Abrir uma empresa no Rio de Janeiro é o sonho de muitos empreendedores. A cidade oferece diversas oportunidades e permite que o sucesso seja alcançado mais rapidamente.

Mas é claro que o processo de abertura precisa ser pensado previamente. Há uma série de etapas burocráticas que precisam ser seguidas e, dependendo do ramo de atuação, há licenças exclusivas que precisam ser solicitadas.

Nesse sentido, contar com um escritório de contabilidade no Rio de Janeiro ao seu lado durante o processo de abertura de empresa pode fazer toda a diferença. E as principais vantagens de escolher um contador apresentamos abaixo. 

Qual a importância de abrir empresa no Rio de Janeiro com uma contabilidade? 

A contabilidade está entre os serviços de maior importância para os empreendedores. Ela ajudará na gestão tributária, análise contábil, controle financeiro, questões trabalhistas e muito mais. 

Mas ela também é importante no momento de abrir empresa no Rio de Janeiro, tendo como principais vantagens:

1. Mais segurança

Para abrir uma empresa obedecendo a legislação há uma série de requisitos que precisam ser cumpridos para não gerar complicações fiscais mais tarde.

Um contador pode acompanhar todo esse processo de perto e verificar questões como qual é o porte da sua empresa, em qual regime tributário ela se enquadra, verificar a legislação que se aplica a ela, definir os códigos de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e Natureza Jurídica.

Assim, você terá segurança nas tomadas de decisões que envolvem a abertura, e tranquilidade por saber que sua empresa está cumprindo a legislação. 

Leia também::: Quais são os tipos de empresas para abrir no Brasil?

2. Realização de todos os procedimentos burocráticos

No momento da abertura, são necessários uma série de documentos do empreendedor e dos sócios, se houver. Também são necessários documentos do local onde funcionará o empreendimento, além de fazer a solicitação de alvarás e licenças.

Ou seja, é um grande processo burocrático e no qual toda a documentação precisa ser entregue conforme determina a legislação, sob pena de ter o pedido negado e ter de reiniciar todo o processo.

Ao contar com um contador ao seu lado no momento de abrir empresa no Rio de Janeiro, evitam-se erros e torna o processo mais prático, rápido e transparente.

3. Planejamento tributário

Durante a abertura da empresa, é fundamental definir o regime tributário, e também já fazer o planejamento. Afinal, dentro das tributações a serem pagas há uma infinidade de regras e leis a serem cumpridas, que muitas vezes deixam de ser respeitadas por falta de conhecimento, acarretando multas e penalidades, que, dependendo de como anda a saúde financeira do empreendimento, pode até levá-lo a falência.

A ideia de fazer um planejamento tributário é ter a certeza de que o negócio cumprirá tudo o que a legislação exige, para assim trabalhar de forma segura quanto ao Fisco.

Também é possível reduzir as despesas da empresa através de estratégias de redução fiscal. Um exemplo é quando o empreendedor abre mão do pró-labore, ficando só com a retirada dos lucros, diminuindo assim a incidência de impostos.

Leia também::: Como abrir uma empresa de negócios digitais no Rio de Janeiro: O guia completo

4. Consulta Prévia de Local – CPL

Ao contar com um contador ao seu lado no momento de abertura da empresa, é ele que fará a Consulta Prévia de Local (CPL) junto à Prefeitura do Rio de Janeiro.  

Para isso, informará ao setor de fiscalização onde você pretende abrir o seu negócio e quais atividades vai realizar no imóvel. Essa consulta pode ser deferida ou indeferida. 

Caso deferida, você poderá entrar com o pedido de viabilidade na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, garantindo que sua empresa possa ser aberta.

Atenção: Não alugue nenhum imóvel para abertura da sua empresa sem antes ter a consulta prévia de local deferida pela Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. É essa consulta deferida que vai permitir sua empresa ter o Alvará de Funcionamento.

Leia também::: Quanto custa abrir empresa no Rio de Janeiro?

Abertura de empresa no Rio de Janeiro é com a ContabilizaRIO!

Como viu, abrir empresa no Rio de Janeiro com um contador ao seu lado pode fazer toda a diferença para o futuro do seu negócio, não é mesmo? Assim ele já nasce saudável e evita-se dor de cabeça logo no início do empreendimento.

Mas também é importante que o contador seja especializado na abertura de empresas, como é o caso da ContabilizaRIO. Aqui contamos com uma equipe altamente qualificada para lhe ajudar com todo o processo, e já ajudamos mais de 500 outras empresas a abrirem seu negócio.

Além disso, fechando um contrato anual com a ContabilizaRIO, o serviço de abertura da sua empresa é gratuito, bastando você pagar as duas taxas de registro. 

Quer saber mais sobre como abrir empresa do Rio de Janeiro e contar com a ContabilizaRIO ao seu lado? Clique aqui, tire suas dúvidas, e já converse com nossos consultores!