O empreendedorismo feminino vem ocupando cada vez mais um importante espaço nos negócios. E o que não faltam são exemplos de mulheres empreendedoras.
E quando se fala em empreendedorismo feminino, os números são bastante positivos. De acordo com estudo do Sebrae, o número de mulheres à frente de um negócio no país fechou o quarto trimestre de 2021 em 10,1 milhões. Ou seja, a participação das mulheres empreendedoras no universo de donos de negócio no Brasil (34%).
Para inspirar novas empreendedoras a seguir o mesmo caminho, preparamos o artigo abaixo com alguns exemplos de mulheres que estão se destacando no mundo dos negócios e são uma grande inspiração. Siga a leitura e confira!
O que é empreendedorismo feminino?
Empreendedorismo feminino é o movimento que engloba iniciativas em que mulheres estão em posição de tomada de decisão, definindo estratégias e ações que estabelecem o rumo de empresas.
Porém, pequenas produtoras locais, profissionais individuais e startups com lideranças femininas também compõem uma importante parcela do empreendedorismo no país.
Todas essas ações são muito benéficas para a economia e para a sociedade como um todo.
Até porque, com a inserção das mulheres nos negócios, as perspectivas se tornam mais diversas, inclusivas e inovadoras.
Isso porque o perfil empreendedor não se restringe às pessoas que abrem seu próprio negócio, mas, sim, àquelas que têm uma postura focada na determinação, coragem e inovação.
Inclusive, desde 2014, em 19 de novembro é celebrado o Dia do Empreendedorismo Feminino pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A importância do empreendedorismo feminino
A principal vantagem de promover o empreendedorismo feminino é a redução da desigualdade de gênero.
Em uma sociedade onde homens e mulheres têm direitos iguais, espera-se que todos assumam tarefas equivalentes.
Da mesma forma que o pai pode trocar fraldas e preparar mingau, a mãe pode trocar e gerenciar negócios.
Quanto mais pessoas estiverem envolvidas em seus próprios negócios, mais a economia crescerá. E você não precisa liderar uma grande indústria para isso. Pode ser um salão de beleza nos fundos da casa ou a venda de artesanato na feira do bairro. Movimentos desse tipo geram empregos, elevam a renda média e melhoram a qualidade de vida das famílias.
Além disso, as mulheres empreendedoras alcançam a independência financeira. Este é um passo importante para quebrar possíveis ciclos de violência.
Muitas donas de casa ainda se submetem ao abuso do parceiro simplesmente porque não têm meios para se sustentar.
Portanto, dependem dos homens para comer, ter uma casa e educar seus filhos, mesmo que o custo disso seja negligenciar seus próprios desejos.
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7 mulheres empreendedoras de sucesso para se inspirar
Abaixo, trazemos uma lista com mulheres empreendedoras para você se inspirar:
1. Luiza Helena Trajano
Luiza Helena Trajano é uma das mulheres empreendedoras mais poderosas do Brasil. Por 24 anos, esteve à frente do Magazine Luiza, uma das maiores marcas do varejo do país, com e-commerce e 113 lojas físicas, distribuídas por 819 cidades, de 21 estados.
Hoje, ela atua como Presidente do Conselho de Administração do Magalu. Além disso, é Embaixadora Endeavor, e divide suas horas em inspirar, mentorear e investir em empreendedoras e empreendedores por todo o Brasil.
Durante seus quase 30 anos de trajetória, recebeu centenas de reconhecimentos e premiações como empreendedora, empresária, mulher e líder – ficou em 1º lugar, nos dois últimos anos, como líder de negócios com melhor reputação no Brasil, de acordo com a Merco, e também como a única executiva brasileira na lista global do WRC – World Retail Congress.
Além disso, a empresária é a única brasileira na lista das 25 mulheres mais influentes do mundo em 2021 do jornal britânico Financial Times.
2. Camila Farani
Sócia-fundadora da boutique G2 Capital e uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina segundo ranking da Bloomberg Línea, conta atualmente com mais de 45 startups em seu portfólio.
Atua em negócios que movimentam cerca de R$ 3,7 bilhões por ano, gerando mais de 15 mil empregos. Também é integrante do conselho do PicPay, sócia e investidora da Play 9 e embaixadora oficial e Conselheira Especial de Marketing e Growth da Nuvemshop.
3. Zica Assis
Marcada por uma infância difícil e começando a trabalhar aos 9 anos como babá, Zica Assis iniciou a sua carreira em salões de beleza aos 21 anos de idade. No início, sua intenção não era seguir nessa área, na verdade, ela só queria aprender a cuidar das suas próprias madeixas.
Mas o destino tinha outros planos para ela. Zica se apaixonou pelo mundo da beleza e decidiu correr atrás de um sonho: abrir o seu negócio especializado em cabelos crespos e ondulados.
Isso porque ela enxergou no próprio problema a oportunidade de ajudar outras mulheres. Com a falta de produtos especializados para esses tipos de fios, ela foi em busca da solução, tornando-se pioneira na área.
Em 1993, Zica fundou o Instituto Beleza Natural. Para isso, ela teve o apoio do marido e do irmão. A marca tem 25 anos de história e mais de 100 salões distribuídos em todo o Brasil!
4. Cleusa Maria
Cleusa Maria da Silva é a criadora da marca Sodiê Doces, um negócio de sucesso que teve um começo bem difícil. Cleusa vem de uma família humilde, possuía apenas o ensino médio incompleto e teve que trabalhar como cortadora de cana, empregada doméstica e recepcionista. Ganhava muito pouco exercendo estas funções, menos de um salário mínimo.
Até que ela decidiu investir em doces, com a ajuda de um empréstimo oferecido pelo irmão. Cleusa tinha um grande desafio pela frente, e apesar do cansaço e da exaustão ela não desistiu. Trabalhava em uma indústria, ao mesmo tempo em que fazia bolos em casa, produzindo até mesmo de madrugada.
Depois de dois anos de dupla jornada e muitos desafios, Cleusa conseguiu abrir a primeira loja da Sodiê Doces na cidade de Salto, que fica no interior de São Paulo. Hoje a marca é uma referência no segmento e é a maior franquia de bolos do Brasil.
5. Cristina Junqueira
Eleita uma das mulheres mais influentes do Brasil pela revista Forbes, Cristina Junqueira é co-fundadora do Nubank e é referência em Customer Experience no país.
A executiva é formada em Engenharia de Produção, com mestrado em Engenharia pela USP e MBA em Marketing e Finanças na na Northwestern University. Ainda na universidade, atuou como analista interna do Itaú Unibanco e, logo depois, foi consultora nos renomados Booz Allen Hamilton e Boston Consulting Group.
Após 6 anos como superintendente no Itaú, decidiu sair e fundar o Nubank junto com os sócios David Vélez e Edward Wible. A empresa é hoje uma das startups mais valiosas do mundo e, após a abertura de capital na bolsa americana, atingiu um valuation de US$42 bilhões.
6. Anitta
Você pode gostar ou não de funk, mas com certeza já ouviu falar em Anitta. Uma das responsáveis por espalhar a cultura brasileira através do gênero, a cantora ficou conhecida em 2013 com o sucesso do hit “Show das Poderosas”.
Hoje vem fazendo história ao participar de grandes eventos internacionais, como o MTV Video Music Awards – que mulher! Mas, direto ao ponto, vamos falar de um outro lado da artista: Anitta versão mercadóloga.
Com anos de atuação no ramo musical, a cantora Anitta se tornou uma grande referência para os artistas brasileiros e para empreendedores também!
Ela gerencia sua própria carreira sozinha desde cedo, e fez com que desenvolvesse muito bem suas habilidades dentro da área de marketing – o que a transformou em uma empresária digna de reconhecimento mundial.
7. Sônia Hess
Sônia Hess é fruto de uma história de amor. Além dela, a Dudalina, a marca de roupas femininas foi fundada por Seu Duda, poeta, e Dona Lina, empreendedora, pais de 16 filhos.
A empresa existe desde 1957, mas foi em 2003 que Sônia assumiu a presidência da empresa e transformou a camisaria dos seus pais na maior exportadora de camisas do país. Isso só foi possível porque aprendeu a focar no trabalho com sua mãe e a ter sensibilidade com seu pai.
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Vá atrás de seus sonhos
Portanto, é possível ver com os exemplos acima que o empreendedorismo feminino vem ganhando cada vez mais espaço e se destaca no mundo dos negócios. E como regra geral, vemos muitas mulheres que começaram com a cara e a coragem, e hoje são referências em suas áreas.
Por fim, esperamos que tenham gostado do artigo sobre empreendedorismo feminino e alguns exemplos e, para você que pensa em se aventurar como dona do seu próprio negócio, confira o artigo “Tendências de negócios para 2022: conheça as ideias mais lucrativas”.