Em cenários cada vez mais competitivos, é fundamental pensar em alternativas para manter-se em evidência e se destacar entre a concorrência. É aí que entra o marketing para empresa de TI.

Ações de marketing são poderosas para atrair seu público, fidelizar clientes e promover indicações de qualidade. Segundo Peter Drucker, considerado o “pai da administração moderna”, quando o marketing é bem trabalhado, ele pode se tornar um ativo valioso, potencializar a competitividade da empresa e até diminuir os esforços de vendas.

Isso porque quando as estratégias são executadas de forma eficiente, fica mais fácil atingir o consumidor e encurtar o caminho para a decisão de compra ou contratação. 

Ficou curioso em como aproveitar essa oportunidade? Neste post, reunimos 7 dicas para marketing de empresas de TI que você não pode perder de vista. Acompanhe a leitura!

1- Faça uma análise SWOT

A análise SWOT, também conhecida como FOFA ou matriz SWOT, é um método de planejamento estratégico muito importante para aplicar na sua empresa de tecnologia.  Essa ferramenta ajuda a entender melhor o cenário, avaliando 4 fatores: 

  • S (strenghts) = forças;
  • W (weaknesses) = fraquezas;
  • O (opportunities) = oportunidades;
  • T  (threats) = ameaças;

Desse modo, você consegue estudar o ambiente interno e externo do negócio para tomar decisões mais assertivas e alinhadas aos seus objetivos. Para isso, basta fazer uma matriz com os pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades e ameaças do mercado de TI.

A análise da matriz vai contribuir para a definição das campanhas de marketing com foco na potencialização das forças, redução das fraquezas, defesa das ameaças e aproveitamento das oportunidades visualizadas.

2- Crie personas para empresa de TI

Um dos primeiros passos para implementar estratégias de marketing com bons resultados é conhecer quem é seu público. Para isso, é necessária a criação de personas ou buyer personas.

A persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal da empresa, baseando-se em dados e características de clientes reais. No marketing, essa ferramenta é utilizada para segmentar o público e garantir ações mais assertivas, já que permitem compreender quais são as dores, necessidades e desejos dos potenciais clientes.

A título de exemplo, vamos imaginar que sua empresa tem entre o público-alvo atendido médicos com idade entre 35 e 65 anos e que possuem clínicas em Santa Catarina. A persona vai focar no comportamento, hábitos e necessidades desse consumidor de forma específica.

Nesse caso, uma persona poderia ser o Alberto, 50 anos, dono de uma clínica médica que precisa de uma empresa de TI para atender suas demandas com agilidade e eficiência em softwares e hardwares. 

Lembrando que você pode criar quantas personas quiser e poderá pesquisar as informações no Google Analytics, assim como em mídias que ele acessa e lugares e eventos frequentados.

3- Estabeleça seu funil de vendas

O funil de vendas é um modelo que representa as etapas que um potencial cliente (lead) passa desde o primeiro contato com a empresa até o momento em que concretiza a compra. 

Essa ferramenta possibilita conhecer os níveis de interesse do lead em cada etapa para criar estratégias de marketing alinhadas às expectativas dele e fazê-lo fechar negócio. 

Um funil de vendas é dividido em 3 etapas: topo de funil (ToFu), meio do funil (MoFu) e fundo de funil (BoFu). No topo, estão aqueles consumidores que ainda não sabem que necessitam do produto ou serviço, logo você precisa produzir materiais que ajudem a persona a entender que ela possui um problema a ser resolvido. 

Já no meio do funil, o cliente entende que tem um problema, e o foco deve ser apresentar soluções que podem resolvê-lo, como a contratação de algum produto ou serviço da sua empresa de tecnologia. Por fim, no fundo do funil, o cliente almeja contratar uma empresa e é aqui que você deve mostrar as vantagens que ele terá ao optar pela sua. 

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4- Utilize as redes sociais

Segundo um relatório produzido pelo We Are Social e Hootsuite, de 2021, existem 4,66 bilhões de usuários de internet no mundo atualmente. Então, independente do seu tipo de negócio, se ele é B2B ou B2C, uma coisa é certa: os consumidores estão cada vez mais conectados e aumentar a visibilidade no mundo digital se tornou fundamental para se destacar entre a concorrência. 

Para isso, vale criar perfis em redes sociais onde seu público está presente e trabalhar o marketing digital. Entre algumas redes sociais muito populares temos:

  • Facebook: mais de 2,7 bilhões de usuários, sendo 130 milhões brasileiros;
  • Instagram: 1 bilhão de usuários, 95 milhões brasileiros;
  • LinkedIn: mais de 774 milhões de usuários;
  • Youtube: mais de 2 bilhões de contas ativas, 105 milhões no Brasil;

Utilizar esses canais é uma ótima pedida para construir relacionamento com a audiência, estimular interações e atingir seus leads de forma segmentada por meio das campanhas de marketing personalizadas para cada rede social.

5- Produza conteúdo de valor sobre tecnologia

Segundo uma pesquisa do Internet Live Stats, o Google processa pelo menos 3,5 milhões de buscas por dia, o que significa, em média, 40 mil pesquisas a cada segundo. Agora pensa se esses usuários encontrarem seu site por lá ao pesquisarem por alguns termos de interesse? Eles passam a conhecer a sua empresa e, futuramente, até podem contratar algum serviço.

Daí a importância de adotar o que chamamos de marketing de conteúdo. Trata-se de uma estratégia de marketing que consiste na produção de conteúdo de valor para atrair, engajar e educar clientes, aumentando sua visibilidade no mercado e as possibilidades de fechar vendas.

A empresa que trabalha o marketing de conteúdo resolve os problemas do cliente e se torna uma autoridade no assunto por meio de conteúdos como:

  • E-books;
  • Artigos em blog (blogposts);
  • Webinars;
  • Podcasts;
  • Posts em redes sociais;
  • Vídeos (Instagram, Facebook, Youtube, etc);

Mas atenção: para definir os temas dos materiais, é necessário fazer um planejamento estratégico e entender o que realmente interessa a sua persona. Se ela possui um varejo online, por exemplo, você pode elaborar blogposts falando sobre as vantagens do varejo utilizar tecnologias para aumentar a produtividade.

6- Trabalhe a automação de marketing

Assim que seus leads são atraídos, você precisa ter um fluxo planejado para mantê-lo próximo e fazê-lo se interessar cada vez mais pelas suas soluções. No marketing, isso recebe o nome de “nutrição de leads” e nada mais é que uma estratégia que utiliza conteúdo, segmentação de público e funil de vendas para fazer os leads evoluírem na jornada, desde a etapa de descoberta até a decisão de compra.

A automação de marketing será decisiva para isso, já que as ações automatizadas poderão simplificar o relacionamento com o potencial cliente. Entre algumas técnicas de automação de marketing temos o e-mail marketing, criação de formulários, criação de CTAs, configuração de fluxos de nutrição, segmentação da base de leads, lead scoring, mídias sociais e integração com CRM de Vendas. 

7- Utilize estratégias de marketing offline

Por fim, se você deseja alavancar os resultados da sua empresa de tecnologia, vale combinar marketing digital com estratégias de marketing offline. Essas técnicas também são bastante efetivas quando planejadas com cuidado, então a dica é descobrir onde seus clientes estão fora da internet e estudar maneiras de atingi-los.

Caso você atenda segmentos específicos, identifique quais eventos o seu lead costuma participar e esteja por lá também. Essa pode ser uma oportunidade-chave para fechar negócios e conhecer mais a fundo a persona para construir estratégias de marketing cada vez mais assertivas.

Essas são algumas dicas de marketing para empresa de TI. Ao colocá-las em prática, temos certeza que você terá muito mais chances de se destacar no mercado, atrair novos clientes e melhorar seus resultados financeiros

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