fez muito sucesso em atrair centenas de pessoas que buscavam uma solução para armazenamento de arquivos.
Airbnb
Em 2007, Joe Gebbia e Brian Chesky observaram que havia épocas do ano em que todos os hotéis de São Francisco, na Califórnia, estavam lotados, deixando centenas de pessoas desabrigadas.
Então eles decidiram testar a hipótese de que certas pessoas estariam dispostas a pagar para ficar na casa de outra pessoa.
Foi assim que eles criaram uma página web simples com uma lista de apartamentos e para poder validar se alguém estava interessado. Após obter a reserva de 3 hóspedes, validaram o seu conceito.
Amazon
Em 1994, Jeff Bezos lança a Amazon de sua garagem. Ele começou com uma lista de livros que achava que poderia vender por meio de uma nova tecnologia chamada internet.
Depois de criar um site simples como seu mínimo produto viável, a Amazon estava no ar. Quando alguém comprava um livro, ele o encomendava ao distribuidor e o enviava para o endereço do comprador. Após um mês de negociação, ele estava vendendo US$ 20.000 por semana.
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Aplique em suas ideias
Para finalizar, podemos concluir que um mínimo produto viável será a ferramenta perfeita para validar suas hipóteses em uma ideia de negócio.
O objetivo é aprender sem gastar muito tempo ou dinheiro e concluir se você deve continuar ou interromper sua execução.
Use sua criatividade para construir um protótipo com os recursos essenciais e mostrá-lo ao seu mercado-alvo.
Lembre-se, você precisa repetir o processo de construção — medição — aprendendo várias vezes até validar que existe um problema tão “doloroso” que eles estão dispostos a pagar pela primeira versão do seu produto.
Por fim, esperamos que tenha compreendido o que é o MVP, e como ele pode ser útil para o seu empreendimento. E para se destacar ainda mais no mercado, confira também nosso artigo “Como montar um plano de negócios no Canvas?”.