Todo infoprodutor iniciante não vê a hora do seu produto ou serviço gerar um grande volume de vendas. Porém, ao se focar nessa área, e deixar a contábil de lado, os erros podem surgir.
Ter um cuidado extremo com a área contábil é também muito importante. Afinal de contas, deixar de prestar informações ou não pagar impostos pode ser um dos maiores problemas que uma empresa pode enfrentar.
No artigo abaixo, relacionamos 5 erros contábeis que quem é infoprodutor precisa evitar. Confira!
#1. Não emitir a nota fiscal
A emissão de notas fiscais é algo fundamental em qualquer negócio. Afinal, quem deixa de emitir, não retém impostos e deixa de documentar a venda de produtos ou a prestação de serviços.
Ao deixar de emitir nota, o fisco não tem acesso às informações necessárias para tributar as operações executadas pela empresa. Ou seja, o infoprodutor está cometendo um crime fiscal.
Por isso, é fundamental que o produtor de conteúdo digital emita nota para todas suas operações comerciais, para evitar qualquer problema futuro com os órgãos fiscalizadores.
#2. Preencher a NF de forma incorreta
Ao emitir uma nota fiscal, é essencial preencher todos os campos solicitados de forma correta. Isso parece óbvio, mas este é outro erro contábil que todo infoprodutor iniciante deve evitar.
A função da nota fiscal é documentar uma operação comercial da empresa e, a partir do momento que as informações estão erradas, o fisco pode compreender que algo está sendo escondido.
E no caso de produtos, o preenchimento errado pode causar problemas durante o transporte da mercadoria, ocorrendo até mesmo a apreensão em postos fiscais.
Leia também::: Contabilidade Online: O que é e como funciona?
#3. Escolher um certificado digital inadequado
O certificado digital é um requisito básico para a emissão de notas fiscais e sem ele, é impossível emitir o documento.
Além disso, o certificado digital funciona como uma assinatura digital da empresa, confirmando suas informações. Dessa forma, usar um certificado inadequado pode passar a percepção de que outra pessoa ou empresa está emitindo a nota fiscal para o infoprodutor.
Além disso, é preciso ficar atento ao tipo de certificado digital e se ele é o correto para a sua operação. Também é necessário se atentar à sua data de validade.
#4. Não arquivar o XML das notas
O arquivo XML é o formato eletrônico das notas fiscais e deve ser arquivado pelo infoprodutor toda vez que emitir o documento. É nele que constam todas as informações das vendas, como por exemplo, os impostos incidentes e o CNAE.
Vale dizer que ele pode ser convertido para formato PDF para facilitar a visualização. Além do mais, o arquivo XML é uma forma de facilitar o armazenamento e a fiscalização.
Por isso, a Lei 5.172 em seu artigo 173, estabelece que esse arquivo seja guardado pelo período de 5 anos, podendo a Receita Federal solicitá-los a qualquer momento dentro desse prazo.
#5. Não fazer um planejamento tributário
Um dos maiores erros do infoprodutor é não realizar um bom planejamento tributário, já que ele ajuda a verificar as condições e prazos na hora de pagar os tributos.
É também por meio do planejamento tributário que é possível ter uma redução de custos e diminuição dos processos burocráticos da empresa, não importa qual o seu tamanho.
Durante o planejamento tributário será definido qual o regime tributário que será adotado, permitindo que os impostos pagos sejam apenas o necessário, nem a mais, nem a menos — o que pode gerar sérios problemas ao infoprodutor.
Leia também::: Contabilidade para Infoprodutor: entenda como escolher?
Tenha um contador ao seu lado
A melhor forma de evitar esses cinco erros contábeis é contando com um escritório de contabilidade experiente ao seu lado. Melhor ainda se ele for especialista na área do infoproduto.
E isso você encontra com a ContabilizaRIO. Aqui somos especialistas na área digital e contamos com contadores com amplo conhecimento na área contábil de infoprodutos.
Portanto, se você é infoprodutor iniciante e não quer cometer erros contábeis, entre em contato com a ContabilizaRIO!