Se você ainda não ouviu falar em marketing de afiliados, ou se conhece e quer saber mais sobre como vender como afiliado, este artigo é para você. 

Nos últimos anos, esse tipo de colaboração publicitária se tornou um verdadeiro negócio, pois cada vez mais infoprodutores apostam no marketing de afiliados para vender seu produto digital. 

Ao mesmo tempo, aumentam os benefícios das pessoas que o realizam trabalho, tornando este mercado bastante promissor e com muitas possibilidades de negócios.

No artigo abaixo, apresentamos dicas para quem quer saber mais sobre como vender como afiliado e ganhar dinheiro com isso. Confira!

O que é ser afiliados?

O marketing de afiliados é um método de promoção de produtos e serviços. Como o próprio nome sugere, a figura fundamental desta prática é o afiliado, ou seja, a pessoa, empresa ou marca que promove os produtos ou serviços de outro infoprodutor para ganhar dinheiro através de uma comissão.

O afiliado será responsável por promover online o produto acordado através de um site e utilizar estratégias de vendas online para que a sua mensagem chegue ao maior número de pessoas possível. 

Além disso, o afiliado deve conviver e mediar com os demais elementos ou figuras que participam do processo. Ou seja, com o programa de afiliados, com o consumidor e com o infoprodutor.

Outras peças-chave desse negócio são as redes de afiliados, cujo trabalho é colocar os produtores do bem ou serviço em contato com potenciais anunciantes que desenvolverão estratégias de marketing. 

As condições de troca e a satisfação de ambas as partes dependerão dessas redes e ao final de cada venda, o afiliado receberá um percentual de comissão.

Leia também::: 5 erros fiscais comuns que nenhum infoprodutor pode cometer

Dicas para ganhar dinheiro como afiliado

A espessura dos ganhos do afiliado também dependerá do acordo alcançado por ambas as partes, pois a comissão pode depender do número de vendas ou do número de interações que a página da web possui.

Uma vez que isso esteja claro, vamos ver uma série de dicas de como vender como afilado:

1. Seja claro sobre seu perfil de comprador

Quando você vai promover um produto, você deve segmentar o público que pode estar interessado. Ou seja, você deve escolher programas de afiliados cujo público-alvo seja semelhante ao de seus canais digitais. 

Lembre-se que você pode promover produtos de terceiros através de seu banco de dados com e-mail marketing, em sua comunidade nas redes sociais ou através de seu site ou blog.

Por exemplo, se você estiver promovendo um e- book sobre alimentação saudável, segmente apenas usuários que possam estar interessados ​​em uma vida saudável, dietas, etc. 

Se você segmentar qualquer tipo de público, você só vai perder seu tempo. Se você promove produtos que não se relacionam com os interesses do seu público, provavelmente não conseguirá uma boa média de vendas.

2. Saiba o que você recomenda

Se você quer ganhar dinheiro como afiliado, certifique-se de que conhece bem e experimentou o produto ou serviço que vai recomendar. Só assim você terá maiores chances de realizar milhares de vendas. 

Porque você saberá como apresentar o produto ou serviço de uma forma que ajude seu cliente em potencial a resolver seu problema.

Além disso, ao mostrar que você também é usuário ou cliente desse programa, você gerará maior confiança em seus potenciais compradores. Lembre-se que sua credibilidade é um dos seus maiores ativos.

Se o seu potencial cliente perceber que você está vendendo algo que eles não sabem, eles sentirão que você os está enganando e deixarão de acreditar em sua palavra.

3. Evite ser considerado “spam”

Se você for usar o e-mail marketing para ganhar dinheiro com um programa de afiliados, evite enviar um número excessivo de e-mails diários ou semanais.

Se você abusar do uso de boletins informativos, os assinantes de sua lista de e-mails podem considerá-lo  spam. Isso fará com que você perca audiência e poderá resultar no cancelamento ou bloqueio de sua conta dentro da plataforma de e-mail marketing que está usando.

Para evitar que seus e-mails com promoções sejam classificados como  spam, o ideal é que você os envie alternados com conteúdos valiosos para o seu público. 

Dessa forma, você sempre terá a confiança de seus assinantes e eles consideraram que o relacionamento deles com você é positivo.

Leia também::: Como vender eBooks na internet e ganhar dinheiro?

4. Meça TUDO

Mediando e monitorando o desempenho dos infoprodutos que você está ajudando a vender, você pode decidir se continua no mesmo programa de afiliados ou encontra um novo.

Lembre-se de que na maioria dos programas de afiliados você pode obter saldos de desempenho no nível de vendas de cada produto ou serviço.

Também é recomendável monitorar as métricas nas redes sociais, páginas da web, postagens ou e-mails que você usa para promover o infoproduto.

Quantas pessoas clicaram no seu link personalizado quando você o compartilhou em cada um de seus canais digitais? Qual plataforma digital tem sido mais eficaz? Responda essas duas perguntas e invista mais tempo no canal digital que mais te ajuda a fechar mais vendas.

Comece a ganhar dinheiro com infoprodutos

Agora que você já sabe como vender como afiliado, a escolha é sua e está diretamente relacionada à quantidade de tempo que você pode dedicar. Você pode ter uma renda decente e muito dinheiro com comissões recorrentes.

E este é um mercado bastante promissor! De acordo com o Google Analytics, a indústria de afiliados atingirá US$ 8,2 bilhões em 2022. O total foi de US$ 5,4 bilhões em 2017. A receita média do marketing de afiliados está crescendo continuamente.

Portanto, não perca mais tempo e aproveite as dicas acima para saber como vender como afilado. E se quer mais dicas sobre o tema, confira também nosso artigo “6 dicas de marketing digital para infoprodutos”.