Chegou a hora de você realizar seu sonho e fazer a abertura de empresa em RJ. Mas cometer erros nesse processo pode trazer sérias dores de cabeça e, dependendo da situação, até mesmo transformar tudo em um grande pesadelo.
Dados da pesquisa do Sebrae Nacional, indicam que a taxa de mortalidade de empresas nos primeiros dois anos de atividade é de 29% no país. Em alguns estados, os erros no momento de abertura de empresa podem ser agravar, ocasionando índices de falências de até 42% nos negócios que fecham as portas antes de completar esses dois anos.
Ou seja, qualquer erro na abertura de empresa em RJ pode trazer sérias consequências ao negócio. Para que você saiba quais são, e evite cometê-los, preparamos este artigo completo sobre o tema. Quer saber mais? Então confira agora mesmo!
Erros que você não pode cometer
A decisão de abrir um negócio próprio, ter uma empresa para chamar de sua, é por si só muito difícil. Seja pela mudança da rotina daqueles que sempre foram empregados ou por aqueles que sempre tiveram suas metas definidas por outras pessoas. A partir do momento que você torna-se um empresário, é seu dever definir quais os objetivos da sua empresa e o que precisará fazer para atingi-los — cargas horárias muito acima das 40 horas semanais, por exemplo.
Além dessa dedicação extra, é essencial que o momento da abertura de empresa em RJ seja feito dentro das regras, e por isso, fique atento a essas dicas:
1. Erros na documentação
Dependendo do tipo de empresa, há variação nos documentos necessários para a abertura da empresa. Se for um comércio, uma indústria ou um prestador de serviços, é necessário estar atento a cada exigência. Esteja atento ainda a escolha do nome da empresa, onde será sua sede, quais os investimentos iniciais. Lembre-se que uma forma de evitar isso já na largada é contar com o apoio de um contador para lhe orientar sobre o processo.
2. Regime tributário
No Brasil você pode optar pelos regimes tributários Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. No caso de pequenos empreendedores, há ainda a opção do Microempreendedor Individual (MEI) ou EIRELI. Cada um deles tem suas particularidades em relação aos valores de impostos a serem pagos, e estar atento a isso é vital para não pagar nada além do legalmente necessário.
3. Burocracia
No momento da abertura de empresa em RJ, ter o suporte de um contador é essencial. Com ele, você evita ainda erros na área burocrática, na elaboração da documentação, na obtenção do alvará, licenças necessárias e na definição do regime tributário, que listamos anteriormente.
4. Falta de planejamento
Um erro bastante comum em quem quer abrir empresa no Rio de Janeiro está na falta de planejamento. Lembre-se que não basta apenas abrir as portas do seu negócio e imaginar que os clientes chegarão em grandes quantidades. Saber quem é seu público-alvo e sua concorrência é essencial para o sucesso da sua empresa.
5. Cliente como foco
Empresas que têm suas operações centradas no produto, e não no cliente, possuem grandes chances de não prosperarem no mercado. Cada vez mais as pessoas buscam a melhor experiência e entregar isso a eles pode ser um diferencial decisivo. Desta forma, foque suas operações nos seus consumidores, elaborando estratégias que serão adotadas assim que abrir sua empresa.
6. Pessoal qualificado
Um grande vilão para novas empresas está na falta de pessoal qualificado. Desta forma, antes de realizar abertura de empresa em RJ, verifique qual a disponibilidade de mão-de-obra existente no mercado e se ela suprirá suas necessidades. O treinamento para atenderem suas particularidades é essencial, mas lembre-se que isso leva tempo e tem seus custos.
7. Separação das contas
Um erro bastante comum em quem vai abrir uma empresa é não separar contas pessoais das contas da empresa. Isso prejudica toda a gestão financeira e pode fazer você não ter a real noção do que é lucro e prejuízo em seu negócio. Desta forma, crie contas separadas e gerencie todos os gastos da empresa por meio de uma conta empresarial.
8. Precificação
Outro erro bastante comum em quem vai realizar a abertura de empresa em RJ é não saber fazer a correta precificação dos seus produtos ou serviços. Preços muito baixos geram desconfiança, e muito altos afugentam os clientes. Desta forma, conheça quais são seus custos fixos e variáveis e quanto de lucro será necessário para manter a saúde financeira da sua empresa em dia.
Conte com um parceiro na abertura de empresa em RJ
Como você viu ao longo de nossas dicas, erros simples podem tornar-se grandes problemas na abertura de empresa no Rio de Janeiro. Descuidar de detalhes e dar atenção excessiva a itens desnecessários podem fazer você fechar as portas do seu negócio precocemente.
Uma das melhores formas de evitar erros é contar com um parceiro que tenha experiência na abertura de empresa em RJ. A Contabiliza RIO é especialista na área e tem como diferencial o fato de que você que paga as taxas de registro da sua empresa, assim, saberá o real valor a ser pago para abrir uma empresa no Rio de Janeiro, sem pagar mais para um despachante.
A Contabiliza RIO cuida ainda de todas as burocracias legais que são necessárias para a abertura da sua empresa. Todo processo é feito de forma transparente e você recebe um aviso sobre cada etapa concluída.
Se quer realizar a abertura de empresa em RJ sem erros, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Contabiliza RIO. Estamos te esperando!