Imagine isso: você possui uma empresa e que está bem estabelecida. Seu produto ou serviço está com alta demanda de procura. As vendas decolaram e de forma consistente nos últimos meses. Porém, você não vê mais dinheiro na sua conta. Então você se pergunta: como saber se o negócio está tendo lucro ou prejuízo?
Como isso acontece e como você pode corrigi-lo? A primeira pergunta que você deve responder é quando foi a última vez que você verificou sua demonstração de resultados? E a gestão econômica do seu negócio como está sendo feita? Estão peças fundamentais em qualquer empresa e estão entre os relatórios mais importantes para o seu negócio, pois revela se a sua empresa está obtendo lucro, empatando ou perdendo.
Esta é uma informação muito importante para ter, você não acha? O monitoramento constante de sua demonstração de resultados é crucial. Quer saber mais sobre o tema, e aprender a identificar se seu negócio está tendo lucro ou prejuízo? Então siga a leitura!
O que é a gestão econômica?
Simplificando, uma gestão econômica apresenta uma demonstração de lucros e perdas da sua receita total durante um período de tempo definido (geralmente mensal ou trimestral) em comparação com o seu despesas totais no mesmo período.
Subtraia as despesas da receita e você obterá o lucro líquido da sua empresa – será um lucro ou uma perda. Quando sua receita é superior às suas despesas, você obtém lucro. Por outro lado, quando suas despesas forem maiores que sua receita, você verá uma perda.
A receita inclui detalhes de todas as suas principais atividades comerciais (por exemplo, venda de produtos e serviços) e atividades secundárias (por exemplo, juros bancários do dinheiro que você tem investidos). Importante é você entender que é necessário saber a quantia total de dinheiro que você acumulou durante esse período, e não a quantia total de dinheiro que entra na sua empresa.
Despesas incluem:
Custo dos produtos vendidos ou custo do serviço
O custo “direto” para produzir o produto ou serviço que você vende (por exemplo, mão-de-obra, matérias-primas)
Despesas operacionais
Os custos “indiretos” da administração de seus negócios, como por exemplo, aluguel, salários, serviços públicos (água, luz, telefone, internet), entre outros. Este é basicamente qualquer outro custo não diretamente relacionado à produção do seu produto ou serviço.
Quaisquer pagamentos de impostos para o mesmo período também são registrados na demonstração de resultados.
E como mensurar o lucro?
O lucro bruto é um importante indicador do nível de lucratividade da sua empresa se você estiver vendendo produtos físicos ou prestando serviços. Esse número analisa a rentabilidade de seus produtos ou serviços.
A fórmula para calcular o lucro bruto é:
- Receita de vendas – Custo dos produtos vendidos = Lucro bruto
O custo dos produtos vendidos pode incluir mão-de-obra, materiais e custos indiretos. A margem de lucro bruto analisa qual porcentagem de lucro você está mantendo em comparação com o custo do seu produto. A fórmula é:
- Lucro bruto / receita de vendas = margem de lucro bruto
Uma porcentagem mais alta significa que você mantém muitos lucros em comparação com o custo do produto. Qualquer coisa abaixo de 50% significa que seu produto está custando mais da metade de sua receita de vendas.
Uma porcentagem menor é boa, desde que o seu volume de vendas seja alto o suficiente para pagar suas despesas. Depois de monitorar suas declarações de ganhos e perdas por tempo suficiente (por exemplo, 12 meses), você terá alguns bons dados para trabalhar e poderá começar a melhorar os processos e as eficiências de negócios.
Por exemplo, se a margem de lucro bruto começar a diminuir, você poderá identificar o motivo e fazer as alterações apropriadas. Isso pode ser devido a uma redução nas vendas, redução no preço de venda (devido à menor demanda do consumidor) ou a um aumento nos custos de estoque.
O lucro líquido nem sempre aumenta proporcionalmente com o aumento da receita. Portanto, ao ver a sua margem de lucro líquido diminuir imediatamente, você pode procurar as despesas que aumentaram desproporcionalmente às vendas e trabalhar no corte dessas despesas – antes que elas excedam a receita. Para determinar se seus lucros estão medindo com outras empresas do seu setor, você pode comparar suas margens de lucro.
Com que frequência você deve revisar seus lucros e perdas?
Quanto mais você monitora o progresso de seus negócios, mais rapidamente consegue identificar tendências que precisam ser alteradas. Como regra geral, uma demonstração mensal de ganhos e perdas é ideal para ver como sua empresa está seguindo financeiramente.
A gestão financeira analisando lucros e prejuízos são relatórios vitais para a saúde financeira da sua empresa. Usando esses dados históricos, você pode fazer previsões realistas sobre receitas e despesas. Estabelecer metas financeiras de longo prazo será estratégico, em vez de trabalhar por pura adivinhação.
Lembre-se ainda de que as declarações de lucros e perdas são um dos relatórios mais importantes para o seu negócio. Ele não pode dizer tudo o que está acontecendo na sua empresa, mas pode dizer muito sobre como sua empresa está realmente viajando.
E o seu negócio, está dando mais prejuízo do que lucro? Nós da ContabilizaRIO podemos te ajudar! Contamos com especialistas para tirar todas suas dúvidas. Entre em contato com nossa equipe agora mesmo!