Ter um atendimento que se destaque frente à concorrência é regra básica para qualquer empresa que queira seguir viva no mercado. Cativar o paciente em todos os contatos que ele mantém com sua clínica demonstra empatia ao seu problema e maximiza sua fidelização.

Apesar de toda a importância que um bom atendimento representa, há muitos empreendedores que não dão a devida importância ao tema. O resultado são números cada vez menores de pacientes atendidos, e finanças entrando em colapso. Evitar isso é uma tarefa que precisa ser feita diariamente e que exige comprometimento de todos da sua empresa, para que a forma como cada paciente é tratado seja sempre diferenciado.

Quer saber mais sobre a importância de um bom atendimento? Confira nesse artigo que preparamos para você!

Porque o bom atendimento ao paciente é importante?

Uma clínica médica ou qualquer outro serviço de saúde privado tem como seus clientes os pacientes e, desta forma, são eles os responsáveis pela receita da sua empresa. Além disso, quando uma pessoa procura um atendimento médico, é porque ela precisa de um tratamento ou cura de um mal que lhe aflige.

Desta forma, realizar um bom atendimento ao paciente neste momento, além de fidelizá-lo na sua empresa, garante que ele encontrará a solução para aquilo que procura, com a melhor experiência possível. Não entregar isso ao realizar um mau atendimento — infelizmente nem sempre a cura é possível — é ter a certeza que ele não voltará ao seu consultório e inclusive será a responsável em não-recomendar sua clínica a amigos e parentes.

Desta forma, um bom atendimento ao consultório médico vai muito além de apenas agendar a consulta e atender no horário. É necessário que toda a experiência que ela tiver toda vez que manter contato com sua clínica seja acima da média, garantindo que ele se sinta acolhido no espaço.

Como realizar um bom atendimento?

Um dos primeiros passos para realizar uma boa impressão é realizar um atendimento humanizado, em que sua clínica demonstra ao paciente que está preocupado com ele. Por mais que a tecnologia seja uma aliada, a forma de comunicação precisa ser responsável e afetiva.

Usar aplicativos para lembrar o paciente de suas consultas, por exemplo, é uma excelente opção, porém a mensagem não precisa ser fria e técnica. Ela pode usar um tom mais informal, personalizada, e que além de informar o paciente sobre seu agendamento, colocar-se à disposição para qualquer dúvida que possa existir. Gerar empatia é um segredo de sucesso das empresas que se destacam no mercado!

Outro ponto essencial para garantir um atendimento de qualidade na clínica médica é contar com uma equipe bem treinada. Isso evita problemas como agendamento duplo, falta de paciência, má conduta dos atendimentos, perda de documentos e falhas na comunicação. Desta forma, invista em cursos e capacitações do seu time, permitindo que eles ofereçam um atendimento personalizado em cada contato com os pacientes.

Quais os benefícios do atendimento de qualidade?

Os benefícios de um atendimento de qualidade ao seu paciente vai além de apenas fidelizá-lo na sua clínica. Quando a forma como você trata seus clientes se destaca positivamente, você conquista sua confiança e ela passa a ser um defensor do seu negócio ou marca. 

Isso permite que sua clínica se destaque frente à concorrência, já que apenas preços competitivos e diversas especialidades e exames nem sempre são suficientes para atrair mais clientes à sua empresa médica. Quanto melhor for o atendimento que você presta, mais você irá se diferenciar dos serviços de saúde concorrentes.

Agindo dessa forma, não só você vai atrair mais clientes para sua clínica, como também vai fazer com que você torne-se a primeira opção toda vez que precisarem de atendimento ou cuidados médicos. E como já mencionamos lá no início, também vão indicar sua clínica para seus conhecidos — uma das melhores estratégias de marketing que existem e que tem custo praticamente zero!

Invista no atendimento

Como você acompanhou ao longo do texto, oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes é uma das melhores saídas para clínicas que querem seguir crescendo e se destacando no mercado. 

Para seguir sempre aperfeiçoando a forma como você trata seus pacientes, realize constantemente pesquisas de satisfação e peça o feedback deles a cada atendimento. Isso permite você identificar pontos que podem ser melhorados, além de corrigir mais rapidamente aquilo que desagrada seus pacientes.

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