Podemos definir como planejamento financeiro a projeção de receita e despesas de uma empresa em um determinado espaço de tempo. Traduzindo para uma linguagem mais comum, planejamento financeiro é uma previsão de quanto o seu negócio irá ganhar e quanto irá gastar nos próximos meses ou anos. Veja abaixo como fazer um planejamento financeiro para sua empresa.
Você pode não conseguir imaginar, mas esse resumo pode garantir a saúde do seu negócio, entretanto esse é apenas uma das vantagens de se realizar o planejamento financeiro. Quer saber mais? Vamos lá.
Por que fazer um planejamento financeiro?
Além de garantir a saúde financeira do seu negócio, um bom planejamento financeiro traz a certeza para você como empreendedor de que a sua empresa terá sustentabilidade.
Outro benefício de realizar o planejamento financeiro é poder prever o PREVIAT (quando diferença entre a entrada e a saída de dinheiro é positiva). A partir disso sua empresa cria oportunidades, o planejamento financeiro de uma empresa também está ligado a capacidade de crescimento da mesma.
Como fazer o planejamento ideal?
Elaborar um planejamento financeiro de qualidade exige muita prática e dedicação. Alguns métodos podem ser utilizado nessa hora, como por exemplo, a metodologia do PDCA. Esse processo consiste em dividir o programa financeiro em quatro etapas, cada uma representada por um letra da sigla:
P = Plan/Planejar
D = Do/ Fazer
C = Check/Checar
A = Action/Agir
Vamos explicar para você a usabilidade de cada letra, veja:
Planejar: Essa é a primeira etapa para realizar um planejamento financeiro. Nessa parte vai acontecer a parte do planejamento propriamente dito, de inicio você deve projetar todos cenários possíveis para que seu planejamento seja efetivo, para imaginar esse cenários use os números de faturamentos e despesas dos anos anteriores.
Após desenvolver esse cenário, está na hora de começar a preencher a planilha, se você puder utilizar algum software para auxiliar nisso será ótimo. Vamos começar a desenvolver um orçamento:
Orçamento: Orçamento empresarial é a previsão da receita e das despesas empresariais de um negócio dentro de um determinado período de tempo. Organize essas entradas e saídas de dinheiro mensalmente, isso ajudará a verificar a eficiência do seu planejamento financeiro.
Fazer: Após planejar e definir metas, é hora de começar tomar algumas atitudes para atingi-las. Uma das maneiras de atingir esse objetivo de forma fácil é através da gestão de custos e despesas que consiste em muito além de reduzir gastos e será uma das principais etapas do seu planejamento financeiro. Ela visa tornar os investimentos mais eficientes, otimizado os processos e criando diferenciais para o produto.
Agir: No processo de PDCA, agir é diferente de fazer. Agir está ligado a melhorias nas ações tomadas nas fases anteriores, após analisar os resultados e aplicar a checagem, você perceberá oportunidade de correção e melhorias. Essas medidas podem ser tanto preventivas quanto remediadoras.
Você pode obter mais efetividade de como fazer um planejamento financeiro para minha empresa, contando com o auxilio de uma contabilidade especializada, que tal vir conversar com a gente? Deixe um comentário.