A teleconsulta tornou-se uma opção cada vez mais popular para pacientes que buscam acesso remoto aos cuidados médicos, principalmente em meio à pandemia do Covid-19. Observando essa tendência, muitos consultórios passaram a oferecer o serviço, mas com uma dúvida: como definir o preço da teleconsulta?

Como é um serviço novo e que requer alguns cuidados especiais, definir quanto cobrar pelo serviço não é uma tarefa tão simples. Além disso, precisa ser considerado como será a aceitação dos seus pacientes pelo novo tipo de atendimento e, dependendo da sua especialidade médica, outros equipamentos precisarão ser adicionados à oferta.

Para você saber como definir o preço da teleconsulta, preparamos o artigo a seguir. Primeiro, vamos pontuar quais serão os investimentos necessários. Confira!

1. Dispositivos Médicos para Especialidades

Os dispositivos médicos específicos de que você precisa podem variar dependendo das especialidades que você planeja atender com a teleconsulta. A boa notícia é que você não precisa ter todas as respostas imediatamente, porque muitos fornecedores de equipamentos têm sistemas de telemedicina escaláveis ​​e modulares. 

Isso significa que você pode comprar apenas o que precisa para começar e adicionar dispositivos adicionais mais tarde, conforme seu programa se expande para especialidades adicionais. 

2. Necessidades de plataforma de videoconferência

O modo como você planeja gerenciar o encontro entre o paciente e o médico remoto também é um componente importante a ser considerado para aplicações clínicas de teleconsulta. 

Como você está comunicando os dados diagnósticos críticos de um paciente, a escolha ideal é fazê-lo com segurança e em tempo real. Afinal, a beleza da telemedicina é a funcionalidade de ter uma interação ao vivo entre um paciente e um especialista remoto.

3. Excelente conexão com a Internet

Você pode ficar satisfeito em saber que não precisa investir em uma reforma significativa da infraestrutura para tornar a teleconsulta uma realidade para sua clínica. É claro que suas necessidades específicas irão variar dependendo de fatores como localização e tamanho, mas a consideração mais importante deve ser sua conexão com a internet.

As conexões mais comuns são compartilhadas com outras pessoas, o que pode fazer com que as velocidades de upload e download sejam lentas e interrompidas em horários de pico. Portanto, encontrar um provedor de serviços de Internet confiável e comprometido com um serviço de qualidade é o primeiro passo. 

Se possível, adquira um serviço empresarial para experimentar uma capacidade de largura de banda mais consistente para garantir que seus dados em tempo real não sejam interrompidos ou comprometidos de nenhuma forma.

4. Treinamento

Um ponto essencial no momento de passar a oferecer a teleconsulta é preparar sua equipe para isso. Como o contato com o paciente passará a ser feito de forma remota, ele igualmente precisa ser feito com excelência. Afinal de contas, o paciente pode ficar inseguro com o tipo de atendimento, ao não estar acostumado com a tecnologia, e cabe à sua equipe fazer o melhor acolhimento possível do paciente, mesmo que de forma online.

Felizmente, o treinamento em equipamentos de teleconsulta clínica não é complicado, especialmente se sua equipe tem alguma familiaridade com dispositivos médicos básicos e tecnologia de comunicação moderna.

Agora é hora de definir o preço da teleconsulta

Agora que você já sabe quais serão seus gastos para implantar a teleconsulta em seu consultório, é hora de definir o preço desse atendimento tecnológico. Lembre-se sempre que este é um serviço que muitas pessoas poderão ficar reticentes — afinal se consultaram a vida toda frente a frente com um profissional da área da saúde, e mudar isso para a frieza de uma tela pode representar a quebra de alguns paradigmas.

Um ponto importante a considerar é o momento atual: certamente você teve queda no número de pacientes e, por conta disso, precisou reduzir alguns de seus custos para manter sua clínica economicamente viável. Desta forma, a teleconsulta surge como uma alternativa para esse momento e pode até mesmo tornar-se o carro-chefe do seu negócio.

Com essa consideração em mente, lembre-se que o valor a ser cobrado não pode ser o mesmo da consulta presencial. Claro que sua responsabilidade seguirá a mesma, mas haverá significativa redução nos custos envolvidos no processo. 

Outro ponto a ser considerado é sua concorrência. Pesquise se outras clínicas estão oferecendo o serviço, e qual o preço médio que estão cobrando. Essa pesquisa de mercado é essencial para qualquer negócio, e também durante uma teleconsulta deve ser considerada.

E por fim, analise também qual a percepção de valor que o paciente dá para esse tipo de atendimento. Como já mencionamos, para muitos pode haver uma certa resistência em aderir a esse tipo de consulta, e por conta disso, o preço que elas pagarão pelo serviço precisa indicar que foi bom.

Conclusão

Como você observou ao longo do nosso artigo, diversos fatores devem ser considerados no momento de oferecer a teleconsulta. Em primeiro lugar, veja se você e sua equipe estão preparados para oferecer esse tipo de serviço, lembrando sempre que uma teleconsulta não é o mesmo que uma vídeochamada de WhatsApp. O profissionalismo e o fato de estar lidando com a saúde das pessoas deve sempre ser priorizado.

Com base em tudo o que mencionamos, ficará mais fácil definir o preço da teleconsulta e, quem sabe, tornar este um serviço frequente em sua clínica, mesmo após a pandemia. Mas fique atento sempre ao seu lucro! Inclusive, recomendamos a leitura do artigo “Como saber se sua clínica está tendo lucro ou prejuízo” para entender melhor a saúde financeira do seu negócio. Boa leitura!