O marketing digital para médicos vem apresentando acelerado crescimento. Isso porque, hoje, os pacientes procuram cada vez mais informações na internet, seja sobre o currículo e redes sociais dos profissionais até endereço e telefone para marcação de consultas.

Inclusive, de acordo com uma pesquisa realizada pela Bupa Health Pulse, o Brasil é o quinto país do mundo que mais utiliza a internet para buscar informações sobre saúde, com cerca de 86% dos brasileiros recorrendo ao “Dr. Google” antes mesmo de consultar. 

Nesse sentido, o marketing médico pode ser um caminho de oportunidades para aumentar a sua autoridade na área, transmitir informações médicas confiáveis e, claro, fazer com que novos pacientes conheçam sua clínica ou consultório. 

Para te ajudar neste desafio, listamos 7 estratégias de marketing digital para médicos. Acompanhe a leitura!

1- Oriente-se pelas regras do CFM (Conselho Federal de Medicina)

Diferente de outros segmentos, o marketing digital para médicos precisa ter um cuidado especial para não ferir o código de ética da profissão, afinal, estamos falando sobre saúde de pessoas.

Por isso, o primeiro passo é conhecer as orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM) a respeito da comunicação na área médica. A resolução CFM n.1974/11, do Manual de publicidade médica, aponta algumas regras que devem ser seguidas:

  • Não usar termos e linguagem sensacionalista e de autopromoção;
  • Não anunciar especialidade que não possui como médico;
  • Não garantir, prometer ou insinuar bons resultados de tratamento sem comprovação científica;
  • Jamais expor o paciente para divulgar técnica, método ou resultado, muito menos publicar fotos após tratamentos/cirurgias;
  • Não anunciar especialidade que não possui;

Além disso, é muito importante sempre utilizar fontes de informação confiáveis e qualificadas para garantir segurança e transparência no marketing médico.

2- Defina sua persona

Imagine desenvolver bons conteúdos e ganhar visibilidade nos mecanismos de pesquisa para chegar pacientes procurando por uma especialidade que você nem mesmo atende. É quase como se seu esforço em marketing médico tivesse sido desperdiçado, não é? 

Daí a importância de entender qual é o perfil do paciente com quem sua clínica ou consultório quer falar. E isso é possível a partir da criação de persona. A persona é um personagem fictício que representa o seu paciente ideal, baseando-se em dados e características de pacientes reais. 

No marketing, tal ferramenta é utilizada para segmentar o público e garantir que a comunicação fique mais alinhada, já que você consegue compreender melhor as necessidades dele e desenhar as estratégias com mais precisão.

Vamos supor que você seja especialista em ginecologia e obstetrícia no Rio de Janeiro. Seu público-alvo será, basicamente, mulheres que residem no estado. Nesse caso, uma persona poderia ser a Patrícia, 30 anos, assistente comercial que está grávida e precisa garantir uma gravidez segura e saudável, com todo o acompanhamento médico necessário.   

Ao desenhar essa persona, você consegue produzir conteúdos personalizados para atingir a Patrícia e outras pacientes com essa necessidade ou outras, caso você queira estruturar várias personas distintas.

3- Ofereça conteúdo de valor

Uma estratégia muito interessante de trabalhar no marketing digital para médicos é o marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo tem como objetivo engajar seu público-alvo e aumentar sua rede de pacientes e potenciais pacientes a partir da criação de conteúdo de valor. 

A lógica é a seguinte: você produz conteúdos como e-books, artigos em blog, podcasts, vídeos e posts em redes sociais com informações qualificadas e os pacientes passam a conhecer seu trabalho como médico ou médica. Ou seja, você entrega valor, na medida em que tem autoridade no assunto e esclarece dúvidas.

Mas é bom lembrar que para definir os temas dos materiais, torna-se necessário fazer um planejamento estratégico e entender o que interessa a sua persona. Se ela possui capsulite adesiva, por exemplo, você pode elaborar blogposts abordando essa doença e opções de tratamento, colocando uma CTA (Call to action) no final para marcar uma consulta na sua clínica de ortopedia e traumatologia.

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4- Garanta um site responsivo

Ter um site responsivo é fundamental para ampliar sua reputação profissional e ser encontrado mais facilmente pelos pacientes, já que eles procuram se informar sobre saúde em diversos dispositivos todos os dias.

E quando falamos em “site responsivo”, estamos nos referindo a um site que se adapta ao tamanho das telas de qualquer dispositivo, seja ele celular, desktop ou tablet, oferecendo uma ótima experiência de acesso. 

A responsividade é tão valorizada atualmente que mecanismos de busca como o Google mostram sites com boa usabilidade nos primeiros resultados de pesquisa, isto é, se você trabalhar esse fator poderá aparecer com mais facilidade para os seus pacientes.

Mas não é só isso. O site é o seu cartão de visitas na web, logo precisa ser facilmente navegável, conter dados atualizados e apresentar conteúdos informativos dentro de um design agradável aos olhos. Ao garantir isso, será possível aumentar as chances de reter os usuários dentro do seu site e potencializar sua autoridade na área da saúde.

5- Trabalhe com estratégia de SEO local

Você já se perguntou se a sua clínica ou consultório aparece nas pesquisas locais do Google? Em um cenário onde os pacientes pesquisam endereço e telefone dos médicos no buscador antes de marcar consultas, é importante garantir que o seu nome vai aparecer entre os resultados também.

Trata-se de uma estratégia de SEO local, que significa nada mais do que otimização para os motores de busca com a utilização de técnicas para fazer seu site alcançar boas posições nos buscadores dentro do seu bairro ou cidade. 

Por exemplo: se o paciente está buscando por um cardiologista em São Paulo, você precisa estar no Google Meu Negócio e trabalhar com a palavra-chave “cardiologista em São Paulo” para ser encontrado. 

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite que você seja encontrado no Google mais facilmente. Ela inclui seu consultório nos resultados de pesquisa, permite comentários de pacientes, informações de contato e até mesmo horário de funcionamento.

O mais bacana é que você pode descobrir na ferramenta quantas pessoas encontraram seu consultório e se conectaram a ele, assim é possível acompanhar de perto a sua performance no buscador.

Então, se você não possui uma conta no Google Meu Negócio, vale preencher uma ficha e criar um cadastro para trabalhar o SEO local. Isso é decisivo, ainda mais ao levar em conta que 90% dos usuários tendem a acessar os primeiros sites que aparecem.

Esperamos que você tenha curtido essas 5 estratégias de marketing digital para médicos. Embora seja necessário tomar alguns cuidados, o marketing médico é uma oportunidade incrível para atrair novos pacientes e alavancar os resultados da sua clínica ou, mesmo, a sua autoridade como profissional da área da saúde. 

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