Os produtos digitais são comuns em muitos setores. E na área do direito, vemos cada vez mais infoprodutos para advogados.
Produzir um infoproduto significa que você está usando um produto de informação digital para dimensionar e ampliar sua prática e sua autoridade.
As pessoas obtêm a ajuda jurídica de que precisam com seu produto digital. Pense na última vez que você assistiu a um vídeo do YouTube, leu um livro digital ou usou um PDF. Todas essas são versões de infoprodutos.
O que você fornece pode ser algo que vende, como formulários específicos ou um guia sobre conceitos básicos que você explica regularmente. Também pode ser um guia gratuito ou um curso online que você usa para atrair pessoas interessadas em contratá-lo no futuro.
No artigo abaixo, explicamos como criar infoprodutos para advogados. Vamos conferir?
Por onde começar?
Começar a produzir pode ser um processo opressor para a maioria dos advogados. Por onde você começa? Primeiro, identifique o que deseja criar escolhendo um problema que você enfrente regularmente e para o qual possa fornecer uma solução especializada.
Em seguida, divida esse problema em pequenos pedaços para que você possa descobrir o que produzir. Os advogados podem acessar vídeos, uma biblioteca de formulários, um fórum e ter um e-book.
É fundamental que você pegue toda sua experiência na área, saiba quais as principais necessidades dos seus clientes, e crie um infoproduto que seja atrativo para eles. Este é o primeiro passo para mostrar que você é uma autoridade naquele assunto e será lembrado quando alguém precisar de você para determinado serviço.
Os produtos digitais podem trabalhar para sua prática de várias maneiras. No entanto, o principal benefício é que você está criando um serviço escalonável. No caso de um curso online, um e-book comercializável, entre outros tipos de infoprodutos, você produz apenas uma vez e poderá ter vendas recorrentes, se for este o seu objetivo.
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Verifique a demanda
Antes mesmo de aprender os meandros de como criar infoprodutos para advogados, você precisa decidir qual produto criar.
Isso começa com a escolha de um nicho lucrativo dentro da área jurídica. Mesmo que você aprenda a criar produtos digitais bonitos e valiosos, será difícil vendê-los se você não estiver no nicho certo.
Portanto, comece escolhendo uma categoria — de preferência, uma categoria lucrativa. Pode ser no direito de família, direito empresarial, direito previdenciário. Opções não faltam e é importante estar atento a qual a maior demanda.
Dito isso, o mais importante a fazer é realizar uma pesquisa de mercado. Em outras palavras, faça perguntas! Existem algumas perguntas muito críticas a fazer sobre qualquer nicho em consideração, incluindo:
- É digital e amigável?
- Existem outros profissionais neste nicho?
- Qual é o tamanho do público?
- As pessoas estão pesquisando online por informações nesse nicho?
- Você poderia criar e vender vários produtos para esse público?
Faça um brainstorming
Em última análise, a chave para qualquer produto de sucesso, digital ou físico, é que ele resolva um problema. Para determinar os problemas potenciais a serem resolvidos, mais pesquisas são necessárias.
Esta pesquisa consiste em 3 questões incrivelmente importantes:
- Quais são os maiores desafios dos clientes em potencial?
- Que circunstâncias levam as pessoas a buscar informações em seu nicho?
- Que mudanças as pessoas gostariam de ver em suas vidas?
Responder a essas perguntas ajudará a identificar as oportunidades que existem dentro de um nicho. Este é o objetivo final.
Afinal, se o produto resolver um problema, será um produto que os clientes desejam. E encontrar as respostas para essas três perguntas não é difícil.
Crie o produto real
Novamente, os três tipos de infoprodutos para advogados são:
- Escrito (um e-book)
- Áudio (um podcast)
- Vídeo (um canal no Youtube ou um curso online)
E você basicamente tem três maneiras de criar esses produtos:
Produtos Escritos
Um produto escrito é uma ótima escolha para quem sabe escrever bem. É também o tipo de produto mais simples de criar. Tudo o que é necessário é um computador e a capacidade de criar um arquivo PDF.
Com essas ferramentas simples, qualquer pessoa pode criar e-books, planilhas editáveis, curso escrito, entre outros.
Produtos de áudio
Criar um produto de áudio também é fácil. Com uma voz boa e clara e algumas ferramentas básicas, um arquivo de áudio pode ser usado para criar:
- Cursos de áudio
- Podcast
E não se limita apenas a isso. Use sua imaginação para pensar em qualquer outra maneira de aproveitar o áudio de seus infoprodutos.
Produtos de Vídeo
Os produtos de vídeo são provavelmente os mais intimidantes. Mas eles não precisam ser. Não há necessidade de uma câmera de vídeo! As opções de câmera incluem algo tão simples como a câmera de um smartphone ou uma webcam.
Tudo o que é necessário é uma boa iluminação. Existem softwares de captura de tela fantásticos, e isso pode lhe ajudar a criar seu infoproduto, que pode ser:
- Cursos de vídeo
- Apresentações
- Slideshow
- Canal no Youtube
Aproveite o poder dos produtos digitais
Depois de entender como criar produtos digitais de forma eficaz, você terá uma das maneiras mais simples de obter renda passiva ou então atrair mais clientes para seu escritório.
Todo o processo de criação de um produto digital consiste em três etapas principais:
- Escolha um nicho
- Brainstorming de um produto
- Criando o produto
Não importa se é um produto escrito, de áudio ou vídeo. Depois que o produto é feito e lançado, tudo se resume ao marketing. Ou seja, será necessário usar o marketing digital para que o produto atinja o máximo de pessoas dentro do seu público-alvo.
Para isso você pode usar redes sociais, criar um site e um blog para interagir com seu público, criar uma newsletter para enviar conteúdo e dicas, entre outros. Desta forma, você vai ganhando notoriedade e as pessoas logo lhe enxergarão como um especialista naquela área.
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Crie seu produto agora mesmo!
Como viu, se aventurar na área dos infoprodutos para advogados não precisa ser algo difícil. É necessário ter vontade de criar algo e definir qual o tipo de material que você vai elaborar.
Com o tempo, você vai diversificando e ampliando seus infoprodutos. Por exemplo, o e-book pode vir a se transformar em um curso online. Ou seu podcast também pode virar um curso de áudio. As opções são enormes e é possível tornar seus produtos escaláveis.
Espero que tenha gostado do artigo sobre como criar infoprodutos para advogados e, para aprender mais sobre o tema, confira também o artigo que produzimos sobre “Como ganhar dinheiro com a Hotmart como Produtor?”