Alguns empreendedores ainda têm dúvidas sobre a contabilidade para PJ. Em geral, questionam se ela realmente é necessária, se há obrigação legal, e quais as vantagens de contratar um contador.

E a resposta é que precisa sim, conforme determina a legislação brasileira. Em seu artigo 1.179 do Código Civil, diz: “Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico”.

Além disso, o Conselho Regional de Contabilidade determina que a escrituração contábil das empresas deve ser respaldada por um contador devidamente registrado no estado no qual a empresa atua.

Mas ter uma contabilidade para PJ vai além de uma obrigação: ter esse apoio profissional pode trazer uma série de vantagens para o empreendedor, como explicamos no artigo abaixo. Siga a leitura e confira!

A importância da contabilidade para PJ

Primeiramente, precisamos explicar o que faz a contabilidade para PJ. O objetivo principal é realizar a apuração dos resultados fiscais e financeiros do negócio. Também é responsável por gerenciar seus patrimônios da melhor forma possível.

Nesse sentido, a contabilidade ajuda os empreendedores na gestão e administração de seus negócios, evitando problemas de ordem fiscal, tributária e contábil.

Ou seja, terceirizar a contabilidade a profissionais especialistas na área pode ser muito vantajoso para qualquer negócio, de qualquer tamanho. Além disso, os empreendedores terão mais tempo para se dedicar a atividades que geram mais valor estratégico para o negócio.

Leia também::: Controle financeiro: dicas para alavancar seu negócio

Quais são as principais obrigações contábeis?

Veja, a seguir, as principais obrigações que devem ser cumpridas em relação aos processos contábeis de uma pequena empresa.

SPED Contábil

A Escrituração Contábil Digital é uma parte integrante do SPED Contábil, que possibilita o envio das informações contábeis de forma digital e padronizada. Ela substituiu os livros contábeis e digitalizou os processos.

Balanço patrimonial

Todas as empresas, com exceção dos microempreendedores individuais (MEI), devem apresentar o balanço patrimonial.

Obrigações Fiscais

Além disso, o empreendedor tem como obrigação fiscal:

  • Emissão de nota fiscal
  • Escrituração Contábil Fiscal (ECF)
  • Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS)
  • Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples (PGDAS)
  • eSocial
  • Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf)

4 dicas para otimizar a gestão contábil 

Para você que é empreendedor, e quer otimizar sua gestão contábil, também apresentamos a seguir algumas dicas que vão ajudar sua empresa.

1. Seja organizado

Manter organizado seu empreendimento do ponto de vista documental é fundamental para uma boa gestão contábil. Além disso, quando o assunto é a parte fiscal, essa organização é ainda mais valiosa, mantendo as notas fiscais em dia e toda a documentação necessária para desenvolver os diferentes balancetes e documentos para o Fisco. 

2. Mantenha um fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais básicas quando se fala em gestão financeira. É ela que fornecerá as informações necessárias para outros inúmeros relatórios e para diversas análises.

3. Conheça os deveres da sua empresa

Saiba quais tributos devem ser pagos pela sua empresa, e faça tais pagamentos em dia, para evitar multas, juros, ou mesmo problemas mais sérios junto ao Fisco devido a sonegação fiscal.

4. Contrate uma contabilidade especializada para PJ

Como forma de manter uma gestão contábil em dia no seu negócio, o ideal é terceirizar a gestão contábil com um escritório de contabilidade. Com isso você contará com profissionais especializados ao seu lado, que lhe ajudarão com todos os itens que mencionamos acima e evitará que sua empresa possa ter problemas fiscais ou tributários.

Leia também::: Saiba como pagar menos impostos na sua empresa?

Conte com a ContabilizaRIO

Como viu até aqui, a contabilidade para PJ é algo essencial, mas que deve ser contratado não por ser uma obrigação, mas sim pelo fato de dar ao empreendedor mais segurança na gestão fiscal e tributária do negócio.

E a ContabilizaRIO é especialista em contabilidade para PJ, o livrando das burocracias e ainda mantemos as suas atividades 100% regularizadas. Isso permitirá que você mantenha uma alta produtividade no seu negócio, e tenha mais apoio na tomada de decisões.

Portanto, a contabilidade para PJ é a melhor solução para o seu negócio e, para conhecer a solução completa da ContabilizaRIO, conheça nossa página de solução e converse com nossos consultores!