Quer saber como ser um consultor ambiental? Esses profissionais ajudam as empresas a garantir a conformidade com as leis e regulamentações ambientais e ajudam as indústrias a empregar práticas ambientalmente mais sustentáveis.

Existem muitos tipos de consultores ambientais, cada um com diferentes níveis de experiência. Geralmente, o primeiro passo para se tornar um consultor ambiental é obter um diploma de bacharel em uma área relacionada, como ciências ambientais, engenharia ambiental, química, ciências biológicas, entre outras. 

Esforce-se para manter uma base científica interdisciplinar para garantir que você tenha uma ampla base de conhecimento antes de poder trabalhar como consultor ambiental.

Feito isso, há alguns outros passos a seguir, conforme apresentamos no artigo abaixo. Siga a leitura e veja como ser um consultor ambiental de sucesso!

Funções do consultor ambiental

A tarefa de um consultor ambiental é geralmente aconselhar as empresas sobre uma ampla gama de questões ambientais: 

  • Gestão e tratamento de resíduos
  • Implantação de sistemas de gestão da qualidade e meio ambiente
  • Elaboração de estudos de avaliação de impacto ambiental (EIA)
  • Elaboração de planos de melhoria para o ambiente industrial
  • Ação para o desenvolvimento de modelos de turismo sustentável
  • Outros

Por outro lado, também é certo que a sua tarefa dependerá em grande medida do setor específico a que a empresa em causa dedica a sua atividade. 

Nesse sentido, poderá ter de centrar o seu projeto mais na eficiência energética, na integração das energias renováveis, na avaliação dos riscos de inundação ou no tratamento dos efeitos das alterações climáticas.

Os consultores ambientais costumam ter uma licenciatura ou pós-graduação em áreas ligadas ao Meio Ambiente, como Engenharia Ambiental, por exemplo, embora muitas vezes também venham do mundo do Direito.

Afinal, é importante que tenham conhecimento dos regulamentos ou do ambiente jurídico que afetam essas áreas, pois entre suas funções também está o de resolver questões relacionadas à aplicação da lei ambiental.

Leia também::: 7 dicas para gestão de escritórios de engenharia e arquitetura

Quais os passos para ser um consultor ambiental?

Além da formação na área ambiental, é preciso também se destacar na área para conquistar clientes e com isso fazer suas operações comerciais alavancarem.

Para isso, você pode seguir as seguintes dicas:

1. Plano de negócio

Um dos primeiros passos em qualquer área é ter um plano de negócios. Ele servirá para definir com o que sua empresa irá atuar e que tipo de serviços serão oferecidos ao mercado. 

No plano de negócios, você deve definir alguns pontos, tais como: 

  • Qual é o meu negócio?
  • Quem vai ser meu público alvo?
  • Quem dividiu esse mercado comigo?
  • Precisarei de investimento?
  • Quanto precisa faturar para crescer?

Essas são algumas das perguntas que um bom plano de negócios precisa responder para dar um norte à sua operação como consultor ambiental.

2. Local de trabalho

O próximo ponto é definir um local onde você montará sua consultoria. No começo, é bem provável que você comece sozinho trabalhando em casa mesmo, até conseguir fechar seus primeiros contratos. 

Mas é extremamente importante que você tenha uma meta de ter um espaço físico dedicado para sua empresa. Isso dará à sua empresa de consultoria ambiental mais credibilidade e permitirá que você consiga separar facilmente sua vida profissional e pessoal.

3. Faça a abertura da empresa

Outro ponto importante no processo é fazer a abertura da empresa. Ao abrir seu CNPJ, você se formaliza e poderá ter vários benefícios que a possibilidade proporciona.

Neste aspecto, é preciso considerar o tipo de empresa, se MEI (Microempreendedor Individual), Microempresa, ou uma Sociedade, caso tenha algum parceiro em seu projeto.

Também precisará definir o regime tributário, que pode ser Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, que vai variar de acordo com seu faturamento.

 Aqui vale lembrar que é fundamental ter o apoio de um contador ao seu lado, para que todo o processo seja feito de forma correta.

4. Invista em marketing

E como dica final para quem quer saber como ser um consultor ambiental, lembramos da importância de investir em marketing. Para isso, crie uma estratégia de conteúdo para suas redes sociais e compartilhe informações relevantes para sua audiência.

Desta forma você se posiciona como um expert no assunto e com isso vai conseguindo atrair cada vez mais clientes para sua empresa.

Leia também::: Contabilidade para engenheiro ambiental: um guia completo

Conte com uma contabilidade especializada para consultor ambiental

Além de lhe ajudar a abrir sua empresa, contar com uma contabilidade especializada na área ambiental ao seu lado pode fazer toda a diferença.

Aqui na ContabilizaRIO temos uma equipe altamente qualificada e que já atua na área ambiental, conhecendo as leis e regras que regem o setor. Desta forma, você não precisa se preocupar com questões fiscais, tributárias ou contábeis, e poderá focar toda sua atenção no crescimento da sua empresa.

Aqui na ContabilizaRIO você ainda tem gestão financeira, consultoria tributária, e todo o cuidado contábil que sua empresa de consultoria ambiental precisa.

Por fim, esperamos que tenha compreendido como ser um consultor ambiental. E para contar com os serviços da ContabilizaRIO, clique aqui e converse com nossos consultores!