Isso não é novidade: o negócio digital ganhou força e está transformando o mundo. Ouvimos cada vez mais sobre empreendimentos digitais e vemos como a tecnologia mudou a forma como a sociedade interage com essas marcas, tornando-as não apenas valiosas, mas também prestigiadas e cobiçadas.

O setor de comércio eletrônico está crescendo aproximadamente 23% a cada ano e, em um estudo, 69% das empresas B2B disseram que deixariam de imprimir catálogos físicos nos próximos 5 anos.

Se você quer saber mais sobre negócios digitais e como transformar sua ideia em um empreendimento digital de sucesso, você veio ao lugar certo.

Neste guia, mostraremos os elementos a serem considerados e como você pode encurtar o caminho para alcançá-lo. Vamos começar!

O que é um negócio digital?

Um negócio digital é uma forma de negócio que utiliza a tecnologia para melhorar seus serviços e conta com uma plataforma digital para realizar suas atividades comerciais.

Eles não estão vinculados a oferecer apenas produtos ou serviços digitais, mas também podem oferecer produtos físicos ou tangíveis.

Podemos rotular plataformas como Uber, Airbnb, Shutterstock como negócios digitais, mas também Amazon, Mercado Livre e até um negócio que vende comida online pode ser um negócio digital. Inclusive, a contabilidade digital que oferecemos aqui na ContabilizaRIO se enquadra no conceito de negócio digital.

Não existe uma regra ou definição precisa do que é e não é considerado um negócio digital. Desde que utilizem uma plataforma digital e esta seja a base para o crescimento da empresa e sua geração de renda, podem ser considerados negócios digitais.

Leia também::: Tendências de negócios para 2022: conheça as ideias mais lucrativas

Passo a passo: como criar um negócio digital do zero

Agora que você conhece o que e as vantagens de criar um negócio digital, é hora de colocar em prática e começar a criar seu próprio empreendimento.

Por isso, criamos este guia prático para ajudá-lo a planejar a melhor estratégia para concretizar sua ideia:

1. Decida quais produtos ou serviços vender

Decidir o que você quer vender e qual será o valor agregado de seus produtos é o primeiro passo. Você pode obter esse diferencial através do preço, da qualidade dos itens, da personalização, do prazo de entrega ou da segurança na hora de comprar.

2. Faça uma análise de mercado

Depois de decidir o que quer vender, o próximo passo é fazer uma análise de mercado, para que você saiba para quem está vendendo, quais são seus interesses e necessidades .

Podemos definir análise de mercado como uma avaliação dos aspectos quantitativos e qualitativos de um segmento de usuário específico, a fim de conhecer seus hábitos de compra, seu valor, a concorrência, entre muitos outros fatores.

3. Defina uma estratégia de preços

Depois de estabelecer o que você quer vender e para quem, o próximo passo é decidir por quanto você quer vender. Para isso é necessário montar uma estratégia de precificação.

A precificação é o processo de definição do preço de venda dos itens a serem comercializados.

Para isso , é preciso levar em consideração vários fatores, como o custo do produto ou materiais, mão de obra, despesas adicionais (transporte, embalagem, etc.), além da margem de lucro.

4. Crie um funil de vendas

O funil de vendas é o mapa do tesouro que seu empreendimento digital precisa para atingir seus objetivos de negócios.

É um modelo estratégico das etapas pelas quais um potencial comprador passa para fazer sua compra. Em si, é uma maneira gráfica de ilustrar como um cliente interage com sua marca.

Aqui explicamos como fazê-lo em cinco etapas fáceis:

  • Faça um mapa do ciclo de compra (desde antes que o usuário conheça sua marca até o produto chegar em suas mãos)
  • Defina os momentos-chave neste ciclo
  • Planeje ações e uma estratégia para cada momento chave
  • Implemente sua estratégia e analise seus resultados
  • Otimize o plano e tente novamente

5. Defina o processo de vendas do seu negócio digital

Todos os negócios digitais têm um processo de vendas, geralmente composto por cinco ou oito etapas, e é muito útil para conquistar novos clientes e impulsionar o crescimento de uma empresa.

O processo de vendas em um empreendimento digital é o conjunto de etapas a serem seguidas para realizar uma venda. Eles geralmente são repetitivos e se encaixam na forma como o negócio funciona.

O modelo que apresentamos aqui é composto por oito etapas. Seja qual for o seu negócio, ele será o seu melhor aliado.

  • Prospecção
  • Qualificação de Lead
  • Captação do Lead
  • Apresentação
  • Rastreamento
  • Negociação
  • Fechamento
  • Mercado de reposição

6. Escolha uma plataforma de negócio digital

O coração dos negócios digitais são as plataformas. É hora de escolher um. Ela pode ser uma comprada, uma gratuita disponível na internet, ou então você pode aproveitar seu próprio site para oferecer seu negócio digital.

Mas lembre-se que ela deve ser prática, rápida e intuitiva, para que seu cliente não sinta-se frustrado toda que navegar na sua plataforma.

7. Hora de vender

Ao final dessas etapas, é hora de colocar seu produto ou serviço na vitrine e começar a vender. Aqui é fundamental usar estratégias de marketing digital, para que possa captar leads e torná-los clientes.

Para isso, invista em redes sociais, crie seu blog, publique vídeos no Youtube e não esqueça de investir também em tráfego pago. Assim você maximiza seu alcance e atingirá mais e mais clientes.

Leia também::: Contabilidade para negócios digitais: veja 5 vantagens

Para para a ação

E aí? Pronto para criar seu negócio digital? É importante entender que por meio dele, você poderá se tornar um empreendedor, ter seu próprio tempo, e conseguir a independência financeira que tanto sonhou.

Mas saiba que isso tudo não virá do dia para a noite, e vai exigir determinação, empenho e muita dedicação de sua parte. Ao adicionar isso às dicas que demos acima, temos certeza que você irá prosperar e tornar seu empreendimento uma referência.

Então, comece a planejar seu negócio digital o quanto antes. E para lhe ajudar ainda mais neste processo, confira também nosso artigo “Empreendedorismo digital: partindo para a ação”.