Cada vez mais, as empresas estão priorizando o aspecto humano nos negócios. E neste sentido, a gestão humanizada é um dos principais pilares para a melhoria das relações internas.

Na gestão humanizada, segue-se o conceito de que quando um funcionário recebe os estímulos adequados, torna-se mais produtivo e apresenta melhores resultados. O retorno para a empresa é uma melhor qualidade nos bens ou serviços produzidos, e uma redução de custos por retrabalho.

No artigo abaixo explicamos o que é a gestão humanizada nas empresas, qual sua importância, e como implementá-la. Vamos conferir?

O que é gestão humanizada?

A gestão humanizada é uma forma de gestão que dá total atenção aos elementos da natureza humana em todo o processo de gestão empresarial. Também assume a plena exploração do potencial humano como sua responsabilidade. 

Quanto ao seu conteúdo específico, pode conter diversos elementos, como respeito às pessoas, incentivos materiais e espirituais adequados, proporcionando às pessoas diversas oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

Tem como foco a estratégia ganha-ganha para empresas e pessoas, formulando planos de carreira para os funcionários, entre outros.

A gestão humanizada é uma filosofia de gestão que aplica a teoria da natureza humana à gestão e administra de acordo com os atributos básicos da natureza humana. Portanto, é preciso entender a natureza humana.

Também significa, de forma resumida, investir em ações e ferramentas que aumentem o bem-estar no trabalho, fazendo os colaboradores se sentirem acolhidos durante sua rotina.

Um ambiente de trabalho humanizado reúne condições dignas, confortáveis e, na medida do possível, divertidas para aliviar o estresse e a pressão por resultados. No aspecto físico, esse local atende aos requisitos básicos de organização, sendo mantido limpo, arejado, em temperatura e iluminação agradáveis.

Outro fator importante é a obediência às normas de segurança e saúde do trabalho, mantendo os empregados protegidos de acidentes, contaminações e doenças desencadeadas pela exposição a agentes químicos físicos e biológicos.

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Quais são os benefícios?

Os benefícios da gestão humanizada nos processos de uma empresa são enormes e variados. E estão ligados diretamente à produtividade e nos resultados. Entre os principais, podemos citar:

Maior satisfação do funcionário

A gestão humanizada aumenta o nível de satisfação dos funcionários com as atividades que desenvolvem. Também passam a ver a empresa de forma mais amigável, criando um vínculo mais afetivo com o local de trabalho.

Isso faz com que o resultado do trabalho seja melhor e consequentemente mais lucrativo para a empresa. Ou seja, além da melhoria no ambiente de trabalho com melhoria dos processos, a humanização da gestão traz ganho financeiro para a empresa de forma indireta.

Reduz a rotatividade

A rotatividade de funcionários — que refere-se a admissão e demissão de funcionários — reduz consideravelmente com a adoção da gestão humanizada. Afinal, além do maior vínculo que se estabelece entre funcionário e empresa, ela torna o processo mais voltado para as pessoas e suas necessidades, reduzindo assim a vontade do trabalhador de procurar um novo emprego

Outro benefício observado no processo de gestão humanizada é a redução dos episódios de falta e os afastamentos por acidentes. Dessa maneira, a humanização da gestão traz ganhos financeiros para a empresa de forma direta, ao reduzir seus custos de recursos humanos.

Como implementar a gestão humanizada na empresa?

A implantação da gestão humanizada passa diretamente pelo Departamento de Recursos Humanos da sua empresa. É necessário contar com profissionais capacitados neste setor, e aliado a isso, é necessário ainda ter a participação ativa das lideranças, que são as pessoas que têm contato direto com as equipes.

É importante ter em mente que essa mudança de paradigma não acontecerá do dia para a noite e envolverá uma série de ações a fim de estabelecer uma nova cultura organizacional.

O setor deve intervir diretamente na atuação de gestores e administradores, oferecendo o suporte necessário para que a nova filosofia de gestão se espalhe.

É possível utilizar os pilares da gestão humanizada para estudar a situação da empresa, especialmente tendo em vista que cada negócio tem dinâmicas únicas e que precisam de intervenções personalizadas para sua situação. 

Algumas das mais comuns são:

  • proximidade com os colaboradores
  • alinhamento de valores
  • apoio às famílias
  • desenvolvimento de plano de carreira
  • cuidados com a saúde e o bem-estar

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Leve para a sua empresa

Como é possível observar, implantar uma gestão humanizada não requer grandes investimentos, mas sim uma mudança cultural na relação de trabalho entre funcionários e gestores. Porém, há grandes benefícios ao se adotar esta prática, com melhoria produtiva e redução de custos.

Portanto, se você ainda não possui uma gestão humanizada em sua empresa, talvez seja hora de rever seus conceitos. Temos certeza que em curto espaço de tempo será possível observar significativos avanços no seu negócio.

Esperamos que tenham gostado do artigo sobre o que é gestão humanizada e como implantá-la. E confira também o artigo “Quanto custa um colaborador para empresa?” para ampliar seu conhecimento!