Fidelizar os pacientes da clínica é uma das melhores formas de você manter um número constante de atendimentos. Ao fazer com que seus clientes saiam satisfeitos do seu negócio, maximiza as chances deles retornarem quando necessário.

E nos dias atuais, além de um bom atendimento dentro do consultório, é necessário estar atento a toda a experiência que o paciente terá em sua clínica, desde o momento que entra na recepção, até o pós-atendimento. Cada detalhe pode fazer a sutil diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.

Para você entender melhor como fidelizar os pacientes da clínica, preparamos estas 5 dicas essenciais para você aplicar na sua empresa. Confira!

1. Ambiente

Ter um espaço aconchegante, agradável e que faça o cliente se sentir bem é ponto fundamental. Como inevitavelmente ele precisará aguardar em algum momento — ou que seus acompanhantes precisem aguardar o procedimento — tenha ainda uma boa sala de espera, com revistas e jornais atualizados, água e café. 

Neste espaço, você ainda pode ter uma TV com uma programação agradável, ou mesmo aproveitar para exibir vídeos institucionais de sua clínica, intercalando com entrevistas com profissionais médicos, materiais sobre cuidados com a saúde, entre outros, para que também não se torne algo monótono e cansativo. 

2. Organização

No dia e horário marcado da consulta, o paciente precisa estar na agenda. Por isso, é fundamental uma organização para evitar ao máximo que qualquer erro ou confusão ocorra. Isso passa a noção de organização e profissionalismo da sua clínica, fidelizando o cliente.

É preciso ainda diversificar a forma de pagamentos — é impensável não ter uma máquina de cartão de crédito e débito —, além de criar um programa que permita que tratamentos mais longos possam ser pagos de forma parcelada ou com descontos. Isso garantirá ainda que seus pacientes retornem à sua clínica em outras oportunidades.

3. Atendimento

Seus funcionários precisam estar preparados para sempre prestar o melhor atendimento aos pacientes. Por isso, a recepção precisa ser eficiente e profissional. É importante lembrar que quem está lá pode estar passando por algum momento difícil em sua vida e, desta forma, o contato deve ser acolhedor.

Melhorar o atendimento da clínica, Investir em treinamento constante, reforçando os princípios, e valorizar os funcionários que realmente vestem a camisa da empresa, é um passo importante para que o paciente sinta-se bem na sua empresa e torne-se recorrente em seu negócio.

4. Marketing

Ter uma campanha de marketing focada em oferecer conteúdo de qualidade aos seus clientes é outra forma de fidelizar os pacientes da clínica, e que precisa ser feita sempre, não apenas quando você abre as portas do seu negócio. Ele precisa ver seu negócio de uma forma diferente, e não apenas um lugar que ele precisará procurar em caso de algum problema de saúde.

Ao criar uma afinidade com o paciente, oferecendo conteúdo interessante e que responda suas dúvidas, você cria uma relação mais próxima e, quando necessário, é o seu negócio que ele irá procurar. Além disso, com um bom marketing, amplia-se a possibilidade dele recomendar sua empresa para amigos e familiares — o que é excelente para qualquer negócio!

5. Pós-venda

Uma das ferramentas mais importantes para melhorar o atendimento da clínica ao mesmo tempo que fideliza os pacientes é investindo num bom pós-venda. Isso quer dizer que você precisa mostrar-se preocupado com seus “clientes” mesmo após o tratamento. Para isso, colete o máximo de informações sobre ele e, em momentos oportunos, mande mensagens via e-mail ou WhatsApp. 

Aplicando estas dicas na sua clínica você ampliará as possibilidades de criar pacientes recorrentes em seu negócio. Como dica extra, procure ter um canal de feedback com seus clientes, para que você possa saber o que precisa ser corrigido e quais áreas funcionam muito bem.

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