Uma vantagem interessante da economia atual — baseada em fazer negócios pela Internet — é que você pode ganhar dinheiro em casa com pouco investimento e risco zero. Para isso, basta se tornar um infoprodutor ou afiliado.

Normalmente o caminho mais buscado é o dropshipping como uma maneira muito interessante de obter renda. Mas você também tem outras alternativas eficazes para gerar renda extra como a criação de infoprodutos ou mesmo a revenda de tais itens digitais. 

Mas há uma diferença, vantagens e desvantagens entre ser infoprodutor ou afiliado. E para saber quais, confira o artigo que preparamos abaixo!

O que é um Infoprodutor?

O Infoprodutor é o responsável pela criação de um produto ou serviço digital e comercializado exclusivamente pela Internet. 

Para que um infoproduto seja útil, ele deve agregar valor. Mas não é só isso, pois também precisa ser criado por um profissional experiente, que compartilhe seus conhecimentos e boas práticas com sua comunidade (o que em inglês chamam de benchmarking).  

As vantagens

As vantagens e benefícios da venda de infoprodutos são inúmeras: 

  • Eles são fáceis de criar: enquanto escrever um livro requer um processo longo e meticuloso, um infoproduto é um conteúdo mais recente que também pode ser mais curto que um tratado. Se você quer vender um ebook, tudo que você precisa fazer é escrever 50 ou 100 páginas para você começar a comercializá-lo, desde que o que está escrito forneça valor suficiente. E se você for fazer um curso, basta gravar dez vídeos de 15 ou 20 minutos para começar a vendê-lo. 
  • Eles podem lhe proporcionar uma boa renda passiva: existem muitos profissionais que consolidaram importantes linhas de negócios criando e vendendo seus próprios infoprodutos. E o melhor de tudo, por ser uma renda passiva e altamente escalável, para cada produto digital adicional que você vender, o custo unitário será reduzido até que praticamente o preço implique um lucro líquido.
  • O conteúdo está sempre disponível: você não depende de redes de distribuição ou ações publicitárias. Depois de publicá-lo na plataforma de distribuição, o infoproduto estará disponível para compra 24 horas por dia, 7 dias por semana. 
  • Os infoprodutos são consumidos quando o comprador desejar: enquanto uma aula presencial ou conferência é realizada apenas no site e no horário indicado, algumas aulas online podem ser recebidas no horário e com a frequência que melhor se adequar ao aluno. 
  • Servem para se posicionar como um especialista em sua área: se você domina uma profissão ou um assunto, a melhor forma de mostrar que é um bom profissional é por meio de infoprodutos. Esses produtos digitais fornecem a você a classificação de autoridade em seu setor ou nicho. 
  • Eles aumentam o envolvimento com sua comunidade: se você estiver criando uma lista de assinantes para sua newsletter, a melhor maneira de aumentar sua comunidade é oferecendo um produto informativo gratuito em troca de seus seguidores deixarem seus dados. E uma vez que você tenha o email deles, você pode enviar e-mails com alguma frequência para fortalecer os laços com sua comunidade.  
  • Sua distribuição é muito acessível: vender produtos digitais é muito barato. Mesmo se você hospedá-los em seu próprio site, é praticamente gratuito. E se você usar uma plataforma de distribuição de terceiros, é provável que você só receba uma pequena comissão por cada venda que fizer.

E as desvantagens?

É claro que também há desvantagens em ser infoprodutor, tais como:

  • Criação do Infoproduto: É um processo que não é tão simples. É preciso estudar o mercado, entender as necessidades da persona, definir que problemas seu produto vai resolver, entender como transformar o seu conhecimento num produto, criar, promover e vender o produto, além de estruturar a parte técnica do negócio (produção de conteúdo, página de vendas, etc).
  • Arcar com despesas iniciais: o produtor precisa no início arcar com despesas de compra de domínio e hospedagem, ferramentas, serviços de terceiros, enfim, toda despesa que seja essencial para que o produto esteja pronto para ser comprado.
  • Trabalho operacional: O infoprodutor precisa dar suporte aos clientes, sobretudo se o infoproduto precisa de um acompanhamento continuado, como um curso, por exemplo. Também precisa cuidar da parte técnica na plataforma onde irá disponibilizar o produto para a venda, além de lidar com dúvidas, dificuldades e tudo o que envolve o pós-venda do produto.
  • Baixa previsibilidade: não há garantia de que o produto trará um bom retorno. Se o produto por alguma causa não vender bem, o produtor precisará aprimorar o produto ou criar um novo.

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O que é ser Afiliado?

Vamos começar do início: o que é ser afiliado? Também chamado de marketing de afiliados, ele é um tipo de marketing que permite que você ganhe uma comissão promovendo os produtos de outras pessoas. 

O infoprodutor lançará um novo produto digital e os afiliados serão responsáveis em vendê-lo. Se alguém decidir comprar, o afiliado ganhará uma comissão sobre a venda.

Ele é responsável em promover aquele infoproduto ou serviço através dos seus canais digitais, que podem ser redes sociais, blogs, sites, e-mail marketing, entre outros.  

E ele ganhará uma comissão por cada compra feita a partir do seu link de afiliado. Neste processo, o infoprodutor ficará feliz porque conseguiu atrair um novo cliente sem fazer nenhum esforço de marketing (o único “esforço” foi pagar a comissão pela venda).

Vantagens

Sempre que falamos sobre marketing de afiliados, todos pensamos em dinheiro de comissão, mas há muitas outras vantagens associadas a ele:

  • Você não precisa gastar tempo criando produtos.
  • Você não precisa dar suporte aos clientes, pois isso é feito pela empresa que vende esse produto.
  • O marketing de afiliados permite que a empresa cresça com risco zero com uma força de vendas externa. 
  • Em geral, um sistema de afiliados é muito mais eficiente do que a publicidade, pois apenas os sucessos são recompensados.
  • O clique em um anúncio não tem valor, o que conta mesmo é que o cliente efetue a compra. É um marketing de resultados, não um assunto de branding ou promoção tradicional.

Desvantagens

Nem tudo o que reluz é ouro e, no marketing de afiliados, também não é por vários motivos:

  • Os clientes que você obtém não são seus clientes. Você não pode enviar e-mails de compra novamente, fazê-los comprar outra coisa e criar um relacionamento duradouro através do produto vendido.
  • O número de promoções de afiliados que você pode fazer por ano é limitado, já que você pode cansar seu público.
  • Não basta colocar um link de afiliado em qualquer site e pronto. Você tem que trabalhar quase tanto quanto se estivesse promovendo seu próprio produto.

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Esteja formalizado

Mas mais importante que escolher entre ser um infoprodutor ou afiliado, é importante lembrar que a formalização é um processo bastante importante. Isso evitará que pague impostos além do devido e permitirá que você possa emitir nota fiscal se for necessário.

Aqui na ContabilizaRIO somos especialistas no atendimento contábil de infoprodutores e afiliados, cuidando do processo de abertura da empresa e posteriormente fazendo todo o atendimento contábil, fiscal e tributário.

Portanto, agora que você já sabe as diferenças entre infoprodutor ou afiliado, e quais as vantagens e desvantagens de cada um, conte com a ContabilizaRIO para formalizar seu novo negócio. Para saber mais, clique aqui e converse com nossos consultores!