Se você está lançando um produto ou curso pela primeira vez, pode estar sentindo algumas emoções: empolgação, medo, esperança, pavor e assim por diante.

Você investiu muito tempo, energia e dinheiro neste novo produto digital. Você está animado para compartilhar algo que pode impactar a vida de muitas pessoas. Quer ter certeza de estar conectado às pessoas certas com conteúdo de alta qualidade.

Em última análise, você deseja que seu lançamento seja bem-sucedido, mas por onde começar? Neste artigo, damos a você um processo passo a passo simples sobre como lançar um curso online ou produto de informação. Confira!

Organize uma oferta de pré-lançamento

Para que um produto decole rapidamente, você precisa criar um sentimento de  expectativa e entusiasmo  para que seu lançamento comece com semanas ou até meses de antecedência. 

Uma das técnicas mais populares para fazer isso é por meio de brindes e concursos de pré-lançamento. Ofereça seu produto a um grupo exclusivo de participantes sortudos, em troca da ajuda deles. 

Seja qual for a opção que você escolher, tente apresentar conteúdo ou ideias que possam ajudar a tornar seu produto viral. Por exemplo, faça com que os usuários compartilhem sua participação em suas redes sociais ou crie um bom desafio TikTok. 

Seja criativo em suas mensagens para garantir que as pessoas não as vejam como spam e ofereça pontos extras por trazer amigos. 

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Aumente sua visibilidade orgânica

Em outras palavras, seu SEO precisa estar no ponto. Ter um site bem posicionado nos motores de busca lhe dá uma “base” estável de tráfego para mostrar o seu novo produto, o que é muito mais fácil do que começar do zero. 

Para que a otimização do mecanismo de pesquisa funcione, você precisa fornecer aos usuários informações que sejam realmente úteis para eles. Concentre-se na otimização de três áreas: 

Palavras-chave

Não pense sobre como você chamaria seu produto ou como o descreveria, mas sim como um novo usuário o procuraria. 

Meta-descrições

As meta-descrições são o resumo de sua página da web nos mecanismos de pesquisa, portanto, precisam ser curtas e atraentes. Mas cuidado! Às vezes, o Google ignora essa descrição e mostra as primeiras linhas do texto em sua página, portanto, verifique se elas também estão atualizadas. 

O primeiro parágrafo do texto

O objetivo é garantir que os leitores saibam e entendam o que é seu produto com o menor tempo de leitura possível.

Crie conteúdo compartilhável

A criação consistente de conteúdo é uma das estratégias de marketing digital mais confiáveis, especialmente a médio e longo prazo. 

Invista tempo na criação de um blog de alta qualidade que fale sobre seu negócio ou tópicos relacionados que os consumidores terão interesse em ler. 

O objetivo é fazer com que os próprios usuários compartilhem seu conteúdo, trazendo tráfego para seu site regularmente.

Arrisque-se com o remarketing

Uma estratégia de marketing completa orienta os usuários no funil de conversão. Os consumidores estão em momentos diferentes do processo de compra e podem não estar prontos para comprar de você na primeira vez que ouvem falar de seu produto. 

Mas, isso não significa que eles ainda não sejam clientes em potencial! Você pode nutri-los com o tempo usando diferentes táticas de remarketing, como anúncios de remarketing .

O remarketing também pode ser usado em seus seguidores regulares de marca. Mantenha contato com seus clientes mais dedicados (por meio de um boletim informativo, por exemplo) e, claro, não se esqueça de contar a eles sobre o seu lançamento.

Crie um sistema de recomendação

O boca a boca continua a ser uma forma incrivelmente eficaz de divulgar notícias sobre novos produtos ou serviços. Os usuários conversam naturalmente com seus amigos sobre os produtos que usam e recomendam. Você também pode dar um pequeno empurrão para que as rodas girem. Como? Criando um sistema de incentivos para recomendações. 

Todo mundo gosta de receber “brindes”, então tudo que você precisa fazer é oferecer um cupom de desconto ou frete grátis em troca de contar aos amigos. Esta é uma tática popular usada em muitos aplicativos como Uber e AirBnb. 

Otimize a velocidade do seu site

Esse é um truque tão simples quanto eficaz: certifique-se de que seu site esteja funcionando em alta velocidade.

Não há nada mais frustrante do que um site que leva anos para carregar. Um site rápido e fluido melhora a experiência do usuário e a percepção da marca. 

Há várias coisas que você pode fazer para  melhorar o tempo de carregamento do seu site,  muitas envolvem código e processos de bastidores, portanto, recomendamos falar com um especialista. 

Enquanto isso, uma solução rápida pode ser garantir que suas imagens sejam de qualidade alta o suficiente para parecerem nítidas, mas não arquivos enormes. Quanto maior for o tamanho do arquivo da imagem, mais lento será a execução do seu site.

Gere conscientização e sensação

 A pesquisa mostra que os clientes não compram apenas produtos -— eles compram histórias e versões aprimoradas de si mesmos. 

Quer você opte por inspirar, surpreender ou chocar com seu novo empreendimento, é importante que você entre nas emoções de seu cliente e crie entusiasmo em torno de seu produto, deixando-o implorando para comprar.

 Existem muitas estratégias para gerar entusiasmo durante o plano de lançamento de seu produto, mas considere direcionar o tráfego para suas páginas de destino, prospectar no Facebook e enviar esse tráfego para seu site ou landing page. 

Fique atento às métricas

Assim que seu produto digital for lançado no mercado, você começará a ver quais canais estão atraindo mais novos clientes. Talvez a veiculação de campanhas publicitárias no Facebook seja altamente lucrativa.

Continue testando, aprendendo e multiplicando seu sucesso até que você esteja pronto para começar a construir seu próximo produto digital, com base nas necessidades de seu novo público.

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Não perca mais tempo

Ao seguir essas etapas, você garantirá que o lançamento de produto digital seja de fato bem executado. Opte também pela plataforma que melhor se enquadra naquilo que deseja, pode ser a Hotmart, a Monetizze, não importa. O importante é que ela te dê o suporte necessário para que as vendas ocorram

E não esqueça de ter uma copy muito bem executada em sua landing page. Essa “carta de vendas” é o que vai fazer o seu visitante clicar no botão “Compre agora”. Por isso, deve ter uma linguagem persuasiva, que mostre o real valor do produto e como ele irá mudar a vida da pessoa.

Ao seguir esses passos, o lançamento de produto será um sucesso. Espero que tenha gostado do artigo, e leia também o material que preparamos com as 5 melhores plataformas para vender infoprodutos.