Quem trabalha na área da saúde, especialmente gestores e donos de clínicas, consultórios, hospitais e laboratórios sabe o quanto esse mercado é competitivo e dinâmico, com novas variáveis surgindo a cada dia, desde a telemedicina, passando pela Lei Geral de Proteção de de Dados (LGPD) e as receitas digitais por QR Code.

E por ser tão dinâmico, as empresas desse segmento precisam estar atentas e atualizadas para continuar atraindo (e fidelizando) pacientes, a fim de manter sua saúde financeira.

Neste artigo, falaremos sobre o panorama atual das empresas desse segmento e traremos dicas sobre estratégias de SEO e Inbound Marketing para atrair pacientes e aumentar o faturamento.

Acompanhe!

Panorama atual das empresas de saúde

Com dados de um amplo estudo, feito anualmente pela plataforma Doctoralia, nomeado de Panorama das Clínicas e Hospitais 2022, algumas informações chamam atenção nesse segmento, como:

  • Foram ouvidos 387 representantes de empresas médicas.
  • Dois terços (66%) afirmou que seu negócio investe de 1% a 15% do orçamento em marketing.
  • Cerca de 10% deles, por outro lado, informaram que ainda não fazem qualquer investimento em marketing.
  • No estudo do ano passado, 20% não investiam em marketing, ou seja, dobrou a consciência sobre essa importância para empresas da saúde aumentou. 

Os dados acima – e outros que você pode ver acessando o estudo – mostram o quanto os empresários e gestores desse segmento têm percebido a importância das ações de marketing para continuar vivos nesse mercado. 

No próximo tópico falaremos mais dessa importância.

?Não deixe de ver: Marketing médico: o guia completo para a transformação digital!

A importância do marketing para empresas da saúde

Não é segredo que o investimento em marketing é tido hoje como um dos pilares de crescimento de todo tipo de negócio, desde uma pequena lanchonete de bairro, que mantém um perfil no Instagram, até multinacionais, que fazem investimentos milionários.

Na área da saúde não é diferente! 

Talvez até mais necessário, já que se trata de uma área com bem mais restrições para a busca ativa de pacientes, exigindo estratégias mais sofisticadas e planejadas, e onde há mais concorrentes entregando serviços semelhantes, o que torna bem mais difícil se diferenciar.

Outros benefícios específicos do Marketing para empresas da saúde são:

  • Previsibilidade de faturamento.
  • Aumento do conhecimento de marca, visando destacar a empresa da concorrência.
  • Possibilidade de atrair pacientes sem que isso contrarie normas do Conselho Federal de Medicina, especialmente no caso das ações de Inbound Marketing.
  • Alta geração de demandas, sem depender do boca a boca.
  • Escalabilidade nas vendas.
  • Aumento da autoridade no segmento.
  • Melhora do relacionamento com pacientes.

Estratégias de SEO para a área da saúde

Agora que já está clara a importância do marketing para médicos e empresas da saúde, vale conhecer uma das fundamentais para ter sucesso nesse trabalho, que é o SEO (Search Engine Optimization).

Aqui estamos falando das técnicas e ajustes feitos nos conteúdos digitais para que os mecanismos de busca, como o Google, os reconheçam como de boa qualidade e os mostrem para mais e mais pessoas, ampliando exponencialmente o alcance da empresa.

E algumas das estratégias de SEO para o marketing médico são:

Google Meu Negócio

Uma das características dos negócios da saúde é que seu público geralmente está na cidade ou região em que a empresa está estabelecida, ou seja, é um típico negócio local.

Nesse sentido, o chamado SEO Local torna-se indispensável, sendo o seu melhor exemplo o Google Meu Negócio, a plataforma gratuita disponibilizada pela gigante de buscas para empresas físicas.

Quando sua clínica, ambulatório, laboratório ou hospital tem um perfil completo e estrategicamente pensado nessa ferramenta, sempre que alguém busca esse tipo de serviço no Google (como faz a maioria das pessoas hoje), sua empresa pode aparecer como principal opção, juntamente com seus contatos, endereço (com rotas de GPS), horários, link para o site, redes sociais e as avaliações das pessoas.

SEO no site

Seu negócio da saúde já possui um site, certo? Se não, essa deve ser sua maior prioridade a partir de agora, se você deseja escalar seus resultados.

Mas supondo que sim, fazer otimizações e ajustes nas páginas do seu site é uma daquelas ações frequentes que mais vão fazer diferença nos seus resultados. Isso porque esses ajustes visam adequar seus conteúdos aos critérios dos mecanismos de busca, fazendo com que eles tenham mais chance de aparecer no topo dos resultados de pesquisa. 

Esse trabalho visa deixar seu site mais rápido para carregar, incluir os termos mais usados pelo seu público-alvo, entre outras ações.  

Quer saber como fazer isso, então conheça as melhores técnicas de SEO para otimizar seu site.

Uso de palavras-chave

Como dito no parágrafo anterior, ter no seu site e seus conteúdos os termos, palavras e expressões mais procurados pelas pessoas vai fazer o link entre elas e sua marca, e os mecanismos de busca reconhecem isso e te ajudam nessa tarefa, quando você faz um bom trabalho de SEO.

Hoje dispomos de inúmeras ferramentas que nos ajudam a descobrir exatamente quais os termos buscados pelas pessoas no Google e, a partir disso, possamos criar conteúdos que atendam essa procura.  

Estratégias de Inbound Marketing para a área da saúde

Agora que já vimos a importância do SEO para o marketing médico, vamos conhecer melhor uma outra estratégia fundamental nesse segmento: o Inbound Marketing.

Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound se baseia no princípio de atrair as pessoas por meio da produção de conteúdo de seu interesse, em vez de agir de forma ostensiva e invasiva em busca do clique.

Algumas das principais estratégias de Inbound Marketing são:

Conheça e execute as etapas do Inbound

O Inbound Marketing se baseia em quatro pilares, que são:

  • Atração – Um dos grandes benefícios de uma estratégia eficiente de Inbound é sua capacidade de geração de oportunidades de venda, atraindo mais e mais pessoas para seu negócio. E não só em quantidade, mas principalmente pessoas com o perfil certo para se tornarem seus pacientes. Nessa etapa são importantes ferramentas como Blog, site e mídias sociais.
  • Conversão – Após atrair essas pessoas, entram em cena estratégias de conversão, ou seja, de captar os contatos ou estimular a ação desses possíveis clientes. Nesse sentido são fundamentais estratégias que incluam landing pages e formulários, por exemplo. 
  • Venda – Quando as pessoas certas foram alcançadas e já demonstraram interesse pelos serviços da sua clínica, é hora de concretizar essas oportunidades. E com as etapas anteriores percorridas, torna-se muito mais fácil o trabalho do seu time de atendimento ou vendas para fechar agendamentos ou mesmo usando ferramentas de automação, como o WhatsApp Business, por exemplo.
  • Relacionamento – As ações de Inbound não terminam a partir do momento que essa pessoa se torna seu cliente. E isso visa gerar fidelização, relacionamento e estimular essa pessoa a ser um promotor da sua marca. Para isso, é importante o uso de ferramentas como e-mail marketing, que mantêm sua comunicação presente na vida do seu público.

        https://www.youtube.com/watch?v=_TDvAOs5myM

Tenha um Blog no seu site

Uma das estratégias mais baratas e mais eficientes para gerar autoridade e aumento de tráfego para as marcas é o uso de um Blog corporativo.

Esse tipo de estratégia permite a você a produção de conteúdos bem mais extensos e profundos que aqueles usados nas redes sociais, dando à sua marca a oportunidade de esclarecer as dúvidas das pessoas sobre temas relacionados ao seu nicho, mostrar o conhecimento do seu time de profissionais por meio da produção de conteúdos, oferecer links de agendamento e ainda fazer sua marca e seu site aparecerem com destaque nos resultados de busca do Google.

E o melhor: sem precisar pagar e sem depender das restrições das plataformas digitais que, sem qualquer aviso, podem mudar o alcance ou a distribuição do seu conteúdo.

Produza bom conteúdo

Essa dica pode parecer meio óbvia, mas nunca é demais lembrar. Se tiver que ficar com apenas uma dica de todas as trazidas neste artigo, fique com esta: conteúdo de qualidade vale ouro!

E aqui estamos falando desde as legendas das suas redes sociais, o roteiro dos vídeos para o YouTube, os artigos publicados no Blog e até as imagens usadas.

E o primeiro passo para conseguir fazer isso é conhecer as dúvidas e interesses do público que você deseja atingir. O bom conteúdo é aquele que as pessoas procuram.

Marketing para médicos: tenha bons parceiros!

Como vimos, estratégias de SEO e Inbound são indispensáveis para o marketing médico, pois se adequam perfeitamente a esse segmento tão cheio de restrições e imposições legais e onde autoridade, confiança e relacionamento são questões fundamentais.

Ao mesmo tempo, para ter resultados concretos é preciso um trabalho profissional e robusto, com a experiência e o conhecimento técnico necessários.

Para isso, conte com os parceiros certos para serem a ponte entre seu negócio e os clientes que você deseja atingir. 

A agência Eixo Digital é referência no Centro-Oeste em marketing médico, tendo em sua carteira inúmeros negócios da saúde, nas mais variadas especialidades. Nosso time de profissionais está pronto para conhecer as necessidades do seu negócio e sugerir as melhores estratégias para alavancar suas vendas.

Além disso, ter uma boa gestão financeira empresarial é outro pilar para o sucesso de qualquer negócio, e na saúde não é diferente. Para isso, conte com a Contabiliza Rio, uma contabilidade simples, moderna e descomplicada para dar ao seu negócio a assessoria e o suporte que você precisa.