Para quem busca se destacar no mercado, ler os melhores livros de marketing pode ser um excelente começo. Com eles é possível ter uma nova visão sobre o mercado e encontrar estratégias mais assertivas para o seu empreendimento.

De acordo com uma pesquisa feita pelo CMO Survey, o investimento das empresas em marketing digital foi de 58% em 2021. Além disso, os profissionais entrevistados relatam ganhos de 11,1% em receita e lucros de mais de 10% após a inserção das estratégias, daí a importância de adquirir conhecimentos na área.

Para lhe ajudar no processo, preparamos uma lista com 6 dos melhores livros de marketing para empreendedores. Confira!

1- Marketing de Permissão, de Seth Godin

Em vez de irritar os clientes em potencial interrompendo sua mercadoria mais cobiçada – o tempo -, o Marketing de Permissão oferece aos consumidores incentivos para que aceitem publicidade voluntariamente.

Neste livro vanguardista, Seth Godin — um pioneiro da Internet — apresenta uma maneira fundamentalmente diferente de pensar sobre produtos e serviços de publicidade. Tão atual quanto necessário.

Leia também::: 7 formas para aumentar suas vendas

2- Marketing 4.0: do tradicional ao digital, de Philip Kotler

Este livro comprova mais uma vez porque Philip Kotler é considerado o pai do marketing moderno. Em seu livro anterior, ele explicou a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0) e então para o centrado no ser humano (3.0), em que produtos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos.

Agora, junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Eles mostram não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing.

Para alcançar o sucesso em um ambiente tão mutável, complexo e competitivo, o marketing deve guiar o consumidor ao longo de uma jornada que começa na apresentação e assimilação da marca e termina na fidelização total.

3- A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne

O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho).  

Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acreditam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia.

4-  As armas da persuasão, Robert Cialdini

Depois de passar anos caindo na lábia de vendedores, arrecadadores de doações e operadores de telemarketing, o psicólogo Robert B. Cialdini resolveu se dedicar ao estudo da persuasão. Ele queria entender quais são os fatores que levam uma pessoa a dizer “sim” a um pedido e que técnicas exploram melhor esses fatores.

Reunindo dados das mais recentes pesquisas científicas sobre o assunto, his­tórias de gente comum e a experiência adquirida ao se infiltrar em organizações que treinam os chamados “profissionais da persuasão”, Cialdini criou uma obra acessível, informativa e indispensável a todos aqueles que querem saber como influenciar pessoas e, ao mesmo tempo, se defender dos manipuladores.

Leia também::: 7 dicas essenciais de marketing para empresa de TI

5- Palavras que Funcionam: Não é o que Você Diz, é o que as Pessoas Ouvem, de Frank Luntz

Por que algumas pessoas saem bem melhor falando em entrevistas de emprego ou argumentando para se livrarem dos problemas? O que está por trás dos vitoriosos slogans de campanhas e dos erros políticos destruidores de carreiras? Por que alguns anúncios publicitários se conectam emocionalmente com o consumidor e outros falham por completo? Por que alguns discursos são ressonantes e inesquecíveis, e outros são esquecidos logo depois de terminados?

Em Palavras que Funcionam, o Dr. Frank Luntz, um arquiteto linguístico e guru da opinião pública, não só expõe técnicas para uma linguagem eficaz, como lhe oferece uma inestimável compreensão de como achar e usar as palavras certas para você conseguir o que quiser. 

Seja o seu objetivo impulsionar as vendas da empresa, vencer uma disputa política, inspirar os seus funcionários ou receber aquele aumento merecido, Dr. Luntz lhe ensina a mágica de transformar palavras simples em um eficaz arsenal para a guerra perceptiva que travamos diariamente.

6- O Ponto da Virada: Como Pequenas Coisas Podem Fazer uma Grande Diferença, Malcolm Gladwell

Você já ficou intrigado pensando no que faz com que um produto, um serviço ou mesmo atitudes virem moda da noite para o dia? Já imaginou que tipo de mudança faz, por exemplo, com que livros desconhecidos se transformem em best-sellers? Ou o que explica o aumento do consumo de cigarros entre os adolescentes, apesar da campanha antitabagista?

Nesse livro − que já vendeu mais de 5 milhões de exemplares em todo o mundo e está há mais de 200 semanas a lista de bestsellers do New York Times − Malcolm Gladwell apresenta uma maneira instigante e original de entender fenômenos sociais desse tipo: vê-los como epidemias.

“Ideias, produtos, mensagens e comportamentos se espalham como vírus”, diz o autor. E o momento decisivo em que essas novidades se alastram − ou se acabam − é o que ele chama de o Ponto da Virada. Esse instante crítico surge com mudanças que, embora pequenas, surtem um efeito extraordinário.

Se empodere de conhecimento

E então empreendedor, gostou das dicas de livros que demos acima? Acreditamos que a melhor forma de ter sucesso a qualquer hora é com muito conhecimento. E para quem tem seu próprio negócio, entender e aprofundar seu conhecimento em marketing pode ser um grande diferencial.

Por fim, esperamos que a leitura destes melhores livros de marketing contribuam para o crescimento e fortalecimento do seu negócio. E para seguir aprofundando seu conhecimento, confira também nosso artigo “6 ferramentas de Marketing para utilizar”.