Quem não é visto, não é lembrado, diz o velho ditado. E diante de uma concorrência cada vez maior, investir no marketing digital para advogados pode ser uma forma de se destacar no mercado e conseguir mais clientes.

Porém, o ramo do Direito exige alguns cuidados inerentes à profissão, já que possui regulamentações próprias. Afinal, existem algumas limitações na forma de fazer marketing para advogados.  

Segundo o artigo 28, Capítulo IV, do Código de Ética da OAB, “o advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade”.

Mas isso não quer dizer que o profissional não pode divulgar seu trabalho. Ao contrário, usando o marketing digital para advogados, é possível encontrar formas legais de se tornar mais relevante e conseguir mais clientes. Quer saber como? Confira o artigo a seguir.

1. Segmente seu público

O primeiro passo é segmentar seu público. Se você atua como Advogado Administrativo, talvez seja mais interessante direcionar sua divulgação para o ramo empresarial. Se é Tributarista, seu público seu foco é mais voltado a empresários, e assim por diante.

Esta é uma das dicas fundamentais de marketing digital para advogados. Tornar mais fácil para os clientes encontrá-lo não ajudará até que você tenha uma ideia clara o suficiente de quem é seu mercado-alvo. 

Faça sua lição de casa e desenhe as personas de clientes em potencial. Todo advogado pode determinar seu público-alvo com base naquele atendimento que deseja realizar.

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2. Tenha um site

Um site é sua presença principal na internet, e ele deve ser atrativo e informativo, pois são requisitos básicos que envolvem o usuário. No entanto, para gerar tráfego é necessário trabalhar na otimização com base nos padrões de SEO. 

Este trabalho visa fazer ajustes que tornem um site mais responsivo a algoritmos de mecanismos de busca como o Google. Como resultado, você obterá uma classificação melhor e os sites aparecerão no topo das SERPs.

Todo mundo sabe que quando fazemos uma busca no Google, é natural que tenhamos mais chances de chegar nos sites que aparecem na primeira página, principalmente os que estão no topo. Em geral, 75% dos usuários não chegam à segunda página de resultados.

Um site otimizado classifica melhor, aparece nesta primeira página e é mais visível para o mecanismo de pesquisa. As chances de receber cliques são maiores, gerando mais tráfego e conversão.

3. Inicie uma estratégia de conteúdo 

Uma estratégia de marketing de conteúdo é uma ótima maneira de aumentar as vendas com o marketing digital.

As postagens do blog têm uma grande capacidade de direcionar o tráfego para um site, aumentar o interesse e o engajamento do consumidor. Mas para conseguir isso, você precisa produzir conteúdo de alta qualidade que seja relevante para seu público-alvo.

Os usuários estão interessados ​​em postagens educacionais, mas não muito gerais. Muitas dessas pessoas também querem saber mais sobre sua área de atuação e como um advogado pode resolver seus problemas. Portanto, uma estratégia de conteúdo deve fornecer postagens para todos os níveis do funil de vendas.

Além das postagens do blog, você pode usar a comunicação regular por meio de newsletter e postagens em redes sociais. E não se esqueça dos vídeos! Liberar conteúdo de vídeo por meio de um canal do YouTube, postar histórias e transmitir ao vivo é uma ótima maneira de envolver o público hoje.

Otimizadas para SEO, essas postagens podem atrair os clientes em potencial certos, educá-los e gerar o conhecimento necessário para tomar uma decisão na hora de contratar.

4. Invista em tráfego pago

Tradicionalmente, as empresas usam rádio, TV, mídia impressa ou outras formas de mídia para aumentar a exposição de seus negócios. No entanto, a pandemia afetou a eficácia da maioria dessas plataformas. O digital foi o menos afetado e, de fato, melhorou durante a pandemia.

Para reduzir custos e aumentar os retornos, as empresas estão alocando menos em suas estratégias de marketing tradicionais e mais em suas estratégias de marketing digital. Isso melhora o tráfego do site da empresa, e mais tráfego significa que mais pessoas o encontram, o que significa mais vendas e lucros potenciais a longo prazo.

No caso dos advogados, vale a mesma regra. Investir em tráfego pago, que é a publicidade na internet e nas redes sociais, é uma excelente forma de atingir mais facilmente seu público-alvo (que falamos ali no primeiro tópico) e com isso atrair mais pessoas para seu site.

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5. Seja autêntico

Uma das maneiras mais eficazes de atrair novos clientes é ser autêntico. Ao fazer isso, sua voz será ouvida por meio da narrativa sincera da sua Marca Pessoal e seu público responderá de maneira muito mais genuína.

A autenticidade transmitirá uma mensagem sobre sua Marca que atrairá uma base de clientes mais relevante para o seu negócio. E é isso que você deve fazer no marketing digital para advogados também. Transmita seus valores, pensamentos, objetivos.

Essa conexão com seus potenciais clientes o farão criar mais confiança em você e no seu trabalho, e se sentirão mais seguros em lhe contratar.

Tenha o marketing digital como aliado

Como viu, o marketing digital é uma ferramenta fantástica para quem quer se destacar no mercado e aumentar seu faturamento. O mesmo vale para os advogados, claro que sempre respeitando as diretrizes da OAB.

De qualquer forma, ter o digital como aliado é uma excelente opção para tornar seu escritório mais visível para seu público e você pode usar o marketing de conteúdo como seu principal cartão de visitas na internet.

Esperamos que tenham gostado das dicas de marketing digital para advogados e, para aprofundar ainda mais seu conhecimento na área, confira também nosso artigo “Como criar infoprodutos para advogados?”