Em tudo na vida estabelecer metas é fundamental para se atingir os objetivos. Dentro de uma empresa não é diferente e a aplicação do sistema de gestão de metas pode ser um processo espetacular para que seu negócio atinja resultados mais expressivos num menor espaço de tempo.

Aliás, a falta de um bom planejamento de metas é a principal causa de morte precoce de empresas, como aponta levantamento do Sebrae. O estudo mostra ainda que a mortalidade das empresas está diretamente relacionada à cultura dos empresários, que ainda insistem no improviso para a gestão de seus negócios.

Logo, com uma gestão de metas é possível se diferenciar no mercado e crescer mais rapidamente frente à concorrência. Se ficou interessado no tema e quer saber como aplicá-lo na sua empresa, confira o artigo que preparamos para você!

O que é gestão de metas?

Todo bom gestor sabe a importância de um bom relacionamento com sua equipe, além de saber reconhecer se seu desempenho está dentro daquilo que a empresa precisa. E a gestão de metas tem a função primordial de garantir que isso de fato ocorra.

Um bom planejamento de metas contribui para o gestor saber se os recursos disponíveis (de tempo, pessoal e, principalmente financeiro) são utilizados da maneira correta e se é possível otimizá-los ainda mais. Outro ponto é fazer com que a equipe como um todo sinta-se mais motivada para superar os objetivos.

Para isso, com um bom acompanhamento das metas, elas podem ser desdobradas e divididas entre toda a equipe, permitindo que ao final a conquista seja de todos, e não individual. O mesmo ocorre com todo o andamento da empresa, já que com a gestão de metas todos passam a sentir-se integrantes do processo e seu senso de responsabilidade aumenta exponencialmente.

Como aplicar na empresa

Para aplicar uma gestão de metas eficaz é necessário principalmente planejamento e acompanhamento do processo, em especial aqueles considerados mais críticos. Desta forma, torna-se mais fácil executar e corrigir estratégias. É crucial ainda que gestores e funcionários estejam alinhados em torno dos objetivos, para que todo o grupo trabalhe para o resultado final.

Um conceito que ajuda na aplicação é o chamado SMART. A sigla, em inglês, lista os critérios que as metas precisam seguir:

  • S – Specific (ser específico)
  • M – Measurable (ser mensurável)
  • A – Attainable (ser atingível)
  • R – Relevant (ser relevante)
  • T – Time based (ser temporal)

Com metas específicas e mensuráveis, torna-se muito mais fácil elas serem atingíveis. Além disso, é fundamental que elas sejam relevantes para a organização e tenham um tempo específico para serem atingidas.

Use OKRs na sua empresa

Outra forma de implantar gestão de metas em sua empresa é com o uso de OKRs, que são Objetivos e Conjuntos de Resultados-Chave. Neste modelo, o ideal é que objetivos simples e práticos sejam criados. Com ele, são criados até três resultados-chave e que são delegados a pequenos times, que serão responsáveis em atingir as metas e contribuir para o resultado final.

É fundamental ainda que em qualquer modelo adotado, toda a equipe esteja envolvida desde o processo e construção das metas, contribuindo para sua formatação e indicando os melhores caminhos para sua conquista. Desta forma, cada colaborador passa a sentir parte do processo e redobrará esforços para que os objetivos sejam atingidos. Cabe ao gestor ainda observar casos isolados de pessoas que, por ventura, não contribuam para o processo e que podem inclusive prejudicar e desmotivar o time.

Uma forma indicada para que as metas sejam alcançadas mais rapidamente é adotar recompensas e comissionamentos, que podem ser individuais ou por grupo. Isso incentiva ainda mais os funcionários a trabalhar em grupo, ao invés de gerar uma competição que poderia gerar conflitos na empresa.

Acompanhe as metas

O gestor tem o papel fundamental que acompanhar as metas, para saber se elas estão sendo alcançadas e se estão dentro do prazo. Afinal de contas, de nada adianta implantar um sistema de gestão de metas se não houver o acompanhamento do processo. 

Para isso, o indicado é implantar métricas bem claras e acompanhar os resultados por meio de relatórios bem estruturados e desenvolvidos, que apontam pontos positivos e negativos, além de como cada colaborador contribui para o resultado final.

Neste aspecto, a ContabilizaRio é o parceiro ideal para a elaboração de relatórios e controle financeiro de sua empresa. Com sistema de contabilidade consultiva digital, é possível acompanhar os números em tempo real e saber se as metas estão dentro do esperado ou é necessário corrigir rotas.

Como você viu, um bom sistema de gestão metas é fundamental para que qualquer negócio se fortaleça no mercado e se diferencie da concorrência. E contar com uma empresa especializada como a ContabilizaRio no processo pode torná-lo muito mais rápido e assertivo.”

Entre em contato agora mesmo com a ContabilizaRio e saiba como sua equipe pode contribuir para o sucesso de sua empresa hoje mesmo. Estamos te aguardando!