Seria legal poder ganhar dinheiro com um site sem precisar criar seus próprios produtos ou serviços para vendê-los, certo?
De acordo com a Statista, as empresas gastarão cerca de US$8 bilhões em marketing de afiliados em 2022, e isso somente nos Estados Unidos.
No Brasil, de acordo com uma reportagem do site Meio & Mensagem, dos US$3,8 bilhões de investimentos em anúncios em canais digitais em 2020, US$152 milhões foram feitos por afiliados.
É por isso que o marketing digital de afiliados tem atraído tantas pessoas e, se quer ter sucesso também neste mercado, confira o artigo com algumas dicas que preparamos para você!
O que é marketing digital de afiliados?
O marketing digital de afiliados consiste basicamente em promover produtos ou serviços de outras empresas (ou negócios) e receber uma comissão por cada venda que você fizer.
Essas comissões geralmente são uma porcentagem do preço de venda (se você vender produtos mais caros, ganhará mais dinheiro), ou também podem ser valores fixos. Vai depender da empresa ou do produto, é claro.
A verdade é que é uma estratégia de marketing muito poderosa que cada vez mais empresas gostam, porque é baseada em resultados: elas só pagam comissão se houver uma venda.
E para os afiliados pode ser muito lucrativo se bem feito, principalmente por 3 motivos:
Precisa de menos investimento
Não é você quem investe tempo ou dinheiro na criação dos produtos ou na prestação dos serviços oferecidos pela empresa. Você economiza tudo isso e só investe em promovê-los (com Landing Pages, compra de mídia, etc.).
Tem menos risco
Qualquer problema que possa existir com o produto ou serviço terá muito menos risco para você, porque você não o vende, logicamente.
Pode trabalhar com mais produtos
A empresa vende apenas seus produtos ou serviços, mas, como afiliado, você pode promover os produtos ou serviços de outras empresas ou negócios diferentes ao mesmo tempo e ganhar comissões de todas elas.
Leia também::: O que é um afiliado digital? Tudo que você precisa saber
Como funciona o marketing de afiliados?
Existem diferentes formas, mas a mais utilizada é com o que se costuma chamar de “links afiliados”.
A empresa (ou a plataforma de afiliados na qual está registrada) fornece a cada afiliado links com identificadores exclusivos para poder rastreá-los e ver se eles obtêm vendas.
Então nos anúncios que você criar, irá colocar esse link. Se um usuário clicar neles, ele o levará ao site ou loja online da empresa e salvará um arquivo de cookie em seu navegador da Web que geralmente carrega essas informações:
- O identificador de afiliado com o qual a empresa saberá se o usuário está do seu lado e anotará a comissão se comprar algo.
- Uma data de validade do cookie. Se o usuário retornar à loja online mais tarde e antes da data de validade do cookie, a comissão também será cobrada se ele acabar comprando.
Por exemplo, imagine que você tenha um site de moda e Lucas, que está procurando uma boa jaqueta, acesse seu artigo sobre as melhores jaquetas de inverno.
Lucas então clica em um link de afiliado para uma de suas jaquetas favoritas e o leva para a Amazon para que possa comprá-la. Mas ele acabou de lembrar que tem que buscar a filha na escola, então decide comprá-la mais tarde com mais tranquilidade.
À noite, Lucas volta ao computador e procura diretamente na Amazon a jaqueta que gostou e, aliás, também compra umas luvas, porque está muito frio!
Como Lucas tinha um cookie salvo em seu navegador quando entrou pela primeira vez na Amazon usando seu link de afiliado, então a Amazon pagará comissões pela jaqueta e também pelas luvas que Lucas comprou graças a você.
Tipos de indicadores de análise (KPI’s)
Como viu até aqui, o marketing digital de afiliados é uma excelente forma de ganhar dinheiro vendendo produtos. E tudo o que você precisa fazer é uma boa divulgação dos itens.
Para a divulgação, entra em cena o chamado tráfego pago, que nada mais é que patrocinar anúncios para atingir mais pessoas. Nesse aspecto, os principais KPI’s que você precisará analisar nos anúncios são:
CPC (custo por clique)
CPC significa “Custo por Clique”. É assim que plataformas como Google AdWords ou Meta Ads normalmente cobram de seus anunciantes. Quando um usuário clica em um dos anúncios é quando o pagamento é feito.
CPM
CPM significa “Custo por mil” ou “Custo por mil impressões”. Este é o valor que o anunciante é cobrado para que seu anúncio seja exibido 1.000 vezes.
CTR
CTR significa “taxa de cliques”. Essa é uma métrica que determina o interesse ou a relevância de seus anúncios para os usuários para os quais eles estão sendo exibidos. Quanto maior a sua CTR, mais relevante é a sua campanha.
CPA / CPL
Custo por ação e custo por lead. O termo “ação” no mundo do marketing digital pode ser uma venda, um formulário preenchido ou qualquer atividade que represente algo importante para o anunciante. Essa métrica também pode ser conhecida como “custo por conversão”.
Um lead é um tipo de ação que geralmente acontece quando uma pessoa fornece suas informações de contato por meio de um formulário de registro em um site. Tanto a ação quanto o lead são tipos de conversão.
CPV
Custo por visualização. Essa métrica define o custo de cada visualização gerada de anúncios em formato de vídeo. Devido ao aumento do consumo de vídeo online, muitos sites cobram com base no CPV, onde normalmente o anunciante paga quando alguém assiste a um anúncio em vídeo por um determinado período de tempo.
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6 dicas de como fazer o marketing digital de afiliados
Então vamos às dicas para ter sucesso com o marketing digital de afiliados? Confira as principais:
1. Escolha uma plataforma
É verdade que você pode fazer marketing de afiliados de praticamente qualquer plataforma: sites, fóruns, redes sociais, etc.
Mas geralmente é muito mais lucrativo construir uma audiência e obter mais vendas se você se concentrar e ter seu próprio site e, a partir dele, fazer seus anúncios.
2. Escolha seu nicho
Vamos encarar: se você começar um blog hoje, vai encontrar muita concorrência. Portanto, para a melhor chance de sucesso, reduza o nicho.
Escolha um tópico que se concentre em uma categoria mais específica. Por exemplo, o tópico “comida” é uma categoria enorme. Experimente algo mais específico, como comida grelhada.
Permanecer dentro de um tema pode ajudá-lo a construir um público-alvo mais direcionado e também ter uma melhor classificação nos mecanismos de pesquisa da web.
3. Crie um ótimo conteúdo
Se você deseja que seu site de afiliados seja bem-sucedido, precisa criar conteúdo de alta qualidade onde seus links de afiliados se encaixem naturalmente.
4. Direcione o tráfego para seu site afiliado
Ok, você já criou um bom conteúdo. O próximo passo é fazer com que mais pessoas o leiam para que cliquem em seus links de afiliados. Para isso, crie anúncios e direcione o tráfego para o seu site usando os tipos de divulgação que listamos acima.
5. Obtenha cliques em seus links de afiliados
Só porque você tem um conteúdo incrível não significa que as pessoas vão clicar em seus links de afiliados. Existem algumas coisas que você precisa ter em mente, como criar CTAs (call to action, ou chamadas para a ação) atrativas e preferencialmente em várias partes do seu site.
6. Converta cliques em vendas
No marketing de afiliados, são necessárias 2 conversões para ganhar dinheiro. A primeira conversão é o clique para a página do produto.
A segunda conversão é que o usuário compra o produto. No caso do marketing digital de afiliados, é a empresa que o vende que controla o processo de compra, e suas taxas de conversão estão fora de seu controle.
O truque é usar isso a seu favor e procurar empresas ou negócios com programas de afiliados que convertam bem.
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Ganhe dinheiro com o marketing digital de afiliados
Como viu, ganhar dinheiro com o marketing digital de afiliados é possível, e há muita gente se dando bem na área. Mas o fundamental é ter uma estratégia bem estruturada.
Com o tempo, você vai aprendendo as melhores técnicas, o que dá certo e o que não dá, e vai aumentando sua conversão em vendas.
E se você quer aprender mais sobre marketing digital de afiliados, precisa conhecer também o que é dropshipping. Inclusive, temos um artigo completo também sobre o tema e que você pode conferir clicando aqui: “Dropshipping ou Afiliado: saiba a diferença e qual é mais lucrativo”.