Como abrir uma clínica de saúde? Essa provavelmente é a primeira questão que surge para quem acabou de se formar na área e sempre sonhou em ter seu próprio negócio. Afinal de contas, a vontade de empreender e tornar-se um PJ acaba sendo mais vantajoso do que seguir o caminho da CLT.

Mas ter seu próprio negócio na área de saúde não é tão simples quando comparado a outras áreas. Como envolve o atendimento às pessoas, alguns pontos precisam ser observados quanto à legislação específica que rege o setor da saúde, principalmente àqueles referentes à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Porém, não perca as esperanças! Para você saber como abrir uma clínica de saúde e poder realizar seu sonho, preparamos este artigo especialmente para você. Confira!

Qual o tipo de clínica médica?

O primeiro passo é você decidir qual o tipo de clínica médica que abrirá. A Agência Nacional de Saúde (ANS) conta com 54 tipos de estabelecimentos médicos em suas categorias, e obrigatoriamente um deles terá de ser seguido.

Nesta longa lista, os mais comuns no mercado são:

  • Consultório com até duas especialidades médicas;
  • Consultório geral para procedimentos médicos acima de duas especialidades;
  • Clínica geral que realize pequenos procedimentos médicos.

Como pode ver, eles são bastante parecidos em sua essência, mas que contam como diferencial o tamanho e o tipo de procedimento que será realizado. Para cada escolha, uma lista de exigências legais deverá ser seguida, por isso a escolha precisa ser bem planejada logo no início.

Planejamento estratégico

Além de definir qual será o tipo de clínica médica, um dos primeiros passos é também montar o planejamento estratégico do seu negócio. Ele servirá para que o empreendedor tenha uma visão global sobre sua futura empresa e em qual mercado ela será inserida.

Nesse plano estratégico, insira informações sobre qual capital será utilizado para abertura do negócio, quais os recursos humanos que serão necessários para o bom desenvolvimento dos trabalhos, quais materiais e equipamentos serão necessários e quais serão as fontes de recurso para sua aquisição (se capital próprio ou empréstimo/financiamento).

Pesquise ainda sobre qual será o público-alvo de sua clínica de saúde, como você pretende atingi-los via ações de marketing, e quais são seus concorrentes na sua região. Estabelecer isso tudo antes de abrir as portas do seu empreendimento são fundamentais para que você consiga ter retorno mais rápido e com menor custo.

Abertura de clínica

Superado o planejamento estratégico, defina a localização onde funcionará sua clínica médica. Isso é importante antes mesmo de você realizar a abertura da empresa, já que é necessário verificar junto às autoridades municipais se o local atende aos pré-requisitos do Plano Diretor de sua cidade. Para isso, o ideal é já contar com os serviços de um contador de confiança para que ele prepare toda a documentação necessária para a consulta prévia junto à Prefeitura.

Ao analisar o local, tenha em mente que a localização da clínica pode influenciar diretamente no seu faturamento. Tal escolha precisa considerar ainda qual será seu público-alvo e qual a renda média das pessoas que você pretende atender. Caso seu público seja mais popular, de nada adianta abrir sua clínica médica numa das áreas mais nobres de sua cidade. O contrário também é verdadeiro: se você abrir sua clínica em regiões mais periféricas da cidade, poderá ter dificuldades em atingir um público de mais alta renda.

Além da questão financeira, procure conhecer ainda os hábitos de consumo do seu público-alvo, o que facilita na escolha da região mais indicada para seu negócio. Lembre-se ainda que seu espaço deve contar com estacionamento próprio — como seus clientes passarão um certo tempo em sua clínica, esse pode ser um diferencial poderoso.

Verifique ainda se na região escolhida não há muitos concorrentes, o que pode representar um risco para seu negócio. Estar muito isolado também não é recomendado, já que pode

indicar duas coisas: ou você pode ir muito bem ao ser pioneiro naquela região, ou ser um indicativo que o público daquela área não frequenta clínicas médicas.

Equipamentos e estrutura

Além do local, lembre-se que a abertura de clínica médica requer outros itens essenciais, como equipamentos e estrutura. Além dos básicos como computadores e telefones, você precisará ainda de endoscópios, estetoscópios, recipientes, macas, cadeiras de rodas, além de itens para procedimentos como pinças, bisturis, entre outros.

Para sua compra, como já mencionamos anteriormente, você poderá dispor de recursos próprios, ou então depender de um empréstimo ou financiamento bancário. Caso precise recorrer aos bancos, verifique sempre informações como taxas de juros, valores das parcelas e se há alguma carência. Isso pode ser fundamental para que tais valores mensais que deverão ser pagos não inviabilizem seu negócio.

Além dos equipamentos, a estrutura de sua clínica médica deverá dispor de mobiliário compatível com sua proposta, uma excelente iluminação, sistema de condicionamento de ar, entre outros pontos que não podem jamais serem deixados de lado.

Tenha um bom plano de marketing

Apenas abrir as portas de sua clínica e esperar que seu público a encontre não é uma boa ideia. Por isso, tenha um plano de marketing para o seu negócio. Para isso, uma recomendação é que você tenha uma agência parceira, que por meio de uma equipe profissional, saberá montar a melhor proposta para atingir seu público-alvo.

Nos dias atuais, investir em marketing digital é uma das melhores apostas, já que possui melhor retorno sobre o investimento (ROI) ao trabalhar focada naquele tipo de cliente que você quer atingir. Além disso, ela permite que a rota possa ser corrigida a qualquer momento, evitando que você gaste dinheiro onde não há retorno.

Pense ainda uma boa identificação da fachada do seu negócio, para que quando as pessoas passarem em frente da sua empresa, a identifiquem facilmente.

Abra sua clínica médica

A abertura da empresa é outro item que merece especial atenção e para isso conte com o auxílio de um escritório de contabilidade. Além de cuidar de toda a burocracia que envolve a abertura de uma empresa, eles poderão indicar qual o melhor regime tributário para o seu negócio, evitando que você pague impostos além do necessário.

A documentação necessária para abertura de sua clínica de saúde é:

  • Contrato Social
  • Cartão do CNPJ
  • Cópia de documentos pessoais como RG e CPF
  • Recibo do IRPF
  • IPTU do imóvel
  • Contrato de Locação ou Compra e Venda
  • Alvará de funcionamento
  • Liberação da Vigilância Sanitária
  • Cadastro no Conselho Regional de Medicina do Estado

Lembre-se que algumas contabilidades providenciam toda a documentação necessária no processo de abertura da empresa, como é o caso da Contabiliza RIO. Nela, a equipe técnica cuida de todo o processo, incluindo o melhor regime tributário.

Como você viu, ter seu próprio negócio na área da saúde não é tão complicado quanto parece, mas requer atenção a alguns detalhes essenciais para tudo não se transforme em um grande pesadelo. O mais importante é você ter a certeza que este é o melhor caminho, conhecer bem o mercado que irá atuar e se diferenciar no mercado. Há inúmeros exemplos de sucesso na área e, quem sabe, você será o próximo.

E aí? Gostou de nosso artigo sobre como abrir uma clínica de saúde? Se ficou alguma dúvida, fala para nós nos comentários que teremos o maior prazer em lhe responder! Até a próxima!