Implementar boas ideias para melhorar a experiência do cliente é um dos objetivos mais buscados pelas empresas atualmente. Isso ajuda a aumentar a satisfação e obter mais vendas. 

Prova de sucesso é um estudo conduzido pela PWC, que mostrou que 42% dos clientes pagariam mais por uma experiência agradável e acolhedora. Ou seja, vemos cada vez mais clientes interessados em uma boa experiência, deixando inclusive o preço em segundo plano.

Para lhe ajudar a melhorar a experiência do cliente no seu negócio, e com isso vender mais, preparamos o artigo abaixo no qual trazemos algumas estratégias que você pode usar. Siga a leitura e confira!

O que é experiência do cliente?

O conceito de experiência do cliente refere-se à experiência completa que o consumidor tem com uma marca. 

Embora estejam intimamente relacionados, às vezes é confundido com o termo experiência do usuário, que se refere especificamente à percepção do cliente sobre um determinado serviço ou produto. 

Esse aspecto é parte integrante da experiência do cliente, mas não a representa em sua totalidade. 

Qual a importância da experiência do cliente? 

É crucial para o crescimento sustentado de uma empresa, uma vez que uma experiência satisfatória do cliente constrói a fidelidade à marca, ajuda a reter clientes e promove o reconhecimento e promoção da empresa.

Por exemplo, você sabia que 74% dos clientes se sentem fiéis a uma determinada marca ou empresa? 

Isso mostra que, hoje mais do que nunca, é importante implementar estratégias para melhorar a experiência do cliente.  

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Estratégias para melhorar a experiência do cliente

Para melhorar a experiência do cliente e vender mais no seu negócio, você pode experimentar:

1. Treine suas equipes de atendimento ao cliente

Não se esqueça de que suas equipes de atendimento ao cliente são o primeiro contato com o consumidor e quem constrói pontes entre ele e sua marca. 

Portanto, a primeira impressão pode ter enormes repercussões, positivas ou negativas, dependendo de como o serviço fluir.

Considere qual é o padrão de qualidade no atendimento ao cliente que você deseja oferecer em vários níveis, e quais processos podem ajudar suas equipes a garantir esses padrões, para que você possa oferecer a eles treinamentos eficazes e úteis para ampliar seu repertório de ações. 

2. Trabalhe na jornada do cliente

Como você pretende implementar estratégias para melhorar a experiência do cliente, se você não os conhece e não sabe o que eles precisam no momento certo?

Para isso, é útil mapear a jornada do cliente, que é o processo realizado desde o momento em que o produto ou serviço de interesse capta sua atenção, até chegar à efetiva compra. 

Se você deseja identificar quais etapas do processo de compra e experiência do cliente você pode melhorar, em que estágio seu cliente está e quais podem ser suas necessidades, desejos e dúvidas, fazer um mapa da jornada do cliente e ter isso em mente pode ser isso ferramenta para melhorar a experiência do cliente que você estava procurando.

3. Defina metas claras e mensuráveis

Assim como em qualquer outro aspecto do negócio, você precisa estabelecer metas e objetivos mensuráveis ​​que sirvam de guia para obter aquela experiência do cliente que você procura para sua marca. 

Se você deseja que suas estratégias para melhorar a experiência do cliente sejam realistas, não se esqueça de vincular os objetivos aos indicadores-chave de desempenho (KPI) que permitem objetivar os resultados.

4. Conheça a experiência que você oferece em nível pessoal

Para implementar suas ideias para melhorar a experiência do cliente, é importante que você a conheça em um nível pessoal e que a tenha vivido. 

Faça experimentos onde você se coloque como consumidor e passe pela jornada do cliente. Incentive também seus funcionários-chave a fazê-lo. 

Assim, eles poderão encontrar pontos de melhoria na experiência do cliente que seriam muito mais difíceis de perceber apenas ficando na análise objetiva e externa do processo.

5. Melhore a experiência do cliente de pré-venda e pós-venda

Pré-venda e pós-venda são duas etapas fundamentais na jornada de compra. Existem algumas estratégias para melhorar a experiência do cliente que você pode começar hoje:

  • Respostas ágeis: é fundamental resolver as dúvidas dos usuários de forma ágil. Na verdade, a maioria das pessoas esperam uma resposta no chat em menos de 5 minutos. 
  • Transparência: Você sabia que 94% dos clientes são mais fiéis às empresas que são transparentes em tudo o que fazem? Isso acontece porque os usuários se sentem muito mais seguros durante todo o processo de compra. 
  • Descontos: Os descontos são uma estratégia maravilhosa para chamar a atenção dos clientes, pois os motiva a agir. Pesquisas mostram que 80% das decisões de compra são emocionais e apenas 20% são racionais.
  • Acompanhamento: Outra boa ideia para melhorar a experiência do cliente é implementar pesquisas de satisfação. Dessa forma, você conhece suas percepções e transmite a eles que sua opinião é valiosa para a empresa.

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Aplique no seu negócio

E aí? Gostou das dicas estratégicas para melhorar a experiência do cliente em seu empreendimento, e com isso vender mais?

E qual delas você já aplica? Como viu, o primeiro passo é conhecer seu cliente e quais suas expectativas. Ao atender isso, você já avança de forma significativa para melhorar sua relação com os seus consumidores.

Esperamos que o artigo com estratégias para melhorar a experiência do cliente no seu negócio lhe ajude a vender mais. E para aprofundar ainda mais seu conhecimento, confira também nosso artigo “7 métricas essenciais para qualquer empresa ter sucesso”.