Concluir um projeto de construção é uma conquista e, sem dúvida, um sucesso por si só. Mas a gestão de escritórios de engenharia e arquitetura é também um grande desafio para os profissionais.
Em grandes obras podemos estar falando de centenas de trabalhadores que, durante meses ou mesmo anos, se dedicam inteiramente a transformar um projeto em realidade. É claro que gerenciar uma equipe dessa magnitude pode ser uma tarefa hercúlea.
Um gestor deve passar o dia todo com os olhos e ouvidos atentos para gerenciar os trabalhadores e alcançar os melhores resultados. Por isso, preparamos o artigo abaixo com dicas de como fazer a gestão de escritórios de engenharia e arquitetura com mais facilidade. Confira!
A importância da gestão no escritório de engenharia e arquitetura
A gestão de escritórios de engenharia e arquitetura é um passo fundamental em todo projeto. É ele que determinará se você terá ou não capacidade de entregar projetos, satisfazer clientes e ter lucro com seu trabalho.
Ou seja, mais que apenas a formação acadêmica em engenharia e arquitetura e especializações, você também tem que ter capacidade de gerenciar projetos e equipes. É isso que o(a) tornará uma referência em sua área.
Na realidade atual, a gestão é algo que não se aprende durante a graduação. Por isso, é fundamental também buscar conhecimento extra para que possa liderar com maestria suas equipes durante os projetos de engenharia civil.
Para te ajudar neste assunto, preparamos 7 dicas de gestão para escritórios de engenharia e arquitetura especialmente para você.
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1. Planeje com antecedência
Este deve ser o seu máximo. Planeje tudo e planeje com antecedência. Todo gestor de obra, seja qual for a magnitude do projeto, deve começar a planejá-lo muito antes de iniciá-la. Além disso, você deve revisar e atualizar seus planos até o final.
O planejamento é o que molda o projeto e o que o tornará realidade. O melhor conselho para a gestão de escritórios de engenharia e arquitetura é nunca esquecer que a colaboração de todos os membros da equipe é a chave para concluir um trabalho de construção no prazo e com sucesso.
2. Pesquisa na fase de pré-construção
Você não poderá prever exatamente tudo o que vai acontecer no local onde o trabalho acontecerá. E quando falamos de projetos que vão se estender ao longo do tempo, quanto mais informações, mais fácil será cumprir prazos e evitar imprevistos e problemas.
Uma tempestade, granizo, chuva… Esses são alguns dos fenômenos naturais com os quais você pode ter que lidar.
Pesquisas anteriores podem te ajudar a ter uma ideia do que pode acontecer durante o projeto. Consulte dados históricos para prever quais fenômenos meteorológicos podem ocorrer e faça as alterações e ajustes no projeto e planejamento que considere pertinentes.
3. Seja humilde
O teste real começa com o início do trabalho. Você trabalhará com especialistas profissionais: alguns podem ser novos nisso, enquanto outros podem ter décadas de experiência em engenharia elétrica, andaimes, encanamento, carpintaria…
Seja educado sempre. O trabalho de um gestor é garantir que a equipe trabalhe harmoniosamente. Você tem que ser o líder, mas nunca esqueça que ser humilde com todos os trabalhadores é o primeiro passo no caminho.
4. A comunicação é a chave
A comunicação é a coisa mais importante quando se trata de desenvolver bons relacionamentos e fazer o trabalho.
Se você não é bom em falar, ninguém vai querer ouvi-lo, muito menos trabalhar para você. Você vai encontrar pessoas com todos os tipos de níveis culturais, educacionais e econômicos. Saber entendê-lo e saber se comunicar de acordo é fundamental.
A má comunicação e colaboração no local de trabalho podem levar a erros e discrepâncias entre os membros da equipe.
Quando falamos de gestão de escritórios de engenharia e arquitetura, não há margem para erros. Um tijolo de menos pode causar um colapso em uma fachada. Comunique-se, seja o líder que sua equipe precisa.
Hoje em dia existe tecnologia e ferramentas digitais que podem ajudar muito nesse aspecto, permitindo a troca de informações e atualizações de projetos em tempo real.
5. Gerencie o tempo
Um gestor de construção muitas vezes está até o pescoço no trabalho, e é bastante comum que a falta de tempo comece a ameaçar. Se você não for cuidadoso, pode acabar ignorando assuntos realmente importantes. A gestão do tempo é fundamental para se manter à frente, para garantir a organização e para garantir que o trabalho planejado para cada dia seja executado como deveria.
6. Mantenha-se informado sobre os custos
Você precisa entender quais despesas implica um trabalho de construção. É preciso estar informado sobre os custos de materiais, trabalhadores, equipamentos e todo o processo.
Nem sempre é possível você cuidar de todos os detalhes e dar sua opinião sobre cada pequena despesa, mas você deve estar ciente de quanto dinheiro está sendo gasto em cada seção e qual é o custo do projeto.
7. Seja um bom empresário
Habilidades de persuasão e negociação são fundamentais para fazer um trabalho bem feito e lucrativo.
Você terá que negociar com sua própria equipe, com seus clientes, subcontratados, fornecedores… Seu trabalho é convencer as pessoas todos os dias de que suas decisões e sua forma de gerenciar o projeto são as melhores.
Seja negociando preços, materiais ou qualquer outra coisa, você precisará trabalhar para obter o melhor negócio possível.
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Como viu, a gestão de escritórios de engenharia e arquitetura não é algo difícil de fazer, mas requer comprometimento, disciplina e capacidade de liderança. Além disso, é algo que com o tempo você vai se aperfeiçoando cada vez mais.
Esperamos que tenham gostado do artigo com as dicas sobre gestão de escritórios de engenharia e arquitetura, e para aprender ainda mais, confira também nosso artigo “Gestão Humanizada nas empresas: qual a importância e como implementá-la”.