O tamanho da sua empresa ou quanto você ganha com suas operações não importam, você precisa ter controle sobre seus custos e despesas. Isso é um fator que determina a sua sustentabilidade de curto, médio e longo prazo.
Como interpretar a diferença entre custos diretos e indiretos na minha empresa? Bom, primeiro é interessante ressaltar que custos diretos são aqueles relacionados diretamente com o processo de produção da empresa e custos indiretos são aqueles relacionados a despesas que não influenciam diretamente na produção, por exemplo, o cafezinho do escritório.
O primeiro passo para poder começar a interpretar esses números é começar a entender a diferença entre os tipos de gastos de uma empresa. Vamos lá?
Entenda: Qual a diferença de custos de uma empresa?
Existem diversos tipos de custos de uma empresa, vamos classificá-los em duas categorias: Custos e Despesas.
Lembrando que quando falamos de custos estamos falando de gastos relacionados diretamente com a produção do seu produto/prestação do seu serviço, e despesas são gastos que não são relacionados diretamente com a produção do seu produto.
Podemos classificar os custos e despesas como variáveis e fixas, veja a diferença.
Custos fixos:
São aqueles que não se alteram de acordo com o volume de produção do seu produto, como por exemplo, o aluguel da sua empresa.
Custos variáveis:
Custos variáveis são aqueles que se alteram de acordo com o volume de produção, como por exemplo, matéria prima.
Despesas fixas:
São despesas que não variam de acordo com a produtividade da empresa, por exemplo, IPTU.
Despesas variáveis:
Quando você trabalha com o sistema de comissão você tem uma despesa variável, porque ela depende de uma meta e pode aumentar gradativamente.
Como melhorar o controle de despesas do meu negócio?
Registrar todos os processos de fluxo de caixa do seu negócio é essencial. Além de controlar os valores para entender a situação da empresa, esse processo evita problemas relacionados ao fluxo de caixa.
Separe gastos pessoais dos gastos da empresa e comece a utilizar o método de organização financeira escolhida (planilha ou software).
Essa hora você precisa também consultar seu contador, ele pode te ajudar a se planejar financeiramente, caso você não tenha um contador já está mais do que tarde pra você contratar um.
Contabilidade digital facilitando a sua vida:
A Contabilidade digital pode facilitar a sua vida, pois ela utiliza da tecnologia para automatizar processos burocráticos. Além de utilizar armazenamento de documentos em nuvem que podem facilitar o processo de acesso a esses documentos e livra você da dor de cabeça de guardar as papeladas.
Essa é uma tendência de mercado que vem encantando os empreendedores e acelerando os resultados. Quer saber mais? Venha conversar conosco.