Saber como vender mais pela internet é o sonho de todo empreendedor digital. E com um mercado aquecido, com cada vez mais pessoas preferindo esse modelo de compras, talvez seja a hora de aplicar algumas técnicas extras no processo.

Aliás, cada vez mais pessoas estão preferindo realizar compras pela internet, ao invés do presencial. O principal motivador foi a pandemia, que fez as pessoas ficarem mais em casa.

E quem comprova isso é uma pesquisa da PayPal, que apontou que antes da pandemia 35% dos entrevistados usavam o e-commerce com muita frequência. Já em novembro de 2021, o índice saltou para 60%.

Para aproveitar essa onda e saber também como vender mais pela internet, preparamos o artigo abaixo, com técnicas de sucesso que você pode usar. Confira e aplique!

1. Entenda seu público-alvo

Para tomar as decisões corretas sobre seus produtos e atividades de marketing, você precisa  entender seus clientes. Quando você tem uma loja física, pode conversar com seus clientes ali mesmo e descobrir o que os atrai. Quando seus clientes estão online, você deve tomar medidas proativas para aprender sobre eles.

Ao usar ferramentas de análise em sua loja online, você pode identificar padrões e preferências de compra. Embora nada possa substituir uma conversa cara a cara, você ainda tem muitas oportunidades, incluindo e-mail, bate-papo on-line e telefonemas, para fazer perguntas para saber mais sobre seus clientes. 

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2. Use análises para saber como os clientes encontram sua loja 

Você quer usar seu tempo e recursos com sabedoria. Ao usar ferramentas de análise, como o Google Analytics, para pesquisar como os clientes que fazem compras estão encontrando sua loja, você pode concentrar melhor seus esforços de marketing. 

Por exemplo, se você recebe muito tráfego para sua loja de utensílios de cozinha a partir de uma postagem de blog sobre alimentação saudável, deve escrever mais conteúdo sobre esse tópico. Se quase todas as suas vendas são provenientes de anúncios do Facebook, pode valer a pena investir em mais publicidade.

3. Encontre sua proposta de venda exclusiva

O que você oferece que ninguém mais pode? Qual é a história por trás de sua loja, seus produtos e você mesmo?

Depois de saber o que o torna diferente, você precisa mostrar isso às pessoas. Você pode incluí-lo em seu slogan, torná-lo proeminente em sua página inicial, anunciá-lo em anúncios de redes sociais e destacá-lo em seu email marketing. 

Ao criar suas campanhas e esforços de marketing em torno de sua proposta de venda exclusiva, você dá às pessoas um motivo para visitar sua loja online e, o mais importante, comprar seus produtos. 

4. Simplifique a experiência do cliente 

Você quer que seja o mais fácil possível para os clientes encontrarem o que estão procurando e depois comprá-lo. Se suas análises mostraram que um grande número de pessoas está visitando seu site e saindo sem comprar, a experiência do cliente pode ser o motivo.

Recrute amigos e familiares representantes de seu público-alvo e observe-os passar pelo processo de encontrar e comprar itens em sua loja online. Procure áreas onde eles lutam ou cometem erros. As áreas comuns a serem corrigidas incluem o recurso de pesquisa do seu site, a navegação do produto e a finalização da compra.

5. Foco no atendimento ao cliente

Os clientes valorizam um ótimo serviço. De acordo com um relatório da Zendesk,  84%  dos entrevistados relataram que o atendimento ao cliente é um fator-chave na decisão de compra. 

Crie uma página de contato em seu site que mostre claramente como entrar em contato com você. Inclua um número de telefone, endereço de e-mail e link de bate-papo, se você tiver um. Para ajudar as pessoas a obter respostas imediatamente, adicione uma página de perguntas frequentes no seu site.

Mais importante ainda, quando os clientes entrarem em contato com você, responda prontamente. Como a conversa pessoal é rara em lojas online, aproveite a oportunidade para construir o relacionamento o máximo possível.

6. Forneça um recurso de bate-papo em seu site

Desde o início da pandemia, mais clientes começaram a confiar no bate-papo para se comunicar com as empresas. Se você não tiver um recurso de bate-papo, adicione um ao seu site e monitore-o ao longo do dia. Pode ser do próprio site, ou então um WhatsApp Business.

Como você não pode ficar preso ao seu computador 24 horas por dia, inclua um autoresponder para informar aos clientes quando você retornará. Você também pode usar alguma ferramenta de robô que responde imediatamente a perguntas comuns e básicas dos clientes.

7. Crie um processo de checkout simples

Embora o processo de checkout faça parte da experiência do usuário, é um grande ponto de discórdia para muitas vendas e merece atenção extra. Ofereça uma opção de checkout de convidado para que os clientes possam comprar sem preencher formulários longos. 

Divida o checkout em várias páginas ou em uma página em expansão para evitar sobrecarregar o cliente com campos de informações do comprador. Mantenha o texto curto e conciso. Use botões e palavreado padrão, como um botão “Comprar” e um ícone de carrinho de compras.

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Agora, venda mais!

Então, o que tudo isso significa? Que se você quer saber como vender mais pela internet, sua primeira lição de casa é observar o que está fazendo, e o que está dando certo e errado. E corrigir imediatamente os pontos falhos do seu processo.

Com isso, você conseguirá aumentar sua exposição perante seu público-alvo e conseguirá atrair mais clientes para sua loja virtual. Além disso, não esqueça de usar as redes sociais e aproveitar também seus canais de venda. Afinal, tanto o Facebook quanto o Instagram contam atualmente com ferramentas que podem ser integradas ao seu e-commerce.

Gostou do artigo sobre como vender mais pela internet? Então também confira nosso material sobre “Empreendedorismo digital: partindo para a ação”. Boa leitura e até a próxima!