Sonho de todo profissional, ter seu próprio negócio é uma ação que requer planejamento para que a empresa prospere. Para profissionais da saúde não é diferente e a abertura de clínica médica pode ser o diferencial para que você se destaque em um mercado tão competitivo e promissor.

Uma clínica médica é como uma empresa, voltada à prestação de serviços na área da saúde, e que podem ser de medicina, odontologia, nutrição, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, exames, entre outros, inclusive integrada entre elas. Desta forma, é possível potencializar ganhos com a oferta de mais serviços, dando mais visibilidade ao negócio.

Além disso, dados da Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS) mostram que, em 2017, eram 47.606.341 os beneficiários em planos de saúde privados, além de outros 22.468.131 beneficiários planos privados exclusivamente odontológicos.

Os números comprovam que o mercado da saúde privada é enorme e a abertura de clínica médica pode ser um excelente negócio.

Para você compreender como funciona o setor de abertura de clínicas, seguindo todos os caminhos legais e burocráticos, é que preparamos este material para você. Confira e tire suas dúvidas!

Abertura de clínica médica

O primeiro passo ao se abrir uma clínica médica é estabelecer um planejamento, que considere a localização, densidade populacional da cidade ou região abrangida, perfil da clientela, concorrentes, entre outros detalhes relativos ao ponto.

Segundo levantamento do DATASUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os gastos com saúde da população de classes baixas são prioritariamente com medicamentos, e já das classes mais baixas são com serviços em saúde, principalmente em terapias e diagnósticos. 

Com base nisso, considere que uma clínica especializada deve ter uma estrutura que contemple o público-estratégico definido. Considere ainda a boa aparência do prédio — para que seja atrativo e inspire a confiança necessária da área médica.

Estar próximo a hospitais de grande porte para complementação de serviços pode ser um diferencial, principalmente se atender pacientes de outras especialidades.

Exigências legais

Superada a escolha pelo ponto de abertura da clínica médica, entram em cena as exigências legais que regem este tipo de empreendimento. Neste momento, são necessários elaborar os atos constitutivos da empresa, a escolha da forma jurídica ideal para o projeto e o preenchimento de formulários exigidos pelos órgãos de inscrição de pessoas jurídicas.  

A criação e legalização da empresa ainda requer etapas como o registro na Junta Comercial, na Receita Federal para liberação do CNPJ, na Secretaria Estadual da Fazenda, a obtenção do alvará de funcionamento junto à Prefeitura do município, a vistoria do Corpo de Bombeiros, a consulta prévia junto ao município para verificar se o zoneamento urbano permite tal atividade no local, a obtenção da licença de funcionamento de acordo com as exigências do Código Sanitário, entre outros.

Todo o processo de abertura de empresa é burocrático, porém os que envolvem a área médica requerem ações extras para que atendam todos os parâmetros estabelecidos pela  Agência Nacional de Vigilância de Saúde.

Contrate uma contabilidade especialista

Uma forma de garantir que todo o processo ocorra da forma correta é contratar um contador, que é o profissional legalmente habilitado para a elaboração de todos os processos constitutivos da empresa. A escolha por uma empresa de contabilidade que tenha conhecimento na área médica pode ser um diferencial a ser considerado, já que ela detém a inteligência necessária para o processo de abertura de clínica médica siga todos os ritos legais exigidos.

No Rio de Janeiro, a ContabilizaRio é referência na área de contabilidade médica, com ampla experiência na área, cuidando de todo o processo de abertura da clínica, além de atuar com a contabilidade consultiva — pela qual fornecerá as melhores orientações para a tomada de decisão do empreendedor.

Além disso, a ContabilizaRio está preparada para que toda a legislação específica para a abertura de estabelecimentos de saúde sejam cumpridos, evitando notificações, multas e até mesmo a interdição da clínica no futuro. Além disso, você é quem pagará as taxas de registro da empresa, sabendo qual o valor real e sem ter gastos extras com despachante. 

Por isso, o melhor caminho para abertura de clínica médica é com o suporte profissional da ContabilizaRio. Entre em contato agora mesmo com nossa equipe e torne o sonho de ter seu próprio negócio uma realidade. Estamos te esperando!