O uso de ferramentas digitais para otimizar sua consulta aumentou significativamente entre os médicos desde 2016. Isso ocorreu com a melhora da tecnologia em torno da telessaúde e da telemedicina, o monitoramento remoto de pacientes, além de dispositivos que passam a permitir melhores diagnósticos.

De acordo um relatório da American Medical Association, em 2019, 28% dos médicos usaram televisitas ou visitas virtuais aos seus pacientes, contra 14% em 2016. Já o monitoramento remoto e gerenciamento para melhoria do atendimento subiram para 22% em 2019, ante 13% em 2016.

Para você conhecer estas principais ferramentas digitais para otimizar sua consulta, preparamos este artigo. Leia e tire suas dúvidas!

Ferramentas digitais melhoram o futuro da saúde

As ferramentas digitais estão remodelando o cenário da saúde de uma forma significativa, muito além de apenas reduzir os tempos de espera e custos. Tecnologias como Big Data, IoT e Inteligência Artificial têm contribuído muito no setor de saúde, com ferramentas digitais sendo desenvolvidas para diagnóstico, consulta, medicina preventiva, teste de drogas e muito mais. Com software que processa dados e “aprende” como aplicá-los com a ajuda de aprendizado de máquina e IA, as possibilidades são infinitas.

Ultronics é uma ferramenta digital que foi desenvolvida por pesquisadores do John Radcliffe Hospital em Oxford, Reino Unido. Com a ajuda da Inteligência Artificial, esta ferramenta tem o potencial de radicalizar o diagnóstico de doenças cardíacas e melhorar a precisão do diagnóstico em 90%. A Ultronics analisa quase 80.000 pontos de dados de cada imagem de ecocardiograma e fornece um diagnóstico quase perfeito que pode salvar milhões de vidas.

Há outras ferramentas digitais para otimizar sua consulta, que são:

Telemedicina

A telemedicina é uma área em expansão da saúde digital. A capacidade de conduzir algumas visitas remotamente usando um aplicativo seguro de áudio e vídeo tem vários benefícios para pacientes e médicos. 

Os pacientes podem pular a sala de espera lotada, evitar faltar ao trabalho e eliminar custos e tempo de viagem. Os médicos podem oferecer uma programação mais flexível, obter mais receita atendendo mais pacientes em um dia, ser pagos por ligações de acompanhamento e melhorar a eficiência. 

Tecnologia vestível

Outra tendência da transformação digital na área de saúde são as empresas que coletam seus próprios dados de saúde de dispositivos médicos, incluindo tecnologia vestível. No passado, a maioria dos pacientes ficava satisfeita em se submeter a um exame físico uma vez por ano e apenas consultar seus médicos quando algo dava errado. Mas na era digital, os pacientes estão se concentrando na prevenção e manutenção e exigindo informações sobre sua saúde com mais frequência.

Como resultado, as empresas de saúde estão sendo proativas, investindo em dispositivos de tecnologia vestíveis que podem fornecer monitoramento atualizado de pacientes de alto risco para determinar a probabilidade de um grande evento de saúde. 

Alguns dos dispositivos mais comuns incluem:

  • Sensores de frequência cardíaca
  • Rastreadores de exercícios
  • Medidores de suor – usados ​​por diabéticos para monitorar os níveis de açúcar no sangue.
  • Oxímetros – monitora a quantidade de oxigênio transportado no sangue e é freqüentemente usado por pacientes com doenças respiratórias, como DPOC ou asma.

Quando o médico usa tais ferramentas digitais para otimizar sua consulta, consegue detectar mais rapidamente o diagnóstico e prescrever o melhor tratamento. 

Saúde na palma da sua mão

O sistema de saúde está passando por uma mudança sísmica na forma como as informações são obtidas e disseminadas. Já se foi o tempo em que todas as informações médicas estavam sob controle de clínicas ou hospitais. 

Por meio de ferramentas como prontuários eletrônicos e portais de pacientes online, é possível ter acesso a resultados de exames médicos, diagnósticos e explicações de doenças. Isso permite que agora os pacientes estão se tornando participantes de seu bem-estar. E isso permite que os médicos analisem os pacientes em tempo real, otimizando sua consulta.

Terceirização Financeira + Contabilidade Consultiva

A parte da gestão financeira e contábil de uma clínica médica também é uma área que toma tempo e pode, inclusive, atrapalhar nas consultas médicas. Há casos em que o médico ainda gasta seu tempo com essa burocracia, enquanto poderia estar ganhando mais dinheiro atendendo mais pacientes.

Com a terceirização financeira especializada para médicos, é possível você ter um controle em tempo real de como anda a saúde financeira da sua clínica médica ou consultório, tudo à distância de apenas alguns cliques, e o melhor, saber que além da gestão financeira do seu negócio, toda parte contábil e fiscal também estará sendo feita pelo mesmo prestador de serviço, não pagando a mais por isso.

Migre para o futuro

Se sua clínica médica ainda não adotou nenhuma das ferramentas listadas no artigo, algo precisa ser revisto urgentemente. Não é mais possível que setores da saúde estejam dependentes do papel, arquivos físicos e de outras pessoas para terem acesso às informações sobre seus pacientes, ou mesmo sobre as finanças do negócio.

Em relação à terceirização financeira e a contabilidade consultiva, a ContabilizaRIO é destaque no segmento dentro da área médica, com consultores  especializados que poderão fornecer o melhor atendimento e indicar sempre os melhores caminhos a serem tomados pelos administradores das clínicas. Isso permite se ganhar tempo e dinheiro, além de otimizar o atendimento aos pacientes.
Como você viu, as principais ferramentas digitais para otimizar sua consulta são variadas, e envolvem diversos departamentos. Se gostou do artigo, confira também este sobre empreendedorismo na saúde e oportunidades para médicos, que preparamos. Boa leitura!